Mark Webber terminou como mais rápido nos ensaios de hoje em Jerez de la Frontera, colocando pela primeira vez o "carro bigorna" da Red Bull no topo da tabela de classificação. Logo atrás do australiano, veio a dupla da Williams, com Nico Rosberg fechando em segundo e Kazuki Nakajima em terceiro. Na seqüência, Fernando Alonso mostrou serviço para a torcida espanhola que compareceu em peso a Jerez, completando o dia em quarto.
Bastante discreta nas primeiras semanas da pré-temporada, a Red Bull finalmente teve um desempenho de destaque. Com um tempo de 1:18.628s, Webber estabeleceu a melhor marca do ano em Jerez, um circuito que já recebeu onze sessões de testes coletivos apenas em 2008. A performance do australiano foi uma prova do potencial do "carro bigorna", que havia estreado há duas semanas sem impressionar muito.
Outra equipe que também apareceu muito bem hoje foi a Williams. Após solucionar de vez os problemas na asa dianteira - culpada pelo forte acidente de Kazuki Nakajima no início do mês - a equipe inglesa fechou em segundo e terceiro nesta quarta. Nico Rosberg ficou a quatro décimos e distância de Webber, com Nakajima vindo colado.
Por sua vez, Fernando Alonso substituiu o brasileiro Lucas di Grassi, que havia feito sua estréia como piloto de testes da Renault ontem. O bicampeão andou apenas o suficiente para ser quarto, enquanto seu parceiro Nelsinho Piquet não passou de nono. Mais atrás, Rubens Barrichello estreou uma nova configuração de asa traseira na Honda, mas não conseguiu sair da rabeira do pelotão. No fim do dia, Rubinho ficou somente com o 15º tempo, dos 16 pilotos que treinaram.
Uma vez mais, apenas Ferrari e Toyota estiveram ausentes das atividades. A única bandeira vermelha do dia foi causada por Nelsinho Piquet, que sofreu uma quebra de motor durante o período da tarde. Além disso, David Coulthard e Sebastien Bourdais deram pequenas saídas de pista, sem maiores conseqüências. Logo abaixo, a classificação dos testes desta quarta, em Jerez:
1. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:18.628s (72 voltas)
2. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:19.091s (98)
3. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:19.215s (91)
4. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:19.710s (104)
5. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:19.829s (116)
6. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:19.857s (68)
7. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:19.883s (97)
8. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:19.889s (114)
9. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:20.014s (110)
10. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:20.152s (84)
11. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:20.201s (109)
12. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:20.536s (76)
13. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:21.147s (85)
14. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:21.376s (101)
15. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:21.710s (58)
16. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:22.244s (86)
A bateria de testes em Jerez encerra-se amanhã. Depois disso, a Fórmula 1 ainda treina seis dias em Barcelona, antes de embarcar para o G.P. da Austrália, marcado para o dia 16 de março.
"O ambiente na Renault é prefeito, principalmente depois da volta de Alonso. E nós temos um chefe de equipe muito melhor do que o da McLaren". A declaração é de Nelsinho Piquet, dando mais uma cutucada em Ron Dennis e negando a possibilidade de ter problemas com Alonso. Na entrevista - concedida ao site Crash.net - Nelsinho falou também da sua expectativa para a próxima temporada: "Não tenho que provar nada para ninguém. Mas ainda preciso aprender muito...".
Enquanto isso, a FIA anunciou hoje o lançamento de uma campanha anti-racismo na Espanha, para previnir incidentes como os que aconteceram na semana retrasada, em Barcelona. Chamada de "Correndo contra o Racismo", a iniciativa pretende conseguir o apoio de pilotos e equipes da Fórmula 1. A estréia da campanha está programada para abril, por ocasião do G.P. espanhol.
Ao mesmo tempo, Alexander Wurz concedeu uma interessante entrevista à revista Motorsport Aktuell, tecendo vários elogios ao seu ex-companheiro de equipe Nico Rosberg. "Ele progrediu bastante nos últimos dois anos. Acredito que Nico é hoje o melhor piloto da Fórmula 1 para os treinos classificatórios", falou o austríaco. De fato, Rosberg mostrou uma velocidade impressionante nos sábados dos fins de semana de G.P. O problema é que nem sempre ele consegue manter o ritmo nas corridas.
Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale mencionar uma declaração de Nick Heidfeld, falando sobre os últimos testes da BMW. "Nosso grande objetivo é vencer uma corrida neste ano, mas o carro ainda precisa melhorar. O início da temporada deve ser difícil para nós", disse o alemão. Pelo visto, a BMW vai demorar mais do que o planejado para encostar em Ferrari e McLaren.
Isso se conseguir chegar lá...
A Stock Car confirmou hoje a volta dos reabastecimentos a partir deste ano, e divulgou o confuso e inovador sistema de classificação. Agora, a sessão é dividida em três fases: na primeira, são definidos os lugares de 16º a 34º no grid. Na segunda, do 7º ao 15º. Então, na terceira, o regulamento institui as chamadas "match races", disputadas em apenas duas voltas (1º x 6º, 2º x 5º e 3º x 4º). O "vencedor" que fizer o melhor tempo em seu duelo fica com a pole. Não entendeu muito bem? Pois é, nem eu...
Nos Estados Unidos, continuam os rumores sobre uma suposta fusão entre ChampCar e IRL. Dessa vez, quem veio falar a público sobre o assunto foi Derrick Walker, um dos chefes de equipe mais antigos da ChampCar. "Tudo indica que a categoria vai acabar. Vários times não receberam a premiação do ano passado, e nem participaram dos testes de pré-temporada", disse Walker. Pelo visto, a novela deve continuar rendendo nos próximos dias...
Em Milão, a Honda Gresini apresentou a sua moto para a temporada 2008 da MotoGP. Batizada de RC212V, a máquina será pilotada neste ano por Shinya Nakano e pelo estreante Alex de Angelis. "Estamos prontos para essa nova aventura. Nossa dupla é perfeita: temos a juventude de Alex e a experiência de Shinya, e confiamos nos dois", disse o chefe de equipe Fausto Gresini.
Por fim, vale registrar que a troca de ingressos para a etapa do Mundial de Turismo em Curitiba começou hoje. Seguindo a linha politicamente correta da categoria - a primeira a adotar bio-combustíveis - basta levar dois quilos de alimentos não perecíveis para conseguir uma entrada. As trocas estão sendo feitas em doze pontos diferentes da capital paranaense, que podem ser conferidos aqui.
Se você é de Curitiba, não perca essa oportunidade. A etapa acontece daqui a duas semanas, no dia 02 de março.
O vídeo do dia é uma reportagem sensacional do Esporte Espetacular sobre a cidade alemã de Kerpen, onde Michael Schumacher começou sua vida no automobilismo. Além das raríssimas fotos e imagens de arquivo, a matéria conta também com várias curiosidades do período inicial da carreira de Schumi. Vale a conferida:
Nesta quinta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número oito da lista dos Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Stock Car - http://www.stockcar.com.br/
Demais - http://www.gpupdate.net/
2 comentários:
Só dá pra levar em consideração os tempos do Alonso pra baixo.
Do Alonso (4°) ao Heidfeld (11°) menos de 0,5 segundo de diferença. Muito equilibrado.
Tem certeza que aquele 1:21:710 do Rubinho foi a melhor volta dele??? Exatos 2 segundos atrás do Alonso. É muita coisa. Desanimador demais.
Como eu gostaria de ver no grid GP Austrália:
1° Massa
2° Kubica
3° Hamilton
4° Alonso
Imagina a 1ª curva?!?!?
Racismo não tem que ter campanha. É punição e pronto.
Sobre o vídeo: a identificação do Schumy criança com o 1° carro tem tudo a ver com o futuro do alemão. E o tal bichinho da sorte foi bem escolhido mesmo.
Abraços!
Se a Red Bull fizer uma boa temporada e o Coulthard marcar uns pontinhos então acho que ele se aposenta esse ano mesmo !!!!
Postar um comentário