Chega ao fim, hoje, mais uma das listas especiais da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, dedicadas a fazer um balanço da temporada 2007. Dessa vez, o foco está nos pilotos que mais se destacaram nas diversas categorias do automobilismo mundial ao longo deste ano. Sem perder mais tempo, vamos em frente:
10. Marko Asmer, Fórmula 3 Inglesa
9. Mattias Ekström, DTM
8. Marcus Grönholm, Mundial de Rally
7. Timo Glock, GP2
6. Andy Priaulx, Mundial de Turismo
5. Cacá Bueno, Stock Car
4. Sebastien Bourdais, ChampCar
TERCEIRO COLOCADO - Jimmie Johnson, Nascar
Desde que se transformou na principal competição do automobilismo norte-americano, a Nascar cresceu em profissionalismo e no seu nível de competitividade. Antes limitadas a uma meia-dúzia de vencedores regulares, as corridas da categoria tornaram-se uma verdadeira loteria, sendo extremamente difícil adivinhar o vencedor de cada prova. Conseqüentemente, os campeões começaram a se alternar a cada ano.
Até aparecer Jimmie Johnson. Pela primeira vez desde Jeff Gordon, em 1997 e 1998, um piloto foi capaz de enfileirar dois títulos consecutivos da Nascar. E mais: Johnson fechou o campeonato de maneira surpreendentemente fácil, apenas administrando a liderança da tabela de pontos na última prova da temporada, em Miami. Reflexo direto do acachapante domínio imposto na fase final do ano.
É verdade que Johnson, na prática, somou menos pontos do que Gordon. O piloto do carro 48 só levou o título por causa do sistema de play off, que "zera" os resultados dos líderes do campeonato para gerar mais "emoção". Mesmo assim, seu desempenho foi sensacional. Contando com a ajuda do seu coadjuvante de luxo, o competente chefe de equipe Chad Knaus, Johnson tornou-se o piloto a ser batido na Nascar.
Seu retrospecto é a melhor prova disso: 6723 pontos, dez vitórias - sendo quatro consecutivas, feito raríssimo na categoria - 20 top 5 e 24 top 10 em 36 corridas. Impressionante.
No início do ano: Um dos vários favoritos ao título da Nascar
No início do ano: Um dos vários favoritos ao título da Nascar
Desempenho em 2007: Campeão da Nascar pelo segundo ano consecutivo, com 6723 pontos, dez vitórias, 20 top 5 e 24 top 10 em 36 etapas
Perspectivas para 2008: Favorito destacado para o título da Nascar
SEGUNDO COLOCADO - Dario Franchitti, IRL
Se o assunto da lista fossem Os Dez Pilotos Mais Sortudos do Ano, Dario Franchitti conseguiria tranqüilamente a primeira colocação. Afinal, a temporada 2007 do escocês foi realmente abençoada: além da inesperada vitória nas 500 milhas de Indianapolis, Franchitti ainda sobreviveu a dois vôos espetaculares e contou com um azar inacreditável de seu rival Scott Dixon para conquistar o título da IRL.
SEGUNDO COLOCADO - Dario Franchitti, IRL
Se o assunto da lista fossem Os Dez Pilotos Mais Sortudos do Ano, Dario Franchitti conseguiria tranqüilamente a primeira colocação. Afinal, a temporada 2007 do escocês foi realmente abençoada: além da inesperada vitória nas 500 milhas de Indianapolis, Franchitti ainda sobreviveu a dois vôos espetaculares e contou com um azar inacreditável de seu rival Scott Dixon para conquistar o título da IRL.
Apesar de tudo, também sobrou competência. Após iniciar o ano como um mero coadjuvante da IRL, Franchitti cresceu e teve um desempenho magnífico. Seu triunfo em Indianapolis não foi fruto só da sorte, mas também de uma tática muito bem planejada e executada. Melhor ainda seria a consistência apresentada por Franchitti ao longo da temporada: em 17 etapas da IRL, ele teve apenas um único abandono.
No total, foram 637 pontos, quatro vitórias e onze podiuns, quase ofuscados por dois acidentes espetaculares, nas provas de Michigan e Kentucky. Franchitti superou os sustos, mas perdeu a liderança da tabela de classificação para o neo-zelandês Scott Dixon, que teve o título nas mãos até ficar sem gasolina na última volta da última corrida. Agora, o desafio de Franchitti é outro: enfrentar a Nascar em 2008, mesmo sem ter a menor experiência nos carros da categoria.
