quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Os Dez Erros Mais Constrangedores da História - Número Oito

Continuamos a nossa saga pelas maiores bobagens já feitas na história da Fórmula 1. Depois das presenças indispensáveis de Juan Pablo Montoya e de um representante japonês, seguimos com um insólito acidente que envolveu um piloto, digamos, mais sensato. Vamos em frente:

10. Juan Pablo Montoya - Austrália/2006 - Rodou sozinho na volta de apresentação
9. Aguri Suzuki - México/1990 - Destruiu o carro ao aquecer os pneus na pré-classificação
OITAVO COLOCADO - Nick Heidfeld no Grande Prêmio do Brasil de 2002
O erro: Chocou-se com o safety car no treino de aquecimento

Para quem não sabe, Nick Heidfeld é o piloto que mais pontos tem na história da Fórmula 1 sem nunca ter conseguido uma vitória. Apesar dessa pequena falha no seu currículo, o alemão é um piloto genuinamente rápido e valorizado na categoria. Apenas um vez, ainda no início de sua carreira, fez um bobagem realmente vergonhosa. Mas engraçada, também.

Campeão da Fórmula 3000 em 1999, Heidfeld cometeu o erro de assinar com a Prost para o ano seguinte, aquele que seria o da sua estréia na Fórmula 1. Na equipe francesa, ele e seu companheiro, o experiente Jean Alesi, passaram o ano inteiro sem marcar pontos.

Numa oportunidade, no G.P. da Áustria, os dois pilotos bateram enquanto disputavam uma posição intermediária. Foi vergonhoso mas, pelo menos, Heidfeld não estava sozinho nessa bobagem. O mesmo não aconteceria na próxima grande besteira que o alemão cometeria.

No fim de 2000, Heidfeld assinou com a Sauber, e as coisas começaram a melhorar. Em seu primeiro ano com a equipe suíça, o alemão marcou doze pontos e foi o sétimo no campeonato, conseguindo um podium no Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos (à esquerda).

Na temporada seguinte, em 2002, ele voltava à pista paulista, palco de seu melhor resultado até ali, querendo manter a boa fase. Afinal, Heidfeld já tinha três pontos de um quarto lugar na corrida anterior, na Malásia. Dessa vez, porém, sua participação no G.P. do Brasil ficaria marcada por outros motivos, nada gloriosos.

O fim de semana havia começado bem para o alemão e a Sauber. No treino de classificação, Heidfeld conseguiu uma boa nona colocação. Seu companheiro de equipe, o então novato Felipe Massa, foi o 12º. As perspectivas de ponto eram boas, mas o treino de aquecimento do domingo pela manhã - o antigo warm-up - mostraria que aquele G.P., em especial, não era o de Heidfeld.

Com alguns minutos de atividade, Enrique Bernoldi perde o controle de seu carro e atinge com força a barreira de proteção na curva do Sol, logo após o "S" do Senna. Sua Arrows fica bastante avariada e o brasileiro não sai do carro, dando a impressão de que poderia ter se machucado.

Instantaneamente, o safety car é liberado para checar as condições de Bernoldi. No exato momento em que chega no carro do brasileiro, porém, ele levanta-se para sair do carro, mostrando estar bem. Enquanto isso, a bandeira vermelha é mostrada porque a Arrows havia ficado num ponto perigoso da pista.

Michael Schumacher é o primeiro a alcançar a cena do acidente. Sem muitos problemas, diminui a velocidade e desvia. Mas logo em seguida vem Heidfeld, numa volta rápida e provavelmente sem saber o que havia acontecido adiante.

O alemão sai do "S" do Senna muito veloz. Só aí percebe a presença da Arrows de Bernoldi e do safety car parados a sua frente. Ele não tem muito tempo de reação. Mete o pé no freio, escorrega o carro e desvia do carro totalmente batido.

Heidfeld procura uma brecha entre o safety car e o lado interno da curva. Conseguiria passar por ali de forma atrapalhada, mas sem causar estrago. Porém, a porta do carro de segurança se abre naquele exato instante.

Ex-piloto de Fórmula 1, Alex Dias Ribeiro era o responsável por dirigir o safety car. Tenta sair do carro para ajudar o médico oficial da Fórmula 1, Sid Watkins, mas é impedido pelo cinto de segurança, que estava fortemente afivelado. Esse detalhe salva sua vida.

A Sauber de Heidfeld acerta a porta do safety car, que já se encontrava aberta. O carro do alemão fica completamente avariado, sem condições para a corrida. Ele é obrigado a usar o modelo reserva que, como de costume, não era muito confiável. Tem problemas de freios e abandona na 61ª volta.

O erro de Heidfeld foi fruto da inexperiência, algo que o alemão, hoje, já tem de sobra. Já são 131 pontos na Fórmula 1, em 128 largadas. Números notáveis. Agora, só falta uma vitória para coroar a carreira. Que, infelizmente, também será lembrada pela besteira incrível que Heidfeld conseguiu fazer naquele Grande Prêmio do Brasil de 2002.

Por ter acabado com seu carro titular na mais insólito das maneiras, pelo erro de novato em não ter obedecido a sinalização de bandeiras amarelas e vermelhas e por ter conseguido a proeza de protagonizar um tipo de acidente inédito para as câmeras de televisão, Nick Heidfeld leva o oitavo lugar na lista dos Dez Erros Mais Constrangedores da História.

A seguir, o vídeo da pataquada:



A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta na semana que vem, com os números 6, 5 e 4 da nossa lista. E hoje, ao longo do dia, o Blog retorna comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Com atenção especial, é claro, para a reunião do Conselho Mundial da FIA. Até mais!

Crédito das fotos (na ordem):

5 comentários:

Anônimo disse...

nick heidfeld é um piloto com quem simpatizo. Acredito que esse erro, como você falou, foi "fruto da inexperiência". Por todo o resto que ele fez na carreira, não acho que vai ficar marcado fortemente. Mas foi engraçado mesmo e será uma pequena mácula na estória do rapaz. Por sinal, muito bom seu blog.

Blog F1 Grand Prix disse...

Adriana,

Obrigado pelos elogios! Qualquer sugestão, pode mandar para blogf1grandprix@hotmail.com

Grande abraço!

Anônimo disse...

noossa, bela essa do heidfeld, hein? Nem lembrava mais..

Como foi no treino de aquecimento, não vi ao vivo. Mas é claro que eu peguei o replay depois.

O carro do médico ficou bastante batido e o Alex Dias Ribeiro teve uma sorte desgraçada!!

Merecida essa do Heidfeld entrar na lista. Espero as próximas já!

Anônimo disse...

Muito merecida. O destaque nos jornais no dia seguinte foi a declaração do Alex Dias Ribeiro dizendo que ele tomou um baita susto ao ver um F1 arrancando a porta da sua mão !!!! Esse treino estava passnado ao vivo no dia !!!!

Anônimo disse...

Esse Alex Dias Ribeiro, soh fica envolvido em confusão...quem já leu o livro dele fica ateh com pena (tá, soh li umas partes, mas eu ainda vou ler tudo, achei no sebo por um preço bom, rs).