Quem poderia apostar que McLaren e Ferrari somariam, juntas, apenas um mísero ponto após as duas primeiras corridas desta temporada?
O atual campeonato realmente proporcionou uma revolução como a Fórmula 1 jamais tivera.
As duas maiores forças da categoria foram rebaixadas ao segundo plano e agora correm para minimizar o prejuízo.
Na Ferrari, o mau início de ano já resultou numa profunda reestruturação na equipe técnica.
O italiano Luca Baldisseri, espécie de número dois na hierarquia da Ferrari durante os fins de semana de GP - abaixo apenas do chefão Stefano Domenicali - foi despachado de volta para a fábrica de Maranello.
Já a partir do GP da China, o cargo de diretor técnico será ocupado por Chris Dyer, engenheiro de Schumacher durante a fase de ouro do alemão e que também levou o título de 2007 com Raikkonen.
A troca não deve mudar muito o desempenho do carro na pista, mas já proporciona uma mudança de comportamento nos boxes.
Difícil imaginar a Ferrari voltando a cometer erros como, por exemplo, chamar Raikkonen aos boxes para colocar pneus de chuva com sol...
Na McLaren, a prova de Xangai marca a estreia de um novo pacote aerodinâmico.
Com ele, a equipe pretende passar a pontuar com regularidade.
Tarefa complicada. Mas, ao menos, a McLaren deve dar um pulo de desempenho para chegar mais perto dos dez primeiros.
Por enquanto, ainda não dá para saber se as mudanças em Ferrari e McLaren vão realmente fazer uma diferença fundamental.
As duas equipes ainda parecem bem longe da líder Brawn e também do trio formado por Williams, Red Bull e Toyota.
A recuperação pode até ser rápida, mas não será imediata.
Em 2009, Massa, Raikkonen e Hamilton vão precisar se acostumar com a ideia de que são autênticos azarões na briga pelo título.
O atual campeonato realmente proporcionou uma revolução como a Fórmula 1 jamais tivera.
As duas maiores forças da categoria foram rebaixadas ao segundo plano e agora correm para minimizar o prejuízo.
Na Ferrari, o mau início de ano já resultou numa profunda reestruturação na equipe técnica.
O italiano Luca Baldisseri, espécie de número dois na hierarquia da Ferrari durante os fins de semana de GP - abaixo apenas do chefão Stefano Domenicali - foi despachado de volta para a fábrica de Maranello.
Já a partir do GP da China, o cargo de diretor técnico será ocupado por Chris Dyer, engenheiro de Schumacher durante a fase de ouro do alemão e que também levou o título de 2007 com Raikkonen.
A troca não deve mudar muito o desempenho do carro na pista, mas já proporciona uma mudança de comportamento nos boxes.
Difícil imaginar a Ferrari voltando a cometer erros como, por exemplo, chamar Raikkonen aos boxes para colocar pneus de chuva com sol...
Na McLaren, a prova de Xangai marca a estreia de um novo pacote aerodinâmico.
Com ele, a equipe pretende passar a pontuar com regularidade.
Tarefa complicada. Mas, ao menos, a McLaren deve dar um pulo de desempenho para chegar mais perto dos dez primeiros.
Por enquanto, ainda não dá para saber se as mudanças em Ferrari e McLaren vão realmente fazer uma diferença fundamental.
As duas equipes ainda parecem bem longe da líder Brawn e também do trio formado por Williams, Red Bull e Toyota.
A recuperação pode até ser rápida, mas não será imediata.
Em 2009, Massa, Raikkonen e Hamilton vão precisar se acostumar com a ideia de que são autênticos azarões na briga pelo título.
Um comentário:
O italiano Luca Baldisseri que é engenheiro eletronico e está na ferrari desde 1989 ,ja trabalhou no desenvolmento dos sitemas eletronicos da caixa de cambio,foi engenheiro de pista,cordenador,estragista de prova,ate chegar a diretor esportivo(sua ultima função) volta a fabrica provavelmente pra trabalhar em algum projeto futuro, não tem nada haver com o ocorrido na Malásia.
Enquanto o australiano Chris Dyer que é engenheiro mecânico ,está na ferrari desde 2001 onde começou na análise de dados da telemetria,promovido em seguida a engenheiro de pista e atualmento coordenador tecnico das atividades de pista, continuará desenpenhando as mesmas funções.
Essa troca não mudará em nada o desempenho da ferrari na pista.
A melhoria do desempenho de Mclaren e Ferrari, vai depender primeiramente do jugamento da legalidade do difusor traseiro, se aprovado como espero, acredito que so em Barcelona elas poderão apresentar um pacote aerodinâmico adequado a funcionalidade do difusor, pq não é simplesmente copiar e introduzir no carro como se fosse um acessório de tuning.
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