terça-feira, 20 de maio de 2008

Palpitão do Grande Prêmio de Mônaco

O Grande Prêmio de Mônaco é especial por vários motivos. Ao contrário das demais corridas, por exemplo, a prova de Monte Carlo começa de forma antecipada, com os primeiros treinos livres sendo realizados na quinta-feira. Por causa disso - e porque o dia de amanhã está reservado para o esperado embate entre Fluminense e São Paulo no Maracanã - o já famoso post do "Palpitão" chega antes do normal dessa vez.

Quem vai levar a melhor nas ruas do Principado? Se já era difícil prever, fica ainda mais complicado com a expectativa de chuva, que deve transformar a corrida numa loteria. A princípio, a Ferrari larga como favorita, mas essa condição vale bem menos em Mônaco. Há dois anos, Lewis Hamilton dominou a prova da GP2 em Monte Carlo. E, na última temporada, quase conseguiu surpreender Fernando Alonso, com uma performance que conquistou a imprensa inglesa.

Por tudo isso, a aposta do Blog para o G.P. de Mônaco é Hamilton. No Principado, o inglês e a McLaren têm uma ótima chance de virar o jogo contra a Ferrari. Se Hamilton repetir a performance da Turquia, a possibilidade de superar Kimi Raikkonen e Felipe Massa é bastante realista. Tão criticado pelos desempenhos pouco inspirados na Malásia e no Bahrein, Hamilton está querendo para provar que pode liderar sozinho a McLaren.

No pelotão intermediário, é provável que apareçam algumas surpresas. Para Fernando Alonso, o G.P. de Mônaco representa uma oportunidade única de andar no nível das equipes de ponta. Nos últimos dias, o espanhol deu a entender que poderia até brigar por podiuns, e isso não é apenas uma vaga promessa. Ao mesmo tempo, a Honda também acena com a possibilidade de conseguir um desempenho acima da média. Pode ser a chance que Rubens Barrichello esperava para encerrar seu incômodo jejum de pontos.

Agora, é hora do Palpitão do Grande Prêmio de Mônaco:

Vitória: Lewis Hamilton
Pole position: Kimi Raikkonen
Primeiro abandono: Nick Heidfeld. Nada contra o alemão, mas as últimas corridas podem ter sido apenas o início de uma má fase. Sob intensa pressão, não seria surpresa se Heidfeld cometesse um erro logo no início do G.P. de Mônaco
Decepção do G.P.: Toyota. Os pilotos são ruins na chuva, e a equipe não costuma aproveitar boas oportunidades para finalizar nos pontos. Caso a corrida de Mônaco se realize em pista molhada, a Toyota provavelmente será uma decepção
Zona de pontuação:
1. Lewis Hamilton
2. Kimi Raikkonen
3. Fernando Alonso
4. Felipe Massa
5. Robert Kubica
6. Heikki Kovalainen
7. Nico Rosberg
8. Rubens Barrichello

Os primeiros treinos para o G.P. de Mônaco acontecem na próxima quinta-feira, às 5:00h e 9:00h, com transmissão ao vivo do SporTV.


Felipe Massa, de maneira compreensível, não quer nem ouvir falar de corrida com chuva em Mônaco. "Se chover, a prova pode se transformar numa grande loteria. Com a proibição do auxílio eletrônico que tínhamos até o ano passado, então, fica ainda mais difícil fazer qualquer previsão", falou Massa. Pelo que mostrou nas últimas corridas, a Ferrari continua sendo a equipe a ser batida. Mas em Mônaco - e com chuva - o time de Maranello perde muito da sua força.

De acordo com os últimos boletins metereológicos, a possibilidade de chuva para o dia da corrida continua muito alta. Agora, o percentual está em 85%. Se o tempo realmente não for bom no domingo, a expectativa é de fortes temporais, inclusive no horário da prova. Para os treinos livres de quinta, a previsão aponta sol e temperatura agradável. No sábado, porém, a possibilidade de chuva também é considerável: 60%.

