sexta-feira, 14 de setembro de 2007

McLaren confirma favoritismo e começa Grande Prêmio da Bélgica na frente

A Ferrari bem que tentou. No primeiro treino livre do dia, Kimi Raikkonen foi o mais rápido, com um tempo meio segundo mais rápido do que o de Lewis Hamilton, o segundo colocado. Na sessão da tarde, porém, deu a lógica e a McLaren retomou o comando, com Fernando Alonso fechando a sexta na liderança.

O espanhol rodou em 1:46.654s, um tempo um décimo melhor do que o de seu companheiro de equipe. Hamilton vinha numa volta muito boa, nos últimos minutos do treino da tarde, mas errou na nova chicane "Bus Stop" e terminou apenas em segundo. Das Ferrari, o mais rápido foi Felipe Massa, em terceiro.

Kimi Raikkonen caiu para a quarta posição, seguido pela dupla da Toyota. A equipe japonesa deu uma boa demonstração de força, colocando Jarno Trulli em quinto e Ralf Schumacher na sexta posição. Completando os dez melhores do dia, vieram Nick Heidfeld, Giancarlo Fisichella, Mark Webber e Robert Kubica.

Apesar de ter fechado na terceira posição geral, o dia não foi muito bom para Felipe Massa. Na primeira sessão de treinos, o brasileiro teve algum problema no carro que o tirou da pista na curva Rivage. Durante todo o ensaio da manhã, ele não teve como registrar tempos, ficando bastante prejudicado na busca pelo acerto ideal.

Outros que tiveram uma sexta difícil foram Vitantonio Liuzzi, Sakon Yamamoto, Adrian Sutil e David Coulthard. O italiano da Toro Rosso terminou em último, a mais de uma segundo de seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel. Parece completamente desinteressado e ainda deu uma saída da pista na primeira sessão do dia.

Por sua vez, o japonês da Spyker também deu uma escapada, no final do treino da manhã. Apesar disso, Yamamoto impressionou ao terminar na frente de seu companheiro de equipe, Adrian Sutil. O alemão bateu na parte da tarde na curva Malmedy, estragando a suspensão dianteira esquerda de seu carro.

O único que teve problemas mecânicos na segunda sessão foi David Coulthard. O escocês parou de repente na Stavelot, com um provável problema de câmbio. A falha é o calcanhar de Aquiles da Red Bull, a equipe que tem o carro menos fiável da atual temporada.

As reformas feitas em Spa-Francorchamps, especialmente na parte final do circuito, tornaram a pista ainda mais rápida e interessante. Agora, a reta de largada também é um bom ponto de ultrassagem. A nota baixa fica para a entrada dos boxes: apertada, perigosa e mal localizada.

A classificação de amanhã será muito interessante por causa das características típicas de Spa. O circuito é o mais longo da temporada, tendo aproximadamente sete quilômetros de extensão. Quem errar ou for atrapalhado em sua volta rápida terá menos chances de recuperar-se. Se chover, então, vai sobrar emoção.

Logo abaixo, a classificação dos treinos de sexta do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1. Apenas Nick Heidfeld, Nico Rosberg e Alexander Wurz fizeram seus melhores tempos na parte da manhã. O resto, andou mais rápido à tarde:

1. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, 1:46.654s
2. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:46.765s
3. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:46.953s
4. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:47.166s
5. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:47.491s
6. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:47.946s
7. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:48.606s
8. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, 1:48.086s
9. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:48.271s
10. Robert Kubica/Polônia/BMW-Sauber, 1:48.279s
11. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:48.840s
12. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, 1:48.567s
13. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:48.883s
14. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:48.919s
15. Alex Wurz/Áustria/Williams, 1:49.393s
16. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:49.364s
17. Sakon Yamamoto/Japão/Spyker, 1:49.697s
18. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:49.720s
19. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:50.168s
20. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, 1:50.399s
21. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:50.542s
22. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1:50.865s

A McLaren saiu na frente e, tudo indica, vai dominar o fim de semana do Grande Prêmio da Bélgica. Lewis Hamilton errou na sua principal volta rápida, perdendo a chance de bater Fernando Alonso. O espanhol, porém, parece mais forte que o inglês. Após os treinos de hoje, o favoritismo está todo com o bi-campeão.

Para a Ferrari, só resta abaixar a cabeça e trabalhar. No cenário atual, está alguns furos abaixo da McLaren. Apesar da saída de pista na primeira sessão, Felipe Massa ainda terminou à frente de Kimi Raikkonen. Na classificação de amanhã, os dois parecem destinados a disputar, no máximo, a terceira posição do grid.

