sábado, 23 de fevereiro de 2008

"Ainda estamos alguns milésimos atrás da McLaren", diz Massa

A Ferrari é considerada a grande favorita para a próxima temporada da Fórmula 1, mas os próprios membros da equipe ainda não confiam completamente no novo F-2008. Neste sábado, Felipe Massa surpreendeu ao afirmar em entrevista ao site Autosport que o time de Maranello está em desvantagem contra a rival McLaren, contrariando a opinião da maioria dos especialistas.

"Estamos alguns milésimos atrás da McLaren. Mas ainda temos tempo de trabalhar e progredir com o carro antes do início do campeonato", afirmou Massa. A declaração do brasileiro causa espanto porque o desempenho da Ferrari vem sendo excelente nos testes de pré-temporada. Simulando um G.P., Massa quebrou o recorde do circuito de Barcelona na última sexta. Antes disso, Kimi Raikkonen já havia estabelecido a melhor marca da história da pista do Bahrein, no início do mês.

Massa pode até estar exagerando ao falar da suposta desvantagem para a McLaren, mas a Ferrari tem, sim, um ponto fraco para resolver no F-2008: a falta de confiabilidade. Durante os ensaios no Bahrein, Raikkonen e Massa tiveram problemas elétricos, enquanto o piloto de testes Luca Badoer sofreu um vazamento de óleo em Barcelona. "Esses detalhes são suficientes para estragar uma corrida", disse hoje o diretor técnico Aldo Costa.

Um dos trunfos da Ferrari para corrigir as falhas do F-2008 é o heptacampeão Michael Schumacher, que vai fazer uma "participação especial" nos próximos testes de Barcelona, marcados para a semana que vem. Vale lembrar que os ensaios no circuito espanhol encerram a pré-temporada da Fórmula 1, e representam a última oportunidade de experimentar novidades antes do G.P. da Austrália.

Para a Ferrari, portanto, nada melhor do que chamar Schumacher para dar uma "mãozinha".



O destino da Super Aguri está para ser decidido nas próximas 24 horas. É esse o tempo que resta para que o dono da equipe - Aguri Suzuki - chegue a um acordo com executivos da Honda. A montadora japonesa não tem mais interesse em sustentar o modesto e simpático time, e teria apresentando a Suzuki uma série de potenciais investidores. Agora, resta saber se o ex-piloto vai aceitar vender parte das ações da Aguri. As negociações precisam ser encerradas antes da bateria de testes de Barcelona, que começa na segunda.

Enquanto isso, Nico Rosberg mostrou-se bastante contente com o desempenho da Williams durante os treinos da semana passada. O alemão acumulou mais de uma centena de voltas na chuva, e viu seu parceiro Kazuki Nakajima terminar com o melhor tempo na quinta, único dia de atividades sem pista molhada. "Estou satisfeito com a nossa evolução. Na última sessão, com tempo bom, não tivemos nenhum problema", falou Rosberg. As expectativas para a Williams, de fato, são muito promissoras.

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar uma entrevista do novo chefe de equipe da Honda, Ross Brawn, divulgada hoje pelo site Gpupdate.net. "Não acho que veremos o verdadeiro potencial do time na parte inicial do campeonato. Para nós, importante mesmo é o ano de 2009, quando o regulamento vai ter várias mudanças. Assim, teremos uma oportunidade de começar do zero", revelou Brawn.

Ou seja: o carro não é bom, a Honda não tem como melhorar em 2008, e a esperança do time é que as regras de 2009 deixem todo mundo no mesmo nível. Somente dessa maneira Ross Brawn poderia fazer um milagre para tornar a Honda, finalmente, uma equipe vencedora.


Canadá e Suíça marcaram as poles positions para as provas da A1GP em Durban, onde a categoria realiza amanhã sua sétima rodada dupla da temporada 2007-08. Por sua vez, o Brasil teve um dia excelente, conseguindo sua melhor posição de grid em quase dois anos. Líderes do campeonato, Nova Zelândia e França tiveram desempenhos distintos. Enquanto os neo-zelandeses cravaram dois terceiros lugares, os franceses conseguiram um 17º e um oitavo.

