quinta-feira, 6 de março de 2008

Rubinho garante: "Ainda quero correr mais alguns anos na Fórmula 1"

O péssimo desempenho da Honda no ano passado abalou a reputação de todos na equipe, e levou especialistas a prever um fim melancólico para a carreira de Rubens Barrichello. Se depender do brasileiro, porém, a sua trajetória na Fórmula 1 ainda tem outros capítulos para serem escritos. Falando hoje à revista Autosport, Rubinho garantiu não ter perdido nem um pouco da sua motivação para continuar correndo na categoria.

"Estou mais próximo do fim do que o início, sem dúvidas. Na verdade, eu já teria tido para casa se não continuasse apaixonado pela velocidade. Enquanto eu sentir esse friozinho na barriga antes de testar um novo carro, não vou querer abandonar a carreira. Ainda quero correr mais alguns anos na Fórmula 1", disse Rubinho, cujo contrato com a Honda encerra-se no final desta temporada.

Para um veterano como Rubinho, é fundamental manter esse "apetite". A Fórmula 1 não suporta pilotos desmotivados por muito tempo, ainda mais quando eles já têm tanto tempo de estrada. Rubinho e seus colegas mais experientes - como David Coulthard e Giancarlo Fisichella - precisam provar que ainda podem render na categoria. Caso contrário, podem acabar como Ralf Schumacher e Scott Speed, apenas para citar os mais recentes demitidos por falta de interesse.

A Honda continua apostando em Rubinho, que também conta com o apoio irrestrito de seu novo chefe Ross Brawn. Agora, é na hora de retribuir essa confiança...



Depois do fracasso de 2007, a Honda inicia a próxima temporada com algumas mudanças importantes fora da pista. A principal delas é a troca de Yasuhiro Wada por Keita Muramatsu no cargo de presidente da Honda F1, reflexo direto do péssimo desempenho no ano passado. Ainda é cedo para esperar um salto de performance da Honda neste ano, mas a escuderia tem potencial e estrutura para reagir. Resta saber se o chefe de equipe Ross Brawn vai conseguir colocar ordem na casa.

A esperança da Honda é o regulamento de 2009, que vai igualar as equipes por conta das limitação das pesquisas aerodinâmicos. Na prática, porém, esse equilíbrio já deve começar a ser notado neste ano, como explicou hoje o diretor técnico da Williams, Sam Michael. "Ferrari e McLaren continuam à frente da concorrência, mas a vantagem delas é bem menor. Já estamos bem mais próximos", falou Michael à revista Autosport. Boa notícia para os fãs de BMW, Renault, Williams e companhia...

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar que a categoria desistiu de realizar testes coletivos à noite, como forma de preparação para o G.P. de Cingapura. Sem a luz do dia, o asfalto fica mais frio, o que afeta bastante o comportamento dos pneus e o acerto dos carros. Além disso, existe a óbvia diferença de visibilidade, uma preocupação generalizada entre os pilotos. Apesar de tudo, o site Autosport garantiu hoje que as atividades não vão ser realizadas.

Ou seja: as equipes da Fórmula 1 vão iniciar o G.P. de Cingapura no escuro. Literalmente.



Este Blog prometeu que não comentaria mais assuntos não relacionados com a Fórmula 1, mas não pode deixar passar batida a triste notícia do falecimento de Aurélio Batista Félix. Idealizador da Fórmula Truck, ele morreu ontem à noite na cidade gaúcha de Passo Fundo, vítima de um infarto. Um grande entusiasta do automobilismo, Aurélio dedicou boa parte dos 48 anos de sua vida à divulgação do esporte que ele tanto amava, tendo conseguido um sucesso extraordinário na direção da Fórmula Truck.

Que descanse em paz, e que o seu legado não seja esquecido.