Outra que continua no mesmo patamar é a BMW. A equipe perdeu da Toyota nessa sexta. Mas, muito provavelmente, Nick Heidfeld e Robert Kubica ainda não testaram os limites do carro em Spa. Nesse sábado, mais um duelo pelo quinto lugar entre os dois.

Quem está em franca decadência é a Renault. Após ter sido batida pela Williams em Monza, a atual campeão de pilotos e construtores não conseguiu mais do que um oitavo lugar, com Giancarlo Fisichella. Heikki Kovaleinen, que - já dá para afirmar - é o primeiro piloto do time, ficou apenas em 12º.

De todas as equipes, a única que andou melhor na parte da manhã foi a Williams. Os ingleses concentraram-se em virar tempos rápido na primeira sessão, enquanto que no ensaio da tarde o privilégio foi dos acertos de corrida. Nico Rosberg, outra vez, bateu facilmente Alexander Wurz . Nesse fim de semana, o alemão deve passar o austríaco em pontos.

Mark Webber manteve acesas as esperanças da Red Bull com o oitavo tempo, mas a equipe não tem muito o que esperar do Grande Prêmio da Bélgica. O carro ainda precisa melhorar um pouco para chegar nos pontos com regularidade. O problema principal, porém, é que ele ainda quebra muito. Hoje, a vítima foi David Coulthard, cujo problema de câmbio o relegou à 13ª posição.

Dia bom e promissor para a Toyota. Jarno Trulli e Ralf Schumacher foram repetidamente rápidos na segunda sessão de treinos. O mais provável, porém, é que a equipe tenha dado o seu máximo no dia de hoje. Se não passar muito disso, seus pilotos vão ter dificuldades para pontuar. De qualquer forma, um ótimo início de fim de semana.

Poucas comemorações na Super Aguri. O melhor piloto do time, Takuma Sato, não passou de 19º. Pior ainda foi Anthony Davidson, em 21º. Pelo visto, o calote sofrido por um dos principais patrocinadores está afetando o desempenho da equipe. Uma pena, porque os japoneses têm feito um excelente trabalho com poucos recursos.

O mesmo, obviamente, não se pode dizer da Honda. Depois de mostrar evolução no Grande Prêmio da Itália, a equipe de Jenson Button e Rubens Barrichello voltou a ficar na segunda metade do pelotão. O inglês foi o melhor dos dois, em 14º. Já Rubinho ficou uma boa parte do tempo em último, mas melhorou para 16º nos últimos instantes da segunda sessão.

Como sempre, nada a esperar da Toro Rosso. Vitantonio Liuzzi está francamente desmotivado. Hoje, foi o último. A promissora carreira do italiano na Fórmula 1, infelizmente, já foi comprometida após dois anos inúteis com a filial da Red Bull. Será que Sebastian Vettel vai pelo mesmo caminho? Mais difícil, embora o alemão não tenha passado de 18º nessa sexta.

Por fim, o modelo "B" da Spyker finalmente mostrou potencial. A equipe laranja saiu da rabeira da classificação e conseguiu colocar Sakon Yamamoto em 17º, ótimo para os padrões do time. Por outro aspecto, Adrian Sutil cometeu um raro erro ao sair da pista na sessão da tarde, comprometendo sua posição final. Ainda assim, foi 20º.

Amanhã, o treino de classificação do Grande Prêmio da Bélgica está marcado, como de costume, para as 9 horas de Brasília. Ao longo do dia de hoje, o Blog volta comentando as últimas notícias e especuluções da Fórmula 1, além das atividades das outras categorias que entram na pista nessa sexta. Até mais!

Crédito das fotos: http://www.f1-live.com/

6 comentários:

Anônimo disse...

o alonso está mais forte sim. vejo ele como o vencedor deste final de semana. Infelizmente, o Massa não vai passar de terceiro ou no máximo segundo. Para vencer, ele e o Kimi precisam de sorte, uma quebra da McLaren, por exemplo. Isso é muito diíficl de acontecer né rsrsrs

Anônimo disse...

os treinos da manhã foram chatos como sempre. Não teve nada de legal tirando a batido do Sutil e a saída de pista do Massa, que eu nem vi. Acho que, como vc disse, o Alonso é o favorito para este fim de semana. Só o Hamilton tem condição de ganhar dele. Valeu!

kimi_cris disse...

Não acho que a Mclaren tenha assim tanto favoritismo

Anônimo disse...

alonsito tá em primeiro porque sabe tudo da ferrari uheuehuehue

Felipe Maciel disse...

Acho que vem outro domínio da McLaren por ai...

Schuey2007 disse...

Aposto no Kimi para a vitória.

Amigo "blog", postei agora a "revista da semana"...eheh

Abraço