A pole da Sprint Race ficou com o Canadá (Robert Wickens), que superou o Brasil (Bruno Junqueira) em apenas em dezoito milésimos. Mais tarde, a Suíça (Neel Jani) fez o melhor tempo na classificação para a Feature Race, seguida de perto por Canadá, Nova Zelândia (Jonny Reid), Grã-Bretanha (Oliver Jarvis) e Brasil. Logo abaixo, os grids de largada para as baterias de amanhã da A1GP em Durban:

Sprint Race:
1. Canadá/Robert Wickens, 1:18.150s

2. Brasil/Bruno Junqueira, 1:18.168s
3. Nova Zelândia/Jonny Reid, 1:18.229s
4. Grã-Bretanha/Oliver Jarvis, 1:18.410s
5. Suíça/Neel Jani, 1:18.470s

Feature Race:
1. Suíça/Neel Jani, 1:17.688s
2. Canadá/Robert Wickens, 1:17.810s
3. Nova Zelândia/Jonny Reid, 1:17.880s
4. Grã-Bretanha/Oliver Jarvie, 1:17.916s
5. Brasil/Bruno Junqueira, 1:17.951s

Infelizmente, a RedeTV não deve transmitir a segunda prova ao vivo, como havia sido prometido. De qualquer maneira, a emissora mostra o VT das corridas às 16 horas de Brasília. Para quem tem o Canal Speed, vale a pena acompanhar a reprise da Sprint às 9 da manhã, e a Feature ao vivo a partir das 10.

Por fim, a Nascar precisou cancelar o treino classificatório para a etapa da Califórnia por conta da chuva. Assim, a prova de amanhã deve começar com o grid determinado pelas posições do campeonato do ano passado. A pole, portanto, fica com o atual bicampeão Jimmie Johnson, que terá seu parceiro Jeff Gordon ao seu lado na primeira fila. O vencedor das 500 Milhas de Daytona, Ryan Newman, larga de 12º, enquanto Juan Pablo Montoya alinha da 21ª posição.

A prova da Califórnia tem largada marcada para as 16 horas deste domingo, e passa ao vivo no Speed.


O vídeo do dia é uma dica do Blog do Capelli, e também pipocou na Comunidade F1 Brasil do Orkut. Trata-se de uma "ponta" que Juan Pablo Montoya fez num programa de luta-livre dos Estados Unidos, daqueles típicos telecatch. Mostrando-se cada vez mais "fortinho" - se vocês entendem o que eu estou falando - o colombiano chega até a dar uma cadeirada de mentirinha num dos lutadores. É bobo, mas é divertido:



Neste domingo, o Blog volta comentando as atividades da A1GP e da Nascar, nas diferentes edições da seção Weekend Update. Até amanhã!

Crédito das fotos:
A1GP - http://www.motorsport.com/
Nascar - www.nascar.com
Demais - http://www.gpupdate.net/

4 comentários:

Anônimo disse...

Ah Gugão, o Massinha tá escondendo o jogo, tá na cara!!! Duvido que a Ferrari tenha um carro pior que o da Mclaren. É mais rápido sim, o problema é que pode quebrar enquanto a Mclaren quase não tem esse tipo de problema. No ano passado só lembro do Hamilton parando no GP Brasil, nas corridas corridas eles não tiveram nenhum problema salvo engano.

Estou chateado com a situação da Aguri mas a F-1 é assim mesmo. Esse investidor novo vai entrar, ficar um ano e depois sair com o rabinho entre as pernas como a gente já viu várias vezes. É complicado...

Rosberg tá certo em ficar confiante com a Williams, o carro dele não quebra e também eh mto rapido, tanto que o Naka-son fez o melhor tempo ontem.

A Honda nem comento porque não tem conseto mesmo.

Verei A1gp na Redetv mesmo, pq 10 horas pra mim é mto cedo num domingo, só valeria a pena se fosse F-1 mesmo!!!

E Nascar nem adianta falar, pq speed tá longe de chegar por aqui né..

Montoya fortinho??? Tá gordo isso sim!!!!!

