segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Weekend Update - 500 Milhas de Daytona

Deu zebra na "Great American Race". Depois de passar por uma longa seca de 81 corridas sem vitória, Ryan Newman conseguiu quebrar o tabu em grande estilo. Neste domingo, o piloto do carro 12 foi o grande vencedor da 50ª edição das 500 Milhas de Daytona, a prova mais importante do calendário da Nascar. Em segundo, Kurt Busch fez a dobradinha da equipe Penske, enquanto a Dodge emplacou seis carros nas primeiras oito posições.

Como de costume, o final da corrida foi absolutamente espetacular. A cinco voltas da bandeirada, uma acidente com Casey Mears trouxe o safety car para a pista. Na relargada, o veterano Jeff Burton era o líder, com Kyle Busch e Ryan Newman logo atrás. Talvez nervoso com a sua posição, Burton cometeu um erro e acelerou cedo demais, precisando tirar o pé antes de passar pela linha de chegada.

Kyle Busch tomou a ponta por um breve momento, antes de ser superado pelo bicampeão Tony Stewart, que pulou de terceiro para primeiro em apenas alguns segundos. Stewart parecia imbatível, mas não contava com o trabalho em equipe da Penske. No último giro, Kurt Busch entrou no vácuo de Ryan Newman e literalmente foi empurrando seu companheiro. Os dois superaram Kyle Busch e o líder Stewart, fazendo uma inesperada e sensacional dobradinha para a Penske.

As grandes perdedoras da edição deste ano foram a Chevrolet e a favorita equipe Hendrick. A marca da gravatinha, que havia dominado as 500 Milhas de Daytona nos últimos anos, não conseguiu mais do que um nono lugar, com Dale Earnhardt Jr. O "queridinho da América", aliás, foi o melhor piloto da Hendrick na corrida, já que Jimmie Johnson e Casey Mears se envolveram em acidentes, enquanto Jeff Gordon abandonou com problemas de suspensão.

Por sua vez, Juan Pablo Montoya chegou a lutar pela vitória, mas cometeu um erro que pôs tudo a perder. A quinze voltas do fim, o colombiano era segundo, e parecia ter condições de brigar pela liderança. Montoya, porém, se precipitou numa manobra e precisou tirar o pé para não bater, sendo "engolido" pelo pelotão. No fim, ele não passou de 32º. Dos ex-pilotos de fórmula, o melhor foi Sam Hornish Jr., que finalizou num promissor 15º.

Com os resultados das 500 Milhas de Daytona - primeira prova a contar pontos para o campeonato deste ano da Nascar - Ryan Newman lidera a tabela de classificação, com 195 pontos. Na seqüência, aparecem Kurt Busch (175), Tony Stewart e Kyle Busch (empatados em 170, já que Kyle foi quem mais liderou voltas na corrida de ontem). Juan Pablo Montoya aparece em 32º, com 67 pontos. Logo abaixo, o resultado final das 500 Milhas de Daytona:

1. Ryan Newman/Dodge
2. Kurt Busch/Dodge
3. Tony Stewart/Toyota
4. Kyle Busch/Toyota
5. Reed Sorenson/Dodge
6. Elliot Sadler/Dodge
7. Kasey Kahne/Dodge
8. Robby Gordon/Dodge
9. Dale Earnhardt Jr./Chevrolet
10. Greg Biffle/Ford

A próxima etapa da Nascar acontece já no próximo domingo, dia 24, na California.


Nenhum acerto para o Blog nas apostas do fim de semana. Quando os favoritos decepcionam, porém, fica difícil mesmo adivinhar algum vencedor. Hora do tradicional Balanço dos Palpites:

5oo Milhas de Daytona - Vencedor: Ryan Newman. Palpite: Jeff Gordon (39º)
GP2 Asia - Vencedores: Sebastien Buemi e Fairuz Fauzy. Palpites: Romain Grosjean (quarto e quarto) e Bruno Senna (sétimo e segundo)

O Blog secou bonito o tetracampeão Jeff Gordon, que teve um problema de suspensão e precisou abandonar as 500 Milhas de Daytona. Antes disso, Gordon vinha sempre embolado entre os líderes, e poderia ter brigado pela vitória. Na GP2 Asia, meus palpites andaram no grupo da frente, mas também ficaram sem vencer. Agora, é torcer para que o meu desempenho melhore nas próximas semanas...

Até o fim do dia, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: www.nascar.com

5 comentários:

Anônimo disse...

Grande vitória do Newman!! Pra quem não viu o final aí vai:

http://www.youtube.com/watch?v=J9Vd5OCvysM

Abs!

Anônimo disse...

Ainda acho que o Montoya ganha essa prova antes de parar de correr.

Anônimo disse...

Peraí Gustavão....
Da forma como você escreveu, e para quem não viu a corrida, vão pensar que o Montoya é o cara e por um detalhe caiu tantas posições....
Na verdade, o Montoya ficou toda a corrida de 15º para trás...e falo 15º pq ele largou ali, pois na verdade ficava lá pela 25ª posição...
Numa entrada de Saffet-Car, quando a maioria parou ele resolveu não parar e pulou lá para frente.
Não chegou a ficar nem 10 voltas ali e já caiu novamente, muito devido aos pneus velhos. Mas antes de cair ele deu um "Tó-tó" num piloto que não lembro o nome.
Então na verdade, você escrever que ele brigou pela vitória é um absurdo! Na verdade pulou do pelotão traseiro pq não parou, mas não demorou mais que 10 voltas para ser engolido. Se não fosse a precipitação na manobra, seria engolido da mesma forma pelo pelotão!
Abraços Gustavo!!!

Blog Velocidade F1 disse...

Que mole deu o Gordon,mas eu torcia pro Danny Hamlin.

O Hornish vai dar o que falar na NASCAR

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Maurício: Valeu pela dica! Vou usar esse vídeo no post da noite...

Thiago: Obrigado pela crítica! Eu escrevi que o Montoya "chegou a lutar pela vitória" e que "parecia ter condições de brigar pela liderança". Ele podia estar com pneus gastos, mas o Dale Jr. (o nono no final) também estava. Montoya teve alguma chance de vencer sim, embora no fim tenha ficada bem longe da primeira posição...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho