sábado, 25 de agosto de 2007

Lucas di Grassi desencanta e já toma a liderança da GP2

Demorou, mas ela veio no melhor momento possível. Após 32 largadas na GP2, Lucas di Grassi finalmente conseguiu a sua primeira vitória na categoria ao ganhar, hoje, a 15ª etapa da temporada, no circuito turco de Istambul Park. De quebra, o brasileiro ainda assumiu, pela primeira vez no ano, a liderança do campeonato.

Antes da largada, di Grassi (à esquerda) parecia estar numa situação difícil. Ele era apenas o sexto no grid, enquanto seu principal rival no campeonato, Timo Glock, saía da segunda posição. Na pole estava o italiano Luca Filippi, terceiro colocado na tabela mas já distante da batalha pelo título.

Quando as luzes se apagaram, quem tomou a ponta foi Andreas Zuber. Companheiro de equipe de Timo Glock, o austríaco largou muito bem de terceiro e tomou a liderança. Ao mesmo tempo, Lucas di Grassi evitou problemas e contornou a primeira curva ainda na sexta posição.

O meio do pelotão via suas batidas costumeiras. Mike Conway chocou-se com Andy Soucek, que atingiu Adrian Zaugg. A corrida dos três acabou sendo bem curta. Lá na frente, Luca Filippi cometeu um erro e rodou, forçando os outros pilotos a desviarem para não bater.

Sem outra alternativa, a direção da prova colocou o safety-car na pista. O líder era Andreas Zuber, seguido de Timo Glock (à direita) e... Lucas di Grassi. Isso mesmo. Antes do fim da primeira volta, o brasileiro ultrapassou Giorgio Pantano na curva dois e Adam Carroll no momento em que precisaram evitar o carro de Luca Filippi.

A enorme maioria dos pilotos foi para o box para fazer suas paradas de troca de pneu obrigatórias. Timo Glock, entretanto, escolheu continuar na pista para não fazer fila atrás de Andreas Zuber no pit lane. Além do alemão, apenas Xandinho Negrão, Roldán Rodríguez e Ricardo Rissati optaram pelo mesmo.

Assim, quando a corrida recomeçou, o virtual líder, Andreas Zuber, era o quinto. O austríaco, porém, jogaria a vitória certa pela janela. Mesmo sabendo que o piloto na sua frente, Roldan Rodríguez, ainda precisava fazer sua última parada, Zuber foi para cima dele.

Na volta 20 de 34, o austríaco errou e saiu da pista no setor final de Istambul Park. Fim de corrida para ele. Lucas di Grassi herdou a posição de Zuber e, sem precipitação, esperou os acontecimentos. Xandinho Negrão (à esquerda) foi ao box na volta 25. Três giros depois, era a vez de Timo Glock.

O brasileiro passou para a primeira posição, que não perderia mais. Giorgio Pantano superou Adam Carroll numa bela disputa particular para conseguir o segundo lugar. Para Timo Glock, sobrou o quarto posto. Xandinho Negrão fechou em sétimo - sua melhor colocação no ano - e Bruno Senna terminou em décimo.

Com os resultados, Lucas di Grassi assumiu a liderança do campeonato, com 64 pontos. Timo Glock está logo atrás, com 60. Luca Filippi tem 37, Giorgio Pantano e Kazuki Nakajima somam 36, enquanto Adam Carroll aparece com 30. Bruno Senna (à direita) é o décimo, com 24, enquanto Xandinho Negrão não passa de 21º, com 3.

A seguir, a classificação da corrida de hoje da GP2:

1. Lucas di Grassi/Brasil/ART, 34 voltas em 57:11.277s
2. Giorgio Pantano/Itália/Campos, a 1.371s
3. Adam Carroll/Irlanda/FMS, a 5.830s
4. Timo Glock/Alemanha/iSport, a 6.163s
5. Borja García/Espanha/Durango, a 10.283s
6. Kazuki Nakajima/Japão/DAMS, a 10.774s
7. Xandinho Negrão/Brasil/Minardi by Piquet, a 14.695s
8. Karun Chandhok/Índia/Durango, a 19.756s
9. Ho Pin-Tung/China/BCN, a 20.629s
10. Bruno Senna/Brasil/Arden, a 22.944s

Amanhã, a GP2 realiza sua segunda bateria do fim de semana, com grid invertido. Karum Chandhok será o pole, com Xandinho Negrão em segundo. Timo Glock é o quinto, com Lucas di Grassi em oitavo e Bruno Senna na décima posição.

O Sportv transmite ao vivo às 5 da matina e, ao que parece, reprisa às 13 horas no Sportv2. O horário do VT, porém, nunca é garantido. O canal já trocou a programação em mais de uma oportunidade, ficando difícil saber se o que está no site realmente vale ou não.

Até o final do dia, o Blog volta comentando os treinos de classificação de ChampCar, IRL e WTCC. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: http://www.motorsport.com/

5 comentários:

Anônimo disse...

muito merecida essa vitória do lucas. eu torço por ele. finalmente cara acho que isso já devia ter acontecido a algum tempo e acabou demorando bastante. agora ele dispara para o titulo se tudo der certo.

Fabio disse...

Vi que sua matéria sobre Jacarepaguá saiu no Velocidade Total, vc trabalha pra eles ou só te pediram o texto msm?

Cara, é muito bom ver o Lucas ganhando assim. Tomara que o Massa nos dê essa alegria amanhã também. É isso mesmo, a torcida é (indiretamente)pra que o blog erre o palpite, fazer o que?!

Felipe Maciel disse...

O Lucas merece o título. Com o carro que tem faz muito, ao contrário de Glock e Zuber, por exemplo.

Abs

Anônimo disse...

Zuber faz mta trapalhada. Já estou torcendo bem mais pro Di Grassi agora q pro Bruno, conquistou minha confiança definitavamente, principalmente por guiar um carro de mtas dificuldades. Parabens pra ele e pro Xandinho q conseguiu os primeiros pts tirando aquele q ele tinha por melhor volta.

Anônimo disse...

Pois é rapaz, o di Grassi vai dar o que falar ainda.
Aparece no bliggroo e ve o que faço como auto ajuda.