quinta-feira, 23 de agosto de 2007

A volta de Jacarepaguá

A Fórmula 1 está na Turquia nesse fim de semana, eu sei. Mas, antes que comecem as atividades, preciso destacar uma notícia muito importante para o automobilismo brasileiro. A possibilidade - real - de reforma do autódromo de Jacarepaguá, sacrificado para a disputas dos Jogos Pan-Americanos.

Quem deu o furo foi o portal Amigos da Velocidade, uma das minhas fontes regulares de informação. Segundo a matéria do site, o presidente da Confederação Brasileiro de Automobilismo, Paulo Scaglione, afirmou que a prefeitura do Rio já está trabalhando num projeto de "adequação do autódromo".

Nas palavras do dirigente, "a prefeitura entendeu que o automobilismo é um esporte que dá retorno, divulga a cidade e é importante para o Rio". Ainda bem! Sinceramente, não há necessidade de continuar brigando.

O Pan já aconteceu e foi um enorme sucesso, apesar do estouro no orçamento. Portanto, não adianta mais levar em frente os desentendimentos do passado. O automobilismo - talvez, o único esporte não beneficiado pelos Jogos - merece um lugar no topo da lista de prioridades.

Pelas palavras de Scaglione, não ficou claro se Jacarepaguá teria seu traçado reformado ou se uma nova pista seria construída no autódromo. Certo, mesmo, é a confirmação de que a Federação Carioca está cuidando do assunto e, brevemente, estará apresentando o novo projeto. Só nos resta aguardar.

Ao mesmo tempo, o autódromo de Interlagos prepara-se para receber a Fórmula 1 em outubro. A pista, que está sendo reformada, terá arquibancadas fixas na reta oposta e uma nova camada de asfalto. Que, se tudo der certo, irá eliminar as malditas ondulações do circuito paulista.

A prefeitura de São Paulo espera gastar cerca de 22 milhões de reais na reforma. Muito pouco, considerando que o Grande Prêmio do Brasil gera uma receita que ultrapassa 70 milhões de reais. O investimento, com certeza, vale a pena.


A imprensa da Espanha anda se superando e, em pouco tempo, pode se igualar à alemã ou inglesa. É incrível o número de boatos gerados pela mídia do país de Alonso. Em pouco tempo, as bobagens que os espanhóis escrevem podem acabar com a venda de jornais na Alemanha e na Inglaterra.

A última do jornal Marca é que Fernando Alonso (à esquerda) pode estar considerando, caso seja campeão no final da temporada tirar um ano sabático. Ah, conta outra! Se o espanhol tomasse essa decisão, estaria indo contra tudo o que já produziu na categoria.

Piloto extremamente competitivo, Alonso é daqueles que não aceitam outro resultado que não seja a vitória. Vai querer ganhar mais, sempre. Ainda mais tendo, já em sua carreira na Fórmula 1, números excelentes para quem tem apenas 99 largadas na categoria. Os recordes de Schumacher não são lá tão imbatíveis. Vai dizer que você nunca pensou nisso, Fernando?

Hoje, Alonso não esteve no autódromo de Istambul Park para comentar os rumores. Tanto ele quanto Lewis Hamilton foram proibidos pela McLaren de aparecerem no circuito. Uma atitude, diga-se de passagem, completamente desnecessária. Mas, conhecendo o espírito e a personalidade do piloto espanhol, sabemos qual será sua resposta para o boato recém-lançado.

Ele fica.


Momentos interessantes na entrevista coletiva de hoje. David Coulthard, sem mais nem menos, resolveu dar seus pitacos sobre a situação interna da Ferrari. O escocês, ao que parece, quer ver o circo pegar fogo.

Comentando os acontecimentos do Grande Prêmio da Hungria, Coulthard soltou: "como alguém pode se esquecer de colocar combustível em um carro? Talvez tenha sido uma decisão da equipe para beneficiar Raikkonen".

Felipe Massa, que estava ouvindo tudo, logo tratou de corrigir: "sim, mas não foi de propósito. Não passou de um mal-entendido". Mas David, sem intimidar-se, completou: "um mal-entendido determinante. Acredito que é uma conspiração para favorecer Kimi. Boa sorte".

O brasileiro não respondeu. Aliás, Felipe Massa vive seu particular inferno astral. Leva cutucada até quando não precisa. Quando não há a menor necessidade. Parecido com o que costuma acontecer com...

Rubens Barrichello.


Separei um vídeo interessante para o fim do dia, aproveitando a capa do post. Jacarepaguá, 1998. Últimas voltas da Rio 400, contando para o campeonato da antiga CART. E uma disputa memorável entre Greg Moore e Alex Zanardi:



Se fosse na Fórmula 1, era forte candidata a entrar na lista das Dez Maiores Ultrapassagens....
Nessa sexta, o Blog volta com a seção Agenda do Fim de Semana, além dos comentários sobre os treinos da Fórmula 1 e das outras categorias em atividade pelos próximos três dias. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Jacarepaguá (ambas):
http://www.f1-facts.com/
Alonso e sua McLaren: http://www.atodomotor.com/
Entrevista Coletiva (ambas): http://www.f1-live.com/

5 comentários:

Anônimo disse...

exelentes notícias, blog! É exatamente isso que a gente precisa aqui no Rio. A gente não vê Jacarépagua em boas condições a muito tempo já. Finalmente!

Abs,

Maurício - RJ

Anônimo disse...

O boato do Alonso foi lançado por um jornalista amigo dele. Pode não ser tão absurdo assim mas concordo com voce Gustavo. O Alonso continua eu acho.

Anônimo disse...

Jacarepaguá? Quem dera blog, quem dera...

Fabio disse...

A notícia de Jacarepaguá é excelente. Seja mudando o traçado, que é muito elogiado, ou não, só de haver vida no autódromo a gente já tem é que comemorar.

Acho que pensar em F1 é difícil. A gente tem visto como tem país querendo receber a categoria e pra ter chance do Rio entrar nessa briga só msm se tirassemos a corrida de Interlagos. Bom para o Rio, ruim pra São Paulo. Ouvi dizer que a "bagatela" que retorna nas etapas de F1 nos EUA é de 100 milhões. Caramba, quanto tempo pra enxergar isso? Com Indy e MotoGP a coisa já anda...

Mais difícil do que o Rio ter a F1 é tirar as ondulações de Interlagos, não é msm?!

Blog F1 Grand Prix disse...

Fábio,
Penso exatamente igual a você: só de haver vida no autódromo já podemos comemorar.

Grande abraço!