Para fechar o giro pelas notícias do dia, vale mencionar uma entrevista do diretor-técnico da Toro Rosso, Giorgio Ascanelli, que falou com muito otimisto sobre a estréia do novo carro da equipe, o STR3. "Esperamos que este modelo represente uma evolução de até meio segundo por volta em relação ao antecessor. Estrear o STR3 em Mônaco será arriscado, mas o carro antigo não tinha mais nada a render", afirmou Ascanelli.

Vale lembrar que Sebastian Vettel foi o grande destaque das corridas do Japão e da China no ano passado, as últimas que a Fórmula 1 realizou sob chuva. De carro novo - e na pista molhada de Mônaco - o jovem alemão pode ser uma baita surpresa.


Para começar a entrar no clima do G.P. de Mônaco, o vídeo do dia é uma propaganda da corrida para a televisão italiana, estrelada por um bem-humorado Giancarlo Fisichella:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

12 comentários:

Anônimo disse...

Confio em Vettel novamente. Acertei que ele completaria o GP da Turquia, e ele chegou. E ele vai chegar lá de novo, e nos pontos. Ainda dizem que ele é o "mago do lesbianismo"... Arrebenta em Mônaco, Sebastian!

Anônimo disse...

Tomara que Rubinho acabe com sua seca de pontos em Mônaco. Ele largou emnono ano passado, e ele chegará lá domingo. Capricha, Rubinho!

Blog F1-V8 disse...

Concordo com o seu palpite!!
Realmente o HAmilton tem chances de fazer uma ótima corrida em Mônaco... fora que ele declarou que gosta da pista, ao contrário de Massa que além de espalhar aos 4 cantos que não é chegado no circuito, sempre bate em Mônaco, pelo menos em um dos dias... Aposto em Hamilton tb, espero que a McLaren não o deixe na mão...

Fabio Cassita disse...

Acredito que Hamilton faça uma boa corrida, mas tenho fé que Alonso possa surpreender e conquistar o tri.
estou torcendo para que Nelsinho pontue pra tirar essa zica...

Independente de quem ganhe, nenhum poderá ser comparado com o Rei de Monaco - Ayrton Senna

Daniel Médici disse...

Se cair água, finalmente vamos ver uma corrida que separa os homens dos meninos...

GiglioF1 disse...

Gustavo,

Acho que por fim não choverá como se espera em Monaco...O tempo tem estado muito oscilante pra estes lados...
Acho que o Lewis terá algum problema , e na pressão em que se encontra estará no limite.

Acho também que pode ser o "debut" de Nelsinho como outro colega acima menciona.

Vamos ver e um abraço do Giglio!!

Priscilla Bar disse...

Hamilton?!

Se ano passado com CT e sem chuva ele deixou a marca do pneu em todos os guardrail's imagina esse ano e com chuva?!

Ainda nao "formulei" bem meu palpite mas acho que Hamilton...nao,nao.

Anônimo disse...

Se os treinos forem com chuva ou pista molhada já vai deixar favoritos para trás no grid. Tomara que pilotos com menor presença nos pontos consigam surpreender durante a corrida, tipo Vettel, Nelsinho, Button e Físico. Por isso meu palpite vai bem ao estilo Mônaco: uma turminha de sobreviventes.

1)Kubica
2)Alonso
3)Hamilton
4)Button
5)Vettel
6)Rosberg
7)Piquet
8)Fisichella

Abraços!

Diego Kiss disse...

Tomara que chove em Mônaco !!!
São pedro ajuda a gente !!!

Speeder76 disse...

Gustavo: o teu palpitão é tão bom como o dos outros. Nâo me admiraria que pudesse ver o Rubinho a ganhar a corrida, como o Vettel, ou o Hamilton (é onde vão as minhas fichas) Até acredito que o Fisichella (que vai fazer o seu GP numero 200)leve o Force India ao pódio!

F1 NA GERAL disse...

Torço por água pela f1. Torço por seco pelo Massa. Apesar do Massa não andar bem em Mônaco (os treinos de quinta já mostrarm isso), se chover a vaca vai pro brejo msm. Até Mais.

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Anônimo: Vettel e Rubinho podem ser as surpresas se chover. Os dois são realmente ótimos em pista molhada.

Guilherme: Será que dá Kubica! Eu estou esperando o G.P. do Canadá para apostar no polonês...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho