quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Os Dez Maiores Duelos da História - Esses ficaram de fora

Depois de quatro semanas de contagem, finalizamos, ontem, a lista dos Dez Maiores Duelos da História. O ranking completo, para ficar guardado nos registros do Blog, terminou assim:

1. Gilles Villeneuve x Rene Arnoux - França/1979
2. Jacques Villeneuve x Michael Schumacher - Europa/1997
3. Ayrton Senna x Alain Prost - Inglaterra/1993
4. Fernando Alonso x Michael Schumacher - San Marino/2005
5. Elio de Angelis x Keke Rosberg - Áustria/1982
6. Ayrton Senna x Nigel Mansell - Mônaco/1992
7. Fernando Alonso x Felipe Massa - Europa/2007
8. Michael Schumacher x Damon Hill - Bélgica/1995
9. Nelson Piquet x Nigel Mansell - Austrália/1990
10. Ayrton Senna x Jean Alesi - Estados Unidos/1990

Como não poderia deixar de ser, porém, vários outros duelos marcantes ficaram de fora, por motivos diferentes. O Blog, aproveitando a chance de explicar-se, repassa agora algumas dessas disputas emocionantes. Elas não merecem terminar sem menção. Vamos lá:

Mike Hawthorn x Juan Manuel Fangio - França/1953
No circuito de Reims, a Fórmula 1 viu a primeira vitória de um piloto inglês na história. Correndo pela Ferrari, Hawthorn derroou o lendário Fangio em batalha direta pelo triunfo. Os dois lideram a maior parte da prova, trocando de posições inúmeras vezes nas enormes retas da pista francesa. Na última volta, Hawthorn toma a liderança no grampo Thillois e ganha com menos de um segundo de vantagem sobre Fangio.

Jackie Stewart x Graham Hill - Itália/1965
Companheiros de equipe na BRM, Stewart e Hill representavam dois oportos. O primeiro era o estreante atrevido. O outro fazia o papel do veterano rápido e consistente, surpreendido pela velocidade do novato. Em Monza, a dupla disputou a vitória em luta particular. A liderança mudou de mãos em várias oportunidades, até que Stewart abriu distância no fim, ganhando com cinco segundos de vantagem para Hill.

John Surtees x Jack Brabham - Itália/1967
Com o abandono de Jim Clark a duas voltas do fim, Surtees e Brabham, que duelavam pelo segundo lugar, viram-se de repente decidindo a vitória. Na última volta, o australiano passa à frente na Parabolica, arriscando a ultrapassagem num traçado sujo de óleo. Perde tempo e o inglês vê sua chance. Surtees coloca por dentro na reta de chegada e vence, com Brabham praticamente emparelhado.

Jackie Stewart x Emerson Fittipaldi - Mônaco/1973
Grandes dominadores da Fórmula 1 na época, Stewart e Fittipaldi tiveram um duelo à parte em Monte Carlo. O escocês liderou de ponta a ponta. Na corrida inteira, porém, o brasileiro esteve logo atrás pressionando, à espera de uma chance. Ela não veio. Os dois recebem quase juntos a bandeirada. E na volta de desaceleração, enquanto cumprimentam o público, conseguem bater sozinhos dentro do túnel. Foi distração.

Ronnie Peterson x Emerson Fittipaldi - Itália/1973
Ainda com chances de título, Fittipaldi precisava vencer em Monza para manter suas esperanças. Durante toda a corrida, persegue seu companheiro de Lotus, Peterson, achando que o sueco iria abrir mão da vitória. Mas isso não acontece. Nas voltas finais, o brasileiro ainda tenta uma ultrapassagem, em vão. Peterson ganha e Fittipaldi compra uma briga com o chefe, Colin Chapman, que não quis sinalizar a troca de posições.

Ronnie Peterson x Patrick Depailler - África do Sul/1978
Embora pouco celebrado, esse duelo foi absolutamente sensacional, num final de corrida de tirar o fôlego. Riccardo Patrese liderava tranqüilamente até quebrar, a 14 voltas da bandeirada. Mario Andretti assume a liderança, mas fica sem gasolina. Depailler passa à frente, porém, não consegue segurar o ímpeto de Peterson. O sueco ultrapassa o francês na última volta, numa manobra em que os dois chegam a tocar rodas.

Keke Rosberg x Alain Prost - Suíça/1982
Disputando o título, Rosberg ainda não havia vencido. Prost, por sua vez, queria ganhar com a Renault em território francês, apesar da corrida contar como G.P. da Suíça. No final, o finlandês se aproxima. Os organizadores tentam uma manobra desleal: alterar a contagem das voltas para beneficiar o piloto da casa. A falcatrua é descoberta. Rosberg ultrapassa Prost, vence a primeira da carreira e vai em direção ao título.

