sábado, 23 de agosto de 2008

Comentários sobre a classificação de Valência

Durante todo o fim de semana, Massa já vinha sendo o piloto mais consistente do grid, finalizando todas as sessões sempre entre os primeiros.

No treino classificatório de hoje, só confirmou o bom ritmo e cravou a pole com autoridade, quebrando um jejum de cinco corridas sem largar da posição de honra - a última vez havia sido justamente no outro circuito de rua por onde a Fórmula 1 já passou neste ano, Mônaco.

Hamilton, certamente, não contava perder a pole para Massa em Valência.

Numa pista que teoricamente dá vantagem para a McLaren, o inglês parece não ter conseguido tirar o máximo do carro, enquanto Massa fez uma volta quase perfeita para assegurar a pole.

É provável que tanto Massa quando Hamilton estejam um pouco mais leve do que os rivais, mas isso não deve fazer muita diferença.

O que realmente pode mudar a história da corrida de amanhã são os acidentes, as entradas de safety car e a chuva, que não deu as caras por enquanto mas vem rondando a zona portuária de Valência.

Em condições normais, a vitória está entre Massa e Hamilton.

Kubica, em terceiro, mostrou mais uma vez que é um piloto especial. Seu carro está mais para Renault e Toyota do que McLaren e Ferrari. Mesmo assim, o polonês arrumou um lugar na segunda fila. Brilhante, mas não deve fazer milagres amanhã.

Quem continua devendo - e bastante - é o atual campeão.

Raikkonen voltou a decepcionar e não passou de quarto. "Não é o fim do mundo", disse ele. É verdade. Só que as suas chances de vitória ficaram bem comprometidas com mais uma classificação abaixo do esperado.

Em quinto, Kovalainen provou o que insiste em negar: é segundo piloto da McLaren, sim senhor. Pode não receber ordens para deixar Hamilton passar, mas está claro que recebe menos atenção do que o inglês...

Impressionante a espetacular atuação da Toro Rosso, especialmente com Vettel. Esse alemãozinho não cansa de surpreender o mundo da Fórmula 1. Em 2009 - anotem aí - periga quebrar a barreira da vitória na Red Bull.

De resto, não há muito o que dizer. A Renault e Alonso decepcionaram. Nelsinho fez o possível e Rubinho até agora não se encontrou em Valência.

Numa fase em que sua permanência na Honda vem sendo questionada, é vital que o veterano ande, pelo menos, no mesmo ritmo de Button. Nas últimas corridas, porém, o inglês vem sendo destacadamente mais rápido...

Para terminar, vale um reconhecimento ao esforço da Globo para mostrar, ao menos, o que de mais importante aconteceu no treino de hoje. Era óbvio que o vôlei tinha mais peso e público. Apesar disso, a Fórmula 1 ganhou um espaço razoável depois do jogo, atrasando toda a programação para o resto do dia.

Criticar é fácil. Pois dessa vez é preciso admitir que a postura da Globo foi correta. E amanhã, mesmo com Olimpíadas, a Fórmula 1 vai ficar em primeiro lugar.

5 comentários:

Letobus disse...

Gustavo,
não seria correto classificar os circuitos de Melbourne e Montreal como de rua também? Pq eles não são circuitos permanentes, são improvisados para as corridas, como os tradicionais circuitos de rua. Se eles não podem ser chamados de circuitos de rua, nem de circuitos permanentes, seriam o que? "circuitos de parques"? De qualquer forma, achei essa pista de Valencia muito mais parecida com as da Australia e Canada do que com Monaco. hehe

Abraço

Saraiva disse...

Não só o VT do treino ficou ótimo, como a narração do Cléber Machado. Digo isso pois ele não narrou a corrida ao vivo, ele ficou narrando após saber os resultados e conseguiu não soltar nenhuma informação sobre o grid de largada. Aliás, ficou até fazendo um certo suspense mesmo sabendo os resultados. Espero que amanhã ele faça um bom trabalho no lugar do Galvão.

kimi_cris disse...

Acho que vamos ter uma grande corrida, e espera-se uma corrida bastante interessante.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

kimi_cris disse...

Acho que vamos ter uma grande corrida, e espera-se uma corrida bastante interessante.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Letobus: Você tem razão. O circuito de Valência está mais para "circuito dentro uma cidade" do que para "circuito de rua", já que a pista não é usada para o tráfego normal ao longo do ano, como em Mônaco.

Grande abraço!

Gustavo Coelho