domingo, 25 de novembro de 2007

Weekend Update - Desafio das Estrelas (1ª bateria)

Foi, simplesmente, um passeio. Michael Schumacher já era o favorito de muita gente antes da largada para a primeira bateria do Desafio das Estrelas, disputada hoje pela manhã no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis. Mas ninguém esperava uma vitória tão fácil do alemão. Após tomar a ponta já na segunda volta, Schumi permaneceu na frente até a bandeirada, sem ser incomodado pelo esquadrão de brasileiros.

A verdadeira luta foi pela vice-liderança. Sem condições de alcançar Schumi, vários pilotos se revezaram no segundo posto. No fim, quem levou a melhor foi o pole Nelsinho Piquet, com Luciano Burti, Rubens Barrichello e Lucas di Grassi logo atrás, fechando o podium. Organizador da competição, Felipe Massa não passou da sétima colocação.

Desde o início, a primeira bateria do Desafio das Estrelas foi bastante movimentada. Na largada, contrariando a lógica, os pilotos que saíram por fora levaram a melhor. Lucas di Grassi, segundo no grid, tomou a ponta, enquanto Michael Schumacher ganhou duas posições e subiu para a vice-liderança. Ao mesmo tempo, Nelsinho Piquet caiu para terceiro, com Felipe Massa em quarto.

Schumacher não perdeu tempo e já partiu para cima de di Grassi, executando sua manobra na segunda volta. O alemão colocou por dentro no fim da reta de largada e passou sem maiores problemas. Di Grassi, por sua vez, começou a ser bastante pressionado por Nelsinho Piquet, Felipe Massa, Rubens Barrichello e Luciano Burti, que formariam um trenzinho durante toda a corrida.


A princípio, Nelsinho ultrapassou di Grassi, que também foi superado por Massa. Logo depois, o piloto da Ferrari chegou a ocupar o segundo lugar, mas perdeu várias posições após receber um toque de Nelsinho. Nesse momento, a emissora responsável pela transmissão interrompeu a corrida por alguns minutos. Na volta, Nelsinho era o segundo, com Rubens Barrichello já em terceiro.


Os dois não trocaram de posição até a última volta, quando Rubinho tentou uma manobra desesperada e terminou perdendo o terceiro lugar para Luciano Burti. Na seqüência, Lucas di Grassi fechou em quinto, depois de se manter entre os líderes ao longo de toda a prova. Num bom sexto, Marcos Gomes bateu Felipe Massa, que foi sétimo após rodar nas parte final da prova.


Como de costume, a bateria teve alguns abandonos. Alexandre Barros, por exemplo, quebrou já na segunda volta. Mais tarde, Luca Badoer, Felipe Giaffone, Rodrigo Sperafico e Antonio Pizzonia também precisaram desistir. Por fim, Xandinho Negrão parou a dois giros da bandeirada, após rodar e ficar atravessado no meio da pista.

Logo abaixo, a classificação final da primeira bateria do Desafio das Estrelas:

1. Michael Schumacher, 32 voltas em 21:59.406s
2. Nelsinho Piquet, a 5.687s
3. Luciano Burti, a 5.737s
4. Rubens Barrichello, a 8.147s

5. Lucas di Grassi, a 8.218s
6. Marcos Gomes, a 9.090s
7. Felipe Massa, a 16.328s
8. Thiago Camilo, a 16.548s
9. Ricardo Zonta, a 18.736s
10. Tony Kanaan, a 19.107s
11. Enrique Bernoldi, a 22.220s
12. Vitor Meira, a 22.616s
13. Ricardo Maurício, a 29.499s
14. Cacá Bueno, a 34.065s
15. Popó Bueno, a 34.252s
16. Tarso Marques, a 36.523
17. Roberto Moreno, a 36.703s
18. Xandinho Negrão, a 1 volta
19. Gil de Ferran, a 1 volta
Não completaram:
Alexandre Barros
Antonio Pizzonia
Felipe Giaffone
Luca Badoer
Rodrigo Sperafico


A segunda e decisiva bateria do Desafio das Estrelas acontece daqui a pouco, às 13:00. O Sportv transmite ao vivo. Ao longo do dia, o Blog volta comentando as atividades do Desafio das Estrelas e da A1 GP. Nos vemos por aí!

Michael Schumacher - Créditos para Bruno Terena
Nelsinho Piquet - Créditos para Carsten Horst

5 comentários:

Anônimo disse...

Mesmo com tudo o que o Mauro Bauer disse lá no blog dele (li depois da dica do Jairo no outro post) não podia deixar de acompanhar essa corrida. Agora eu pergunto: galera, o alemão é tão ruim assim mesmo??? O cara é gênio!!!!! Embora não queira admitir, como disse na entrevista ao Gil. Isso serve pra mostrar que os pilotos brasileiros não são grande coisa. Aliás, nem os da F-1 tb. O campeonato desse ano só foi equilibrado pq todos os pilotos eram de bom-ótimo. Mas ninguém era excelente como o Shummy.

Abs

Fabio disse...

Nº 1 é nº 1.

Sem palavras para o que é Schumacher...

Vamos para a próxima!

robalo disse...

Sem querer depreciar o Schumy, e muito pelo contrário, pois ele é realmente um ótimo piloto, acredito que o grande destaque foi e será o Nelsinho. O tempo que o Schumy tem de kart é muito superior ao de vida do jovem piloto brasileiro. Acredito que Nelsinho será ovencedor.

Anônimo disse...

Que história é essa de que Schumacher disputou o mundial de kart em 2001?

Blog F1 Grand Prix disse...

Anônimo,

Schumacher disputou, sim, o Mundial de Kart em 2001. O alemão queria vencer o campeonato porque esse era um dos únicos títulos que ele nunca havia conseguido. Mesmo sem muita experiencia, Schumi terminou numa sensacional segunda posição, perdendo apenas para o então desconhecido italiano Vitantonio Liuzzi, que viria a se tornar piloto da Red Bull e da Toro Rosso na Fórmula 1.

Grande abraço!

Gustavo Coelho