Depois da pausa para o fim de semana, a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta hoje. Até quinta-feira, contaremos os números 8, 7 e 6 da lista dos Dez Maiores Duelos da História. Sem atrasar mais, vamos continuar:
10. Senna x Alesi - Estados Unidos/1990
9. Piquet x Mansell - Austrália/1990
OITAVO COLOCADO - Michael Schumacher x Damon Hill, Grande Prêmio da Bélgica de 1995
Em 1994, Damon Hill e Michael Schumacher fizeram uma das disputadas mais emocionantes da história pelo título da Fórmula 1. O alemão saiu muito na frente. Venceu seis das primeiras sete corridas, e parecia ter o troféu assegurado na metade do campeonato. Mas Hill reagiu.
E, ajudado por problemas extra-pista enfrentados por Schumacher - que foi desclassificado de duas corridas e suspenso de uma dupla de etapas do campeonato - o inglês encostou no seu rival. No último G.P. do campeonato, a diferença entre eles era de apenas um ponto, com vantagem para o alemão.
Em Adelaide, os rivais colidiram quando Hill preparava-se para passar Schumacher, que acabara de sair da pista. A manobra do alemão - que fechou seu adversário - deu certo e os dois terminaram fora da corrida.
Mesmo que de maneira ingrata, Schumacher tornava-se o primeiro alemão campeão mundial da história. Para o ano seguinte, porém, Hill prometia uma revanche. A batalha entre os dois foi dura e tensa, atingindo seu ápice no frio e chuvoso Grande Prêmio da Bélgica.
Desnecessário apresentar o circuito de Spa-Francorchamps (à direita). Considerado, por pilotos e jornalistas, a última grande pista da Fórmula 1, ela é ainda mais facinante pelo clima instável, quase sempre presente em suas corridas. Em 1995, não foi diferente. Na classificação, disputada no típilo chove-não-molha de Spa, Schumacher teve vários problemas diferentes.
Acabou classificado apenas em 16º, naquela que viria a ser uma de suas piores posições de largada da carreira. Hill, por sua vez, largava apenas de oitavo. Mesmo assim, o inglês tinha uma excelente chance de tirar a vantagem de Schumacher no campeonato que - naquela altura - era só de nove pontos. O alemão, porém, tinha outras idéias.
Para deixar o cenário ainda mais emocionante, a chuva estava presente, uma vez mais, no dia da corrida em Spa. As Ferrari estavam na primeira fila, com Gerhard Berger à frente de Jean Alesi. Durante as primeiras voltas da corrida, a dupla da equipe italiana animou a corrida na batalha pela liderança, que também tinha a Benetton do companheiro de Schumacher, Johnny Herbert.
Mas Alesi abandonou com problemas de suspensão, enquanto Berger ia ficando para trás. Herbert era o líder, com as Williams de David Coulthard e Damon Hill logo na seqüência. O companheiro de Schumacher não resistiu à pressão e rodou, perdendo bastante tempo.
Schumacher já era quarto na décima volta, e partia à caça da dupla da Williams. Coulthard desistiu com problemas de câmbio e Hill passou para primeiro. Schumacher pressionava Berger, na batalha pela segunda posição.
Na 14ª volta, Hill e Berger foram para os boxes, deixando a liderança para Schumacher. O alemão parou três giros depois, retornando apenas atrás do inglês. Então, na 21ª volta, a corrida de Spa mudou.
Era a chuva. Mas a água não afetava a pista inteira. Hill foi para os boxes, enquanto Schumacher optou por continuar na pista. Uma aposta arriscada do alemão. Seu rival era muito mais rápido e não demorou a colar. Começava o duelo.
Enquanto a Jordan de Eddie Irvine pegava fogo nos boxes, Hill preparava a manobra para cima de Schumacher. Em Les Combes, o inglês arriscou tudo. Mas o alemão, de alguma maneira, conseguia resistir.
Os dois chegaram muito perto de um toque, com Schumacher tentando de tudo para intimidar Hill. Lado a lado na curva, o inglês é obrigado a segurar-se. Ainda teria outras chances para tentar a ultrapassagem.
