segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Hamilton leva prêmio de "Revelação do Ano" no Oscar do esporte

A cidade russa de San Petersburgo sediou hoje a edição 2008 do Prêmio Laureus, considerando o Oscar do esporte. No fim, a modalidade que saiu como o grande vencedora da noite foi o tênis, que levou as estatuetas de "Melhor Atleta Masculino" e "Melhor Atleta Feminina". O esporte a motor, porém, também saiu premiado em uma das principais categorias, graças ao inglês Lewis Hamilton.

Concorrendo ao Laureus de "Revelação", Hamilton derrotou o sérvio Novak Djokovic (tênis), o americano Tyson Gay (atletismo) e o australiano Casey Stoner (MotoGP). A vitória do piloto da McLaren foi a única do esporte a motor, embora outros nomes do mundo da velocidade também tenham estado entre os indicados. Kimi Raikkonen, por exemplo, concorreu ao prêmio mais importante do evento.

O finlandês era um dos favoritos à estatueta de "Melhor Atleta Masculino", mas perdeu para o tenista Roger Federar. Além deles, também estavam na disputa Kaká (futebol), Tyson Gay (atletismo), Michael Phelps (natação) e Tiger Woods (golfe). A derrota, porém, não deve ter sido um grande abalo para Raikkonen, já que o finlandês nem fez questão de comparecer à cerimônia.

Organizado desde o ano 2000, o Laureus vem ganhando notoriedade a cada edição, apesar de continuar sendo esnobado por alguns dos principais envolvidos (como foi o caso de Raikkonen, neste ano). Os indicados e os vencedores de cada categoria são escolhidos por uma "academia" de quarenta esportistas aposentados. Representando as competições automobilísticas, aparecem o italiano Giacomo Agostini - uma lenda da motovelocidade - e o bicampeão Emerson Fittipaldi, único brasileiro na lista.

Na categoria "Melhor Equipe", a Ferrari foi derrotada pela seleção sul-africana de Rúgbi. Por sua vez, a disputa pelo Laureus de "Melhor Atleta Feminina" não contou com a participação de nenhuma "pilota", e terminou com a vitória da tenista Justine Henin. No futuro, será que alguma Danica Patrick tem chance de levar o prêmio?

Quem sabe...



A Super Aguri anunciou hoje que não vai participar da próxima bateria de testes em Barcelona, que deve acontecer entre amanhã e quinta. Num comunicado curto, a equipe declarou não ter condições de treinar por "motivos fora de controle", mas garantiu presença nos ensaios da semana que vem, também em Barcelona. Passando por uma grave crise financeira, a Super Aguri corre sério risco de perder os primeiros G.Ps. do ano, e pode até desistir da temporada.

Enquanto isso, Kimi Raikkonen concedeu uma entrevista bastante interessante ao canal Sky Sports, mostrando-se mais animado do que nunca. "Eu adoro o meu trabalho. Pilotar foi algo que eu sempre amei, e ultimamente tenho gostado ainda mais porque venci", disse o finlandês. Falando sobre a sua personalidade fechada, o Raikkonen deu uma explicação inédita: "É que eu sou sempre fui tímido". Quando vê uma garrafa de vodka pela frente, porém, o "Iceman" costuma se transformar...

Bem menos importante do que Raikkonen dentro da Ferrari, o piloto de testes Marc Gené apareceu hoje na imprensa por causa de uma reportagem do Marca. Como não poderia deixar de ser, o jornal espanhol preferiu dar destaque ao seu assunto preferido: Fernando Alonso. "Acho que ele é um lobo em pele de cordeiro. A Renault não está tão mal assim, e é provável que Alonso apareça na frente mais uma vez", falou Gené. Do bicampeão, realmente, ninguém na Fórmula 1 ousa duvidar.

Por fim, vale mencionar uma matéria do jornal The Times, que publicou hoje uma conversa com o presidente da FIA, Max Mosley. "Ainda não decidi se abandono o comando da entidade após outubro de 2009, quando acontecem as próximas eleições. Esse esporte precisa de pessoas que saibam tomar decisões. No momento, acredito que a Fórmula 1 simplesmente não pode se separar de mim", cravou Mosley, causando calafrios em todos os fãs da velocidade.

Afinal, um homem que já sugeriu introduzir um bizarro "revezamento de carros" para cada piloto não pode continuar no comando da Fórmula 1. Alguém consegue imaginar Alonso de Super Aguri ou Raikkonen de Force India? Pois é...



