terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Rádio OnBoard - Edição Piloto

Após algumas semanas de planejamento, o Blog F1 Grand Prix apresenta hoje uma grande novidade para os seus leitores. Trata-se da "Rádio OnBoard", um podcast de esporte a motor dedicado especialmente à Fórmula 1. O projeto foi desenvolvido em parceria com três notáveis blogueiros da grande rede: Aline Rodrigues (Lyn Williams), Felipe Maciel (Blog F-1) e Ron Groo (BligGroo), que também vão sempre marcar presença nas edições da rádio.

A apresentação do primeiro episódio ficou sob minha coordenação, mas a função vai ser revezada a cada novo programa. Como em qualquer estréia, precisamos superar alguns imprevistos, como um problema de última hora que impediu a participação do Ron Groo. Além disso, o áudio varia um pouco de acordo com quem está falando, embora essa diferença de volume não seja tão significativa assim. Para ouvir o podcast, basta clicar aqui.

Nesta edição piloto, Aline, Felipe e eu falamos sobre as nossas impressões sobre os carros de 2008, além do impacto das mudanças de regulamento para a próxima temporada. Por fim, discutimos também as ofensas racistas contra Lewis Hamilton, e o vídeo que mostra o inglês "apertando o botão" no G.P. Brasil do ano passado.

Espero que vocês aproveitem! A próxima edição deve ir ao ar cerca de duas semanas antes do G.P. da Austrália, incluindo os nossos palpites e análises sobre cada uma das equipes da Fórmula 1. Antes disso, convido vocês a enviarem suas críticas, sugestões e comentários para o e-mail da rádio (radioonboard@gmail.com) ou pelo Blog da Rádio OnBoard.

Desde já, obrigado a todos pela participação!



O dia de hoje prometia uma movimentada sessão de testes em Barcelona, mas a chuva insistente limitou as atividades das equipes. No fim, a Williams saiu como a grande destaque dos ensaios. Não só porque emplacou as duas primeiras posições - com Nico Rosberg liderando Kazuki Nakajima - mas também em virtude da sua nova pintura comemorativa, que trouxe mensagens de vários ex-pilotos do time. Damon Hill, por exemplo, assinou um "Obrigado, Frank!" na lateral do FW30.

A torcida espanhola que enfrentou a chuva saiu bastante decepcionada, já que o herói local Fernando Alonso completou apenas 16 giros, não passando de quarto. Pior ainda foi o desempenho de seu parceiro na Renault, Nelsinho Piquet. O brasileiro foi o último dos que marcaram tempo, tendo saído da pista duas vezes num espaço de apenas oito voltas. Outro que passou por dificuldades foi o veterano David Coulthard, que sofreu um acidente na chicane inicial. A seguir, os tempos de hoje:

1. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:30.675s (73 voltas)
2. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:32.370s (96)
3. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:32.599s (26)
4. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:32.820s (16)
5. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:32.924s (22)
6. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:33.283s (57)
7. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:40.073s (8)
8. Kamui Kobayashi/Japão/Toyota, sem tempo (1)

Enquanto isso, a BMW optou por testar sozinha em Valência, mas também não escapou do mau tempo. Nesta terça, Nick Heidfeld completou apenas 22 voltas, enquanto Robert Kubica não passou de seis. O polonês, aliás, chamou atenção numa entrevista ao site F1-live. "Estou convencido de que o nosso trabalho está sendo bem feito. Até agora, nem estamos preocupados em observar o desempenho das outras equipes. É normal que os times só mostrem seu verdadeiro potencial na Austrália", falou Kubica. Será que a BMW está escondendo o jogo?

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale mencionar uma declaração que Lewis Hamilton concedeu ontem, durante a entrega do Prêmio Laureus. Indagado sobre o seu sentimento sobre a recente polêmica de racismo, o inglês foi claro. "Já deixei esse assunto para trás. No momento, estou concentrado apenas no primeiro G.P. da temporada", disse Hamilton. Pelo visto, o piloto da McLaren já superou o episódio. Sem dúvida, melhor assim.

A Fórmula 1, porém, não pode esquecer o assunto por enquanto. Afinal, as ofensas racistas contra Hamilton devem ser usadas como um alarme para que nada semelhante volte a acontecer.



É cada vez mais consolidada a fusão entre as duas principais categorias de monopostos dos Estados Unidos, ChampCar e IRL. Nesta terça, uma notícia caiu como uma bomba: de acordo com o Speed Channel, as negociações já foram concluídas, e o anúncio oficial está marcado para amanhã. Juntas, ChampCar e IRL têm capacidade para realizar um dos mais fortes campeonatos automobilísticos do mundo, recuperando o interesse perdido nos últimos anos.

