sábado, 8 de março de 2008

Previsão de tempo bom para o Grande Prêmio da Austrália

A exatos oito dias do Grande Prêmio da Austrália, que abre a temporada 2008 da Fórmula 1, os institutos metereológicos já liberaram a previsão do tempo para o final de semana da corrida. Para decepção daqueles que gostam de corrida com chuva, a possibilidade de precipitação para os três dias de atividades em Melbourne é bastante limitada: apenas 5%.

Segundo o MSN Weather, os treinos de sexta-feira devem se realizar numa temperatura agradável, com céus parcialmente cobertos. No sábado, a previsão indica sol para todo o dia. Por fim, a corrida de domingo provavemente vai acontecer num clima um pouco mais frio, sem possibilidades de chuva. A princípio, o tempo só deve fechar em Melbourne na segunda-feira após o G.P., quando a chance de precipitação sobe para 35%.

Para esta temporada, aliás, a Bridgestone traz uma novidade para os pneus de chuva. Com o objetivo de facilitar as transmissão de TV, a fábrica japonesa promete colocar uma faixa branca nos compostos para pista molhada, o que deve diferenciá-los dos pneus intermediários. A solução é idêntica à utilizada pela própria Bridgestone para demarcar os compostos duros e macios.




A Ferrari foi a última equipe a encerrar sua programação de pré-temporada. O cronograma do time de Maranello só encerrou-se hoje, com uma derradeira sessão de ensaios no circuito italiano de Fiorano. Apesar de enfrentar bastante chuva, o piloto de testes Luca Badoer conseguiu completar o planejamento da equipe, que concentrou-se principamente em simulações de pit stops. Agora, a Ferrari embarca amanhã todo o seu equipamento para Melbourne, sede do G.P. da Austrália.

Enquanto isso, Fernando Alonso conversou hoje com a emissora Figaro TV, mantendo uma postura muito cautelosa para a próxima temporada. "Nossa equipe tem bastante potencial, mas eu estaria mentindo se falasse que me vejo campeão neste ano. Vai ser bem difícil", admitiu o bicampeão. De fato, Alonso não deve ter equipamento para lutar pelo campeonato em 2008. Algumas vitórias ocasionais, porém, não seriam nenhuma surpresa...

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar uma curiosa declaração do alemão Timo Glock, que comentou os feitos de Lewis Hamilton no ano passado. "Ele teve sorte. Estava no lugar certo, e na hora certa. Seu trabalho foi bom, mas Hamilton não foi um herói solitário. Acredito que sou tão agressivo quanto ele, e mostrei isso na última temporada da GP2", falou Glock.

Sem dúvidas, Hamilton estreou na McLaren num ótimo momento da equipe, e soube aproveitar-se disso. Mas superar Fernando Alonso - ainda mais em seu primeiro ano na Fórmula 1 - não é fácil assim não...




Já que a Fórmula 1 só inicia a sua temporada daqui a uma semana, a principal atração deste domingo é o G.P. do Catar da MotoGP. Pela primeira vez, a categoria vai realizar uma prova à noite, num cenário que promete ser espetacular. Na classificação de hoje, o estreante Jorge Lorenzo surpreendeu e cravou a pole, com James Toseland e Colin Edwards aparecendo logo atrás. Os três usam pneus Michelin, que parecem estar rendendo bem melhor do que os Bridgestone dos principais favoritos.

O atual campeão Casey Stoner larga de quarto, enquanto Valentino Rossi sai da sétima posição. A corrida terá transmissão ao vivo do Sportv, a partir das 17 horas de Brasília.




O vídeo do dia é uma excelente dica para quem gosta dos aspectos tecnológicos da Fórmula 1. Trata-se de um comparativo entre uma Benetton de 1992 - modelo que deu a Michael Schumacher seu primeiro triunfo na categoria - e a Ferrari do ano 2000, que encerrou o jejum de títulos da equipe vermelha. Comandando pelo ex-piloto Martin Brundle, o teste mostra bem as diferenças entre os dois modelos, separados em menos de dez anos. Vale a pena conferir:


Esse eu vi no Blog do Ico

Até mais!

Crédito das fotos:
Pneu intermediário - http://www.f1technical.net/

6 comentários:

Anônimo disse...

Ah que pena!! Corrida com chuva é bem melhor.. nem lembro a última vez que começou um campeonato chovendo.

Pouco a comentar sobre o resto do post, tirando essa declaração do Timo Glock. Quer dizer então que ele se acha tão bom quanto o Hamiltono?? Falta muito ainda!!!

Abs

Udieli disse...

Parece que Ron Dennis não estará presente na Australia, sabe de algo?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gustavo,

Às vezes me pergunto em que nível estariam os motores turbo hoje, caso não fossem proibidos para 1989.

Até 1988 eles ainda quebravam. E então, como será que teriam evoluído?

Quanta saudade dos turbo!

Um abraço.

Anônimo disse...

Gustavo,

Só para completar o comentário anterior:

Seria bom ver Brundle comparando essa mesma Ferrari com um dos seguintes carros:

-Williams-Honda turbo FW-11 (1986)
ou
-Williams-Renault FW-14B (1992).

Um abraço.

Anônimo disse...

Gostei do vídeo do Brundle. A Bentton parecia um autêntico carro de corrida - com câmbio manual e difícil de guiar. A Ferrari, lógico, é um carro muito melhor, mas que dá menos margem a improvisações e a erros do piloto.

Abraços