Se a sorte do escocês resolver dar as caras, porém, não há nada que os seus 42 adversários possam fazer...
No início do ano: Apenas mais um competidor da IRL
Desempenho em 2007: Vencedor das 500 milhas de Indianapolis e campeão da IRL, com 637 pontos, quatro vitórias e onze podiuns em 17 etapas
Perspectivas para 2008: Coadjuvante da Nascar, talvez beliscando alguma vitórias numa das corridas em circuito misto
PRIMEIRO COLOCADO - Casey Stoner, MotoGP
É difícil imaginar algum piloto - em qualquer uma das principais categorias do automobilismo mundial - que tenha conseguido ganhar tanto respeito ao longo de 2007 quanto Casey Stoner. A temporada do australiano foi, de fato, um conto de fadas. Para alguém que iniciou o ano ironizado pela mídia, que lhe deu o sugestivo apelido de "Rolling Stoner", o piloto da Ducati deu a volta por cima de maneira inacreditável.
No início do ano: Apenas mais um competidor da IRL
Desempenho em 2007: Vencedor das 500 milhas de Indianapolis e campeão da IRL, com 637 pontos, quatro vitórias e onze podiuns em 17 etapas
Perspectivas para 2008: Coadjuvante da Nascar, talvez beliscando alguma vitórias numa das corridas em circuito misto
PRIMEIRO COLOCADO - Casey Stoner, MotoGP
É difícil imaginar algum piloto - em qualquer uma das principais categorias do automobilismo mundial - que tenha conseguido ganhar tanto respeito ao longo de 2007 quanto Casey Stoner. A temporada do australiano foi, de fato, um conto de fadas. Para alguém que iniciou o ano ironizado pela mídia, que lhe deu o sugestivo apelido de "Rolling Stoner", o piloto da Ducati deu a volta por cima de maneira inacreditável.
Logo no abertura da temporada da MotoGP, no Catar, Stoner conquistou seu triunfo inaugural de 2007, ignorando a concorrência do heptacampeão Valentino Rossi para vencer com autoridade. E a história foi se repetindo nas corridas seguintes: após oito corridas, Stoner havia sido o ganhador em cinco. Pouco a pouco, aqueles que esperavam a reação de Rossi foram caindo na real.
Porque ela não viria. O ano era de Stoner e de ninguém mais. Sempre acompanhado de sua bela esposa, Adriana, o australiano não aliviou em nenhum momento. No fim da temporada, seu desempenho era, digamos de "nível Rossi": 367 pontos, dez vitórias e 14 podiuns em 17 etapas. Sem dúvida alguma, Stoner conquistou seu primeiro título de forma incontestável. Agora, resta saber se ele consegue manter o desempenho em 2008.
Se depender dos testes inaugurais da pré-temporada, nada indica que o domínio de Stoner será interrompido.
No início do ano: Coadjuvante da MotoGP
Desempenho em 2007: Campeão da MotoGP, com 367 pontos, dez vitórias e 14 podiuns em 17 etapas
Perspectivas para 2008: Favorito destacado para o título da MotoGP
A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta na terça que vem, assumindo de novo seu formato original, com apenas um "número" sendo contado a cada post. Como estamos em época de férias, eu precisava bolar alguma lista que prendesse atenção. Que fosse realmente polêmica. Assim, resolvi lançar um ranking que promete render bastante discussão: Os Dez Maiores Pilotos Brasileiros da História.
No início do ano: Coadjuvante da MotoGP
Desempenho em 2007: Campeão da MotoGP, com 367 pontos, dez vitórias e 14 podiuns em 17 etapas
Perspectivas para 2008: Favorito destacado para o título da MotoGP
A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta na terça que vem, assumindo de novo seu formato original, com apenas um "número" sendo contado a cada post. Como estamos em época de férias, eu precisava bolar alguma lista que prendesse atenção. Que fosse realmente polêmica. Assim, resolvi lançar um ranking que promete render bastante discussão: Os Dez Maiores Pilotos Brasileiros da História.
E hoje, ao longo do dia, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Até mais!
Crédito das fotos:
Crédito das fotos:
Jimmie Johnson - http://www.nascar.com/
Dario Franchitti - http://www.indycar.com/
Casey Stoner - http://www.gpupdate.net/
7 comentários:
mto bom o fim da lista, concordo com vc inteiramente. Não vi mtas corridas da Moto esse ano mas o Stoner ganhou quase tudo que eu sei.