Segundo o Speed, várias equipes da ChampCar vão receber, cada uma, 1,2 milhão de dólares para se adaptar às regras da IRL. O calendário seria idêntico ao da IRL, mas com a adesão das etapas de Long Beach e Edmonton. Por sua vez, Surfers Paradise ficaria como uma espécie de prova extra-campeonato da nova categoria, que poderia contar com até 31 carros por corrida. Será que tudo isso é verdade? Amanhã teremos a resposta...

Na A1GP, a novidade do dia foi o anúncio da troca de pilotos no time Brasil. Agora, Bruno Junqueira será o titular da equipe brazuca, substituindo Sérgio Jimenez. Ao mesmo tempo, Xandinho Negrão passa a ocupar o posto de reserva, no lugar de Clemente Faria Jr. A mudança já passa a valer a partir da próxima etapa da A1GP, marcada para o fim desta semana na cidade sul-africana de Durban.

Por fim, vale registrar que a GT3 Brasil divulgou hoje a lista preliminar de inscritos para a temporada 2008 da categoria. A relação completa pode ser conferida no site Grande Prêmio, e já conta com um animador número de 23 equipes. Entre os novos participantes, está o ex-piloto de Arrows, Lola e Tyrrell na Fórmula 1, Ricardo Rosset. Além disso, o Grande Prêmio revelou também o calendário do próximo campeonato, que aparece logo abaixo:

20/04 - Etapa de Curitiba
11/05 - Etapa de Interlagos
15/06 - Etapa de Brasília
13/07 - Etapa de Interlagos
07/09 - Etapa de Curitiba
12/10 - Etapa de Santa Cruz do Sul
16/11 - Etapa de Interlagos ou San Luís (Argentina)
30/11 - Etapa de Jacarepaguá ou Punta del Este (Uruguai)

As principais mudanças em comparação à versão anterior são as saídas de Goiânia e Tarumã, que dão lugar a Santa Cruz do Sul e Brasília. Por sua vez, o autódromo de Jacarepaguá ainda não garantiu sua vaga, e vai precisar derrotar a concorrência do balneário uruguaio de Punte del Este. Vale ressaltar que as novas datas da GT3 Brasil já constam no Calendário 2008 do Mundo da Velocidade.



O vídeo do dia é um aperitivo caso seja mesmo confirmada a fusão entre ChampCar e IRL. Estamos em 1995, o ano que precedeu a fatídica divisão que resultou nas duas categorias. A Fórmula CART ainda era muito forte, e produzia corridas espetaculares como essa aí debaixo, disputada no sensacional circuito do Aeroporto de Cleveland. Uma jovem promessa chamada Jacques Villeneuve venceu, após ganhar uma batalha memorável contra nomes do nível de Michael Andretti e Gil de Ferran:



Nesta quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número seis da lista dos Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Rádio OnBoard - Felipe Maciel

7 comentários:

Leandrus disse...

Ah, tava bom demais pra ser verdade, GT3 no Rio ainda naum tá confirmado...

Ué, mas o Emerson não gostava tanto do Sergio Jimenez? Eu ateh acho o Bruno Junqueira melhor, mas naum entendi...e Xandinhão Negrão? Ah naum, rs...

Ateh!

Anônimo disse...

Maneiro o podcast! Dá pra melhorar um pouco ainda mas para primeira edição gostei sim. Parabéns aí a todos vcs!!

Abs

Anônimo disse...

Enfim, nasceu o Podcast!!!
À medida que derem continuidade ao projeto e os assuntos (início dos GPs da F1, em especial) forem se desenrolando a tendência é sempre melhorar.
Parabéns a todos!
Vida longa ao “Rádio OnBoard”!

Anônimo disse...

Acabo de ouvir....muito bom, vcs estão de parabéns...só a questão do som mesmo, mas nada que o amplificador do Audacity não resolva...
Abraços...

Pezzolo disse...

fantástica corrida do jacques....

comento o podcast acima!

Blog F1 Grand Prix disse...

Amigos, obrigado por todos os elogios! E espero a participação de vocês na Rádio, com perguntas e sugestões!

Grande abraço a todos,

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Ola Gustavo,

PArabéns pelo trabalho. Retransmita aos outros !!!!

Abrçaos

Fleetmaster