Michael Schumacher está em cartaz com o filme "Asterix nos Jogos Olímpicos", em que o alemão faz uma ponta "interpretando" um personagem chamado Schumix. Antes disso, porém, Schumacher já havia feito uma participação especial na animação "Carros". O vídeo do dia mostra justamente o divertido trecho em que Schumi aparece, disfarçado de Ferrari vermelha:



Até a próxima!

Crédito das fotos:
G.P. de Cingapura - www.globoesporte.com/motor

9 comentários:

Anônimo disse...

Não coloco muita fé nessa "motivação" do Rubinho. Quando chega um carro novo, claro, é normal que qualquer um fique ao menos curioso para experimentar a máquina. Se o carro for ruim, entretanto, o Rubinho não vai ter a mínima motivação (como aliás já havia dito um cara da Honda - se não me engano - no ano passado). Eu acho que o Rubinho mudou desde o final de semana de Imola/94: ficou meio traumatizado e deixou de ser aquele jovem impetuoso que era ao ingressar na categoria.

Anônimo disse...

Quem sabe uma daquelas corridas malucas, com chuva e acidentes e o Rubinho não ganha no Brasil ??? !!!!!!! se ele quer continuar correndo deve estar sonhando com isso sem dúvidas.....

Priscilla Bar disse...

Gustavo,
Apesar de tudo,TUDO mesmo,ainda torço pro Rubinho...incrível mas é verdade.rs.

OBS:Quanto ao fato dos "cortes" no Blog,tranks,seu blog é excelente ainda assim.

Beijos e sorte nesse estágio

Felipe Maciel disse...

O Rubinho parece não saber a hora de parar. O recorde do Patrese é legal, ele vai superar, mas depois continuar brigando contra a velhice, tomando tempo do Button e impedindo a entrada de novas estrelas como o Luca Filippi por exemplo eu não acho uma boa.
Quem sabe ele não mude de idéia até o fim do ano, vamos ver...

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Marcos: Tenho uma opinião bem parecida com a sua. Acho que o Rubinho dificilmente vai manter a motivação caso o carro da Honda seja tão ruim quanto o do ano passado. E aquele fim de semana de Imola realmente mudou de forma dramática a trajetória do Rubinho. Se ele tivesse tido mais tempo para amadurecer antes de se tornar o principal piloto do país na Fórmula 1, a sua história poderia ter sido diferente...

Priscila: Obrigado pelo apoio!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

O Rubinho vai nos envergonhar de novo... ai ai ai...
E o filme com o shumacher vai ser muito bom, como tudo que sai dos estudios Ideafix de urdezo...
Passa no blog amanha depois do meio dia Gustavo, e me diz se gosta ou nao.

Blog F1 Grand Prix disse...

Groo,

Eu estou torcendo para o Rubinho, mas acho difícil ele conseguir um grande desempenho com a Honda neste ano...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Gustavo, o que seria um 'grande desempenho' do Rubinho nesta temporada?
Marcar uns 5 pontos?
Largar na frente do Button na maioria das vezes?
Fazer a 'pole' exatamente no dia de quebrar o recorde de GPs?

Acho que não acontece nada disso.

Vai fazer o trivial: conseguir largar ali pela 14ª a 18ª posição.
Encher o tanque para uma parada apenas que o colocará em 5º em determinado momento da corrida, depois do pit volta pro 13º e com muita sorte terminará o GP em 9º ou 10º. Isso tudo dando certo, pontuará se alguém quebrar nas últimas voltas... ou se cair uma tempestade pra transformar o GP numa loteria.

Abraços!

PS: Continuamos aqui... firme e forte.

Blog F1 Grand Prix disse...

Guilherme,

Primeiramente, obrigado pelo apoio! O "grande desempenho" do Rubinho seria conseguir uns 20 pontos neste ano. Mas acho que ele está muito longe disso. Como você disse, as corridas do Rubinho tendem a ser bem medianas. Ele só terá chances de pontuar caso o número de abandonos seja grande ou caso a corrida for bastante confusa...

Grande abraço!

Gustavo Coelho