Abs

Anônimo disse...

tanto mclaren como ferrari tem potencial de crescimento durante a temporada, seja pelo dinheiro disponível ou até mesmo pela competência de seus profissionais... são realmente equipes de competição e este ano será muito parecido com o ano passado, aonde houve alternância de competitividade entre os vários circuitos do campeonato...

michael schumacher pode sim fazer a diferença no ajuste fino do carro, mas falhas como as citadas acima não competem ao piloto resolver e sim a parte técnica da equipe... a pilotagem diferente de cada piloto influência diretamente no rendimento do carro... e aí vai depender muito da sensibilidade de cada um deles, massa ou raikkonen extrair o máximo do carro, mesmo em condições adversas... michael schumacher na hungria/2006 é um exemplo de pilotagem fora de série... até hoje fica dificil de entender seus tempos de volta com aqueles pneus praticamente desgastados...

super aguri... bom primeiro peço desculpas ao gustavo pela "bola fora" sobre o contrato com a arta... até hoje ficam brincando comigo aqui dizendo que preciso dar um tempo com a F-1... acho que foi um sonho, mas vamos ao que interessa... a equipe falta dinheiro, mas a estrutura em si é muito boa... pode ter a certeza que a torcida para que tudo dê certo é imensa aqui no japão... taku (é a forma como takuma sato é chamado aqui no nihon), é muito querido e um piloto muito rápido também... o jeito é esperar :D !!!

ross brawn voltou humilde demais para f-1... terá sim um grande desafio de erguer esta equipe e torna-la competitiva, porém muito me admira a posição da honda em não deixa-lo exercer a função que o destacou na ferrari... sobre o carro muito limpo da honda acredito que os penducarrilhos, aletas e outras coisas mais aparecerão durante o transcorrer da temporada, pois estes acessórios servem para melhorar o rendimento do carro através do fluxo de ar e aí só testando muito o carro para sentir suas reações e adotar tais recursos para melhora-lo... volto a frisar que a honda andará entre os dez primeiros, o que convenhamos é um grande progresso :D !!!

montoya esta é se divertindo... muito engraçada sua participação neste telecatch... quando se aposentar das pistas pode até tentar encarar uma brincadeira assim... fortinho ele esta até demais para um piloto... kkk!!! deixando a brincadeira de lado o colombiano tem toda a minha simpatia, pouco importa se esta fora do peso, pois o que interessa mesmo é que ele é bota, extremamente rápido... :D !!!

algo que me passou pela cabeça antes de encerrar meus comentários... talvez estes milésimos citados por massa sejam dos melhores tempos agregados da mclaren nas pistas que foram realizados os testes... a dita volta perfeita, aonde o piloto consegue os melhores tempos nos 3 intervalos de pista... transferir o favoritismo para outra equipe com o campeonato quase começando é estranho, mas em f-1 tudo é possível... dia 15 nos treinos classificatórios vamos descobrir quem realmente blefou, porque estes testes estão pior que poquer na versão americana ou se preferirem truco na versão brasileira :D !!!

para finalizar muito bom a rádio on board... como primeiro programa piloto ela só tende a crescer... achei apenas que todos estavam um pouco nervosos, mas estréia é assim mesmo... a aline me pareceu a mais light, fazendo piadinhas e algumas observações interessantes, acho que o caminho é por aí... aquela coisa de bate papo mesmo... cada um colocando seu ponto de vista, brincando... é divertido ouvir opiniões de outras pessoas, pois mesmo que não batam com as nossas pode acontecer de haver uma mistura, um complemento de idéias e é isto que vai leva-los ao sucesso :D !!!

abraço

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens:

Maurício: Difícil dizer se a Ferrari está escondendo o jogo. Nesse momento, é mais provável que a McLaren esteja fazendo isso. De qualquer maneira, ainda considero a Ferrari mais favorita, apesar das declarações do Massa.

Phigo: Sem exageros, muito bom e completo o seu comentário. Não me expressei muito bem ao comentar a importância do Schumacher para a Ferrari. Os problemas técnicos, como você mesmo ressaltou, não competem ao alemão resolver. Sobre a Super Aguri: estou na torcida pela equipe, até porque também tenho uma grande simpatia pelo Sato. Se você tiver mais alguma notícia local, pode mandar! Nem sempre os sites internacionais publicam o que sai na imprensa japonesa, né! Vamos esperar pelo G.P. da Austrália, mas eu estou apostando mais na Ferrari, como já disse aqui em cima. E para terminar: obrigado pelos elogios à Rádio! Tenho certeza de que vamos melhorar nos próximos programas...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Ola, bom dia! A declaração do Massa me surpreendeu. Pelo que vi as duas equipes estão próximas, mas com uma ligeira vantagem para a FErrari.