Sobre Franchiti, bastava a vitória em Indy para constar nessa lista.
E o Johnson dispensa apresentação, bateu o Jeff Gordan cara a cara e provou ser mesmo o melhor da Nascar;
esqueci de falar: se vc não colocar o Senna em primeiro nessa lista vai tomar sapatada de tudo que é canto hein eheuheuheueh!!!!
Gostei do desfecho da lista...
O jimmie Jhonson realemente mereceu ficar com o caneco, não teve para o Jeff Gordon... e ano que vem sou capaz de dar meu palpite para o Dale Earnhardt Jr.
Qto a IRL, sem comentários, assisti a todas as corridas (inclusive as que passaram somente no playTV, na época do pan) e o Franchitti se superou. ele ter levado o título esse ano não foi necessáriamente pura sorte, ele só tinha que chegar na frente do Dixon, e como corridas em ovais perder 1 milésimo faz mta falta, ele fez o correto, colou atrás do Dixon, e foi economizando equipamento até onde dava, a tática "louca" dos dois, deu certo para ele, que andava no vácuo e consequentemente economizou 1/2 volta de combustível, esse tentinho que o fez ganhar a corrida, tanto que ele nem voltou aos boxes andando, parou no meio da reta oposta ao grid, sem combustível, ai ele saiu do carro, sentou no pneu, e alguém levou combustível para ele dar a "volta da vitória", e o tradicional show de burn-out, como ocorre na Nascar...
qto ao Casey Stoner, esse realmente mereceu o caneco, e o primeiro lugar, apesar de não ter visto nenhuma corrida da MotoGP esse ano, somente pelo que li por ai e aqui no blog, ele realmente teve todos os méritos de ter levado o caneco, e também de estar no primeiro lugar da lista, pois ao meu ver, ele "espancou" a concorrencia.
qto a nova lista, com certeza vai ter gente discordando... só admito um nome no primeiro lugar que não seja o do Senna...
ou seja, o fight vai começar...
hahahahaahahhaha
Guga,
Grande Abraço.
Excelente lista,
Apenas acho q a quinta colocação do Cacá Bueno é pouca coisa perto do que vem mostrando Jari-Matti Latvala no WRC.
O finlandês certamente é do futuro da competição.
Obrigado por todas as mensagens!
Alex: Valeu pelos elogios! E fique tranqüilo que eu vou ter bom-senso nessa próxima lista hehehe!
Jairo: Seu comentário sobre o Franchitti e a IRL é perfeito. De fato, o escocês contou com a sorte, mas teve muita competência também. A tática de economizar gasolina na segunda metade da finalíssima do Texas revelou-se um enorme acerto, embora fosse extremamente arriscada. Gostei da sua análise!
Anônimo: Concordo com você: a temporada do Latvala foi realmente impressionante. Em 2008, o finlandês deve ser titular da equipe de fábrica da Ford, ao lado do compatriora Mikko Hirvonen. Entre os dois, acho que Latvala está melhor preparado. Será ele o desafiante de Sebastien Loeb?
Grande abraço a todos!
Gustavo Coelho
Não tenho parado muitas vezes no dia em frente ao computador, quando passo por aqui tenho um monte de coisa atrasada pra ler... como se diz, você está frenético, Gustavo!
Não sou lá muito fã da MotoGP, mas não vou desmerecer ninguém. Quem tinha um rival como Valentino já mereceria destaque, seja lá como tenha vencido.
A lista, que eu li praticamente toda agora, ficou excelente! Eu sinceramente não sei se concordo ou discordo com cada posição escolhida, muito difícil "rankear". Mas você topou o desafio e se saiu bem. Mas...
... acho que não foi suficiente. A próxima encrenca eu quero ver. De Chico Landi a Felipe Massa tem muita coisa! E o Barrichello? vish!
Boa sorte,
Abraço!
Fábio,
Mais uma vez, obrigado mesmo por todos os elogios! E pelo incentivo também hahaha!
Tem sido meio complicado atualizar o Blog três vezes por dia, mas eu estou conseguindo. Semana que vem terminam as provas da faculdade e, até agora, eu não precisei diminuir muito os posts por causa delas. Tomara que nenhum professor meu invente um trabalho de última hora...
A próxima lista vai ser uma encrenca mesmo. Mas eu topo! O rascunho inicial que fiz, na minha opinião, ficou bastante equilibrado.
Grande abraço!
Gustavo Coelho
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