Após alguns meses de indefinição, Ralf Schumacher anunciou hoje que fechou acordo com a Mercedes para disputar a temporada 2008 da DTM. "Vou aprender muito e trabalhar duro. Não estou mais interessado na Fórmula 1. Ainda sou o Ralf que venceu seis Grandes Prêmios, e quero provar isso neste ano", disse o alemão. Por enquanto, porém, Ralf ainda está longe de figurar entre os favoritos ao título do campeonato.

No Mundial de Rally, a notícia do dia foi a confirmação do retorno da Skoda, que havia abandonado a categoria no fim de 2006. A montadora checa já iniciou os primeiros testes com o seu novo carro - o Fabia Super 2000 - e luta para conseguir a homogolação da FIA para voltar a competir. Parte do conglomerado Volkswagen, a Skoda é uma das equipes mais populares do Mundial do Rally, embora seus resultados nunca tenham sido tão brilhantes.

Em Jerez, a MotoGP finalizou hoje mais uma bateria de testes coletivos. Dessa vez, Nicky Hayden terminou como o mais rápido da semana, mas quem teve mais motivos para comemorar foi o atual campeão Casey Stoner. No último domingo, o australiano liderou uma sessão de treinos especial, levando como prêmio uma BMW Z4 Roadster. Pelo visto, a boa fase de Stoner não parece acabar nunca...

Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale registrar uma notícia divulgada hoje pela Comissão de Segurança da Stock Car. Criada para prevenir acidentes como o que vitimou Rafael Sperafico no fim do ano passado, a organização é formada apenas por pilotos da categoria, que pediram algumas mudanças no traçado de Interlagos. A principal delas é a inclusão de uma chicane na Curva do Café, logo antes da entrada do box.

Sem dúvida nenhuma, uma ótima iniciativa. Mas o mais importante é incrementar a segurança dos carros da Stock, que continuam perigosamente vulneráveis.



O vídeo do dia mostra as três últimas voltas das emocionantes 500 Milhas de Daytona do último domingo. Quarto colocado antes da derradeira relargada, Ryan Newman surpreende o favorito Tony Stewart nos momentos finais, conquistando uma vitória magnífica. A excelente dica é do internauta Maurício, sempre muito presente nos comentários:




Nesta terça, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número sete da lista dos Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!


Crédito das fotos:
Lewis Hamilton - http://ca.news.yahoo.com/
Laureus - http://www.laureus.com/
Ralf Schumacher - http://www.motorsport.com/
Demais - http://www.gpupdate.net/

4 comentários:

Gui Vieira disse...

Hamilton salvou a honra !! Mas achei ridículo a Ferrari perder pra um time de rugbi que ninguém nunca ouviu falar direito (pelo menos só deve ser conhecido em seu país). Deviam ter mais pilotos nessa academia, Moss, Stewart, Lauda, Andreti também mereciam um lugar.

Triste a situação da Super Aguri. Não acho também que eles vão correr no início do ano. Estão prestes a falir. Culpa do Mosley, que devia se aposentar!!

Sensacional o vídeo, mesmo para quem viu ao vivo como eu não perdeu nada de emoção.

Abraço!!

Anônimo disse...

Achei todos os prêmios justos, das 5 grandes disputas o Federer só não ganhou uma mas tava na final dela, a Henin foi fantástica, hoje ela está com uns 3 mil pontos de vantagem no ranking WTA, o Hamilton nem se fala, quase ganhou o título no ano de estréia e a Seleção sul-africana de Rúgby foi muito merecido também, ganhou a Copa do Mundo de Rúgby no ano passado, um dos eventos esportivos de maior audiência no Mundo.

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Gui: Concordo com você: os esportes a motor mereciam mais representantes na Academia do Laureus. Mas uma boa notícia foi divulgada hoje: o bicampeão Mika Hakkinen também vai fazer parte do júri a partir de agora...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Speeder76 disse...

Bom... acho que devias dar uma espreitadela nos meus aldos para leres uma noticia sobre a SA. Já nem sei o que acreditar...


Quanto ao Ralf... ode ser que desta vez seja um dos três melhores de qualquer coisa. Será que vai ser a partir carros?


E finalmente, em relação aos Laureus: há sempre um equilibrio neste tipo de prémios. Ainda bem que o Hamilton ganhou o prémio! Só tenho pena que isto seja recente, se isto tivesse mais uns 50 anos, seria demais!