terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Force India lança novo carro sonhando em ser grande

Bem menos badalada do que Ferrari, McLaren, Mercedes e companhia, a Force India mostrou ao mundo nesta terça-feira sua máquina para a temporada de 2010.

O novo modelo VJM-03 foi lançado sem muito estardalhaço, apenas com a divulgação de algumas fotos pela internet.

Sua estreia na pista será já nesta quarta-feira, em Jerez de la Frontera, durante a próxima sessão de testes coletivos.

À primeira vista, o novo carro da Force India não apresenta nenhuma novidade radical e até se parece com o antecessor VJM-02, que alcançou belos resultados na segunda metade do ano passado.

Assim como a McLaren, a Force India também aposta no conceito do "carro-bigorna", incluindo aquela espécie de barbatana que se estende até a asa traseira.

O desenho geral do carro, aliás, parece ter certa inspiração no modelo da McLaren. O que não é coincidência: desde o fim de 2008, a Force India tem uma parceria com a equipe inglesa e recebe uma espécie de "suporte técnico" da turma de Ron Dennis.

Ao se juntar à McLaren, a Force India ganhou também um outro trunfo: os motores Mercedes, atualmente os mais potentes da Fórmula 1 e que certamente vão contar alguns pontos a favor dos indianos em 2010.

A Force India ainda é uma equipe pequena para média, mas tem potencial para crescer bastante na próxima temporada.

Após alguns desempenhos de destaque em 2009 - em especial, a pole position e o segundo lugar de Giancarlo Fisichella no GP da Bélgica - o time indiano busca uma evolução para se firmar de vez no pelotão intermediário.

Não é delírio nenhum imaginar a Force India marcando pontos com regularidade em 2010 e lutando até por algo mais do que isso.

A dupla de pilotos é boa e rápida, embora tanto Adrian Sutil quanto Vitantonio Liuzzi tenham uma certa tendência a se envolver em acidentes.

De qualquer maneira, considerando o que a equipe alcançou no ano passado, a expectativa é que a Force India continua com a sua lenta - mas constante - evolução.

O primeiro objetivo da Force India é se livrar de vez das últimas posições. Depois, quem sabe, crescer até o ponto em que se possa considerar uma equipe grande.

Logo abaixo, algumas fotos:








--

Recheada de expectativas, a Red Bull é a próxima equipe a apresentar seu novo carro.

O lançamento do modelo RB6 está marcado para esta quarta-feira e vai coincidir com o primeiro dia de testes em Jerez de la Frontera.

Os ensaios terão a presença da própria Red Bull, da Force India, da Virgin e das demais sete escuderias que já treinaram em Valência, na semana passada.

Enquanto isso, a estreante Lotus também prepara a apresentação de seu novo carro para esta semana.

O modelo da equipe malaia vai passar por um "shakedown" nesta quarta-feira, provavelmente em Silverstone. Já o lançamento oficial acontece na sexta.

Embora seja uma das últimas equipes a mostrar seu carro, a Lotus está com o cronograma adiantado.

No último sábado, a escuderia fez o chamado "fire up" em sua fábrica na cidade inglesa de Hingham - um teste que não significa nada além de ligar o motor do novo carro e fazer algum barulho.

De qualquer maneira, o "fire up" foi realizado seis dias antes do planejamento traçado no ano passado, mostrando que a equipe conseguiu preparar o carro mais rápido que havia pensado.

Embora o novo carro ainda não tenha sido apresentado, algumas fotos de divulgação no estilo "teaser" já foram liberadas. A mais reveladora de todas é esta:



Sim, já está tudo pronto para a Lotus entrar na pista.

Assim como a Virgin, a equipe malaia é uma novata que tem boas condições de correr no nível das escuderias mais experiantes.

--

Já está tudo pronto para a segunda sessão de testes coletivos de pré-temporada.

Os ensaios em Jerez de la Frontera começam nesta quarta e se estendem até sábado. Serão quatro dias seguidos de treinos, um a mais do que em Valência, na semana passada.

As dez equipes que vão treinar escalaram apenas seus pilotos titulares. A ordem dos que vão para a pista é esta:

Mercedes: Nico Rosberg (quarta e sexta) e Michael Schumacher (quinta e sábado)
Red Bull: Mark Webber (quarta e quinta) e Sebastian Vettel (sexta e sábado)
McLaren: Jenson Button (quarta e quinta) e Lewis Hamilton (sexta e sábado)
Ferrari: Fernando Alonso (quarta e quinta) e Felipe Massa (sexta e sábado)
Williams: Nico Hulkenberg (quarta e quinta) e Rubens Barrichello (sexta e sábado)
Renault: Vitaly Petrov (quarta e quinta) e Robert Kubica (sexta e sábado)
Force India: Vitantonio Liuzzi (quarta e quinta) e Adrian Sutil (sexta e sábado)
Toro Rosso: Sebastien Buemi (quarta e quinta) e Jaime Alguersuari (sexta e sábado)
Virgin: Timo Glock (quarta e quinta) e Lucas di Grassi (sexta e sábado)
Sauber: Kamui Kobayashi (quarta e quinta) e Pedro de la Rosa (sexta e sábado)

A previsão do tempo aponta possibilidade de chuva em três dias: quarta, sexta e sábado. A princípio, apenas a quinta-feira está livre de pista molhada.

Mais uma vez, é bom ter cautela na análise dos testes.

Pré-temporada, como sempre, não serve de muita referência.

Mas tentar adivinhar o futuro é a principal diversão que os fãs da Fórmula 1 têm nesse momento...

8 comentários:

pulguitaatodogas disse...

El coche es muy bonito y parece que debe estar evolucionado con respecto al del año pasado; esperemos verle en Jerez y saber hasta donde puede llegar.
http://pulguitaatodogas.blogspot.com/

Guilherme (RJ) disse...

Sutil e Liuzzi são bons e rápidos???

Fala sério, Gustavo!!!

De todas as equipes que apresentaram seus pilotos, a Force Índia é a que tem os pilotos mais fracos. Ok, empatados com a Toro, nesse nível de pilotos.

Abraços!!!

Ron Groo disse...

A pintura da FI continua um samba do indiano doido. mas pros padrões estéticos deles tá otimo.

A Nueva Lotu tem a pintura das Lotus originais. Mas e ai? Vai fazer jus ao nome ou vai ser aquela vergonha.?

Blog F1 Grand Prix disse...

Guilherme,

Pois é, cada um tem seu gosto né hehehe... considero Sutil-Liuzzi uma dupla razoavelmente boa, embora os dois tenham tendência a se envolver em acidentes. Na minha opinião, a dupla mais fraca de todas seria Lopez-Valles na USF1, mas o espanhol ainda precisa ser confirmado e a equipe nem terminou seu carro ainda...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

McMiro disse...

Legal!!!!!!

clasament liga 1 disse...

Very useful analyze, I’ve made some bets on them this season! Thanks for helping me too see the situation objective. And hey, don’t be sad for the results, it could be worse anytime!

myscoot disse...

Very good guys, hopefully this new Force design, give us that adrenaline that we aspire so much, here I leave one of the vehicles that are really marking the difference, for the enjoyment of the small and not so small, just go through our web store at https://myscoot.eu/ and enjoy the wonders that this life gives us.

Anônimo disse...

Muito legal!
Grupo de Dança Para Festa Árabe, São Paulo - SP