O resto daquela 23ª volta foi emocionante. Hill era muito mais rápido e gingava de um lado para o outro da pista, sem achar uma forma de superar Schumacher. E o alemão parecia ter o carro mais largo do mundo, fechando o rival na entrada de todas as curvas.
Na volta seguinte, Hill tentou de novo, uma vez mais de Les Combes. Dessa vez, Schumacher não teve como resistir. Acabou perdendo o ponto de freiada, passando reto na curva. Perdera a batalha, mas a corrida ainda não estava completa.
Alguns pontos da pista não estavam molhados. Na 25ª volta, Hill cometeu um erro em Stavelot, permitindo a passagem de Schumacher. A chuva parou e o inglês não teve outra alternativa senão voltar para o boxe para pneus de seco.
Seu timing, porém, não podia ser pior. Logo depois, os céus desabavam sobre Spa. Schumacher parou para pneus biscoito, enquanto o safety car ia para a pista. Hill também fez o mesmo, mas cometeu um grave erro.
O inglês ultrapassou o limite de velocidade no boxe. Com isso, teve de cumprir um stop & go de dez segundos. Suas chances de vitória, definitivamente, iam para o espaço. Uma vez sozinho na frente, Schumacher não teve dificuldades para vencer.
Hill perdera posições, mas foi se recuperando. Na última volta, o inglês ultrapassou seu compatriota Martin Brundle para chegar em segundo. Pouca consolação para quem via seu principal rival vencer o Grande Prêmio.
Foi uma das maiores vitórias de Schumacher. No duelo entre as voltas 23 e 24, o alemão perdeu para Hill. Mas, logo depois, provou toda a sua grandeza ao recuperar-se para vencer a corrida. A partir daí, ele disparou para o título de 1995, conquistando-o com 33 pontos de vantagem para o inglês.
Por causa da calma, coragem e precisão de Hill na luta contra seu rival e pela garra, ousadia e sensacional habilidade do alemão em controlar seu carro em condições adversas, Michael Schumacher e Damon Hill levam o oitavo lugar na lista dos Dez Maiores Duelos da História.
A seguir, o vídeo da disputa, narrado por Galvão Bueno:
A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta amanhã, com o número 7 da nossa lista. E hoje, ao longo do dia, o Blog retorna comentando as mais novas notícias do mundo do automobilismo. Até mais!
Crédito das fotos:
Número Oito - http://www.dkimages.com/
Michael Schumacher - http://www.f1sport.com.br/
Primeiras voltas - http://www.f1-facts.com/
Benetton de Michael Schumacher - http://www.renaultoloog.nl/
Williams de Damon Hill - http://www.f1-facts.com/
Schumacher comemorando - http://www.forocoches.com/
6 comentários:
lembro de ter visto essa corrida ao vivo. Nunca pensei que o shumacher tinha condição de ganhar aquela corrida. Mas ele provou que era bom mesmo.A partir dali comecei a respeitar o alemão como ele merece, apesar de tudo o que faz e fez.
bem legal o video blog. Não lembrava dessa corrida não. Mas Hill e o Schumacher deram um belo show... continue com essa contagem acho que tem que colocar alguma de prost e senna aí no meio hein?
Abs,
Maurício/ RJ
Kraka, tb naum lembrava dessa corrida...q emocionante, por isso Spa tb naum pode ficar de fora da F-1! Graças a Deus ela volta esse ano!
Que corridaaaaaaça do Schumacher!
Essa corrida foi uma das principais da carreira dele.
Grande escolha, Blog.
Abs
Parabnes pelo seu blog! Pra mim é o q tem omlehor conteudo e noticias.
Este duelo ai entre Hill e Schumi talvez tenha sido o melhor de um gp pelas varias tenttivas e defesas nestas quase duas voltas.
Abraços e parabens pelo seu trabalho!
Jean
Jean,
Muito obrigado pelos elogios! Se quiser mandar algumas sugestão, pode enviar para blogf1grandprix@hotmail.com
Valeu!
Grande abraço!
Postar um comentário