Ayrton Senna x Nigel Mansell - Espanha/1986
Na última parte da corrida, Mansell é obrigado a fazer um pit stop para trocar seus pneus. Volta voando e ultrapassa Alain Prost, chegando a segundo. No giro derradeiro, alcança o líder, Ayrton Senna. O inglês tenta uma ultrapassagem na curva final do circuito, mas o brasileiro fecha. Mansell não desiste e coloca-se lado a lado enquanto recebem a bandeirada. Senna vence por 0.014s, a terceira menor diferença da história.

Nigel Mansell x Nelson Piquet - Inglaterra/1986
No circuito de Brands Hatch - usado pela última vez na Fórmula 1 - as Williams estavam à vontade. Seus pilotos, Mansell e Piquet, disputam a corrida sozinhos. Durante toda a prova, lideram sossegados. O G.P. é decidido num lance rápido. Após seu pit stop, o inglês volta imediatamente à frente do brasileiro. Este tenta a a ultrapassagem, mas é prejudicado por um retardário. Não tem outras oportunidades e perde a vitória.

Alain Prost x Ayrton Senna - Japão/1989
Duelo épico e polêmico entre os dois maiores rivais da história. Senna precisa vencer para manter suas esperanças de título vivas. O brasileiro perde a liderança na largada, e só consegue se recuperar nas voltas finais. Tenta uma manobra ousada sobre Prost, que fecha. Os dois colidem. Ayrton ainda volta à corrida, ajudado pelos fiscais da pista. Vence mas é desclassificado, numa decisão até hoje não totalmente esclarecida.

Ayrton Senna x Damon Hill - Brasil/1993
Correndo em casa, Senna vinha num dia pouco inspirado, até que começa a chover. O brasileiro muda a tática rapidamente, conseguindo se recuperar na prova. Ele sobe para segundo, atrás apenas de Hill. Durante algumas voltas, Ayrton pressiona o inglês, esperando por uma oportunidade. Então, realiza uma manobra antológica na entrada do Laranjinha. Não perde mais a liderança, vencendo para o delírio da torcida.

Rubens Barrichello x Michael Schumacher - França/1999
Em meio à chuva, Barrichello tem um desempenho impressionante com sua Stewart. Lidera por um bom tempo, até começar a ser atacado por Schumacher. O alemão passa, mas toma um "x" humilhante na saída do grampo Adelaide. Na volta seguinte, o piloto da Ferrari completa a manobra. Mas, no final da corrida, Rubinho termina melhor: faz um podium com um terceiro lugar, enquanto Schumi cai para quinto.

Michael Schumacher x Juan Pablo Montoya - Austrália/2002
Com os abandonos de Barrichello e Ralf na largada, Schumacher e Montoya ficam a sós na batalha pela ponta. O colombiano realiza linda manobra na volta 11, tomando a liderança. Mas o alemão prepara a revanche. Quatro giros depois, ameaça por dentro no fim da reta principal. Montoya se ilude e fecha, enquanto Schumacher recolhe. Na saída da curva, vem com muito mais velocidade, passa e vai rumo à vitória.

Juan Pablo Montoya x Kimi Raikkonen - Alemanha/2002
Num tempo de raras disputas entre os líderes, Montoya e Raikkonen travam uma disputa sensacional pelo quarto lugar. O colombiano chega a ficar fora da pista por alguns momentos, enquanto tenta de qualquer forma a manobra sobre o finlandês. Finalmente, Montoya consegue a ultrapassagem quando chegam ao complexo do estádio de Hockenheim. Ele é segundo no fim da prova. Raikkonen, por sua vez, abandona.

Michael Schumacher x Fernando Alonso - San Marino/2006
Um ano depois do duelo de 2005, Schumacher consegue sua revanche sobre Alonso, em circunstâncias bem parecidas. Dessa vez, era o espanhol quem tinha o carro mais rápido. Mas, na frente dos tiffosi, o alemão segura a liderança até o fim, contando com a ajuda do apertado traçado de Imola. Schumacher vence mas não consegue levar o título no fim do campeonato. Nesse caso, Alonso levou a melhor.

Ainda existiram, é claro, muitos outros duelos magníficos na história da Fórmula 1. A memória do escriba do Blog, infelizmente, não é infalível. De qualquer forma, as disputas presentes na lista dos Dez e nesta dos que ficaram de fora são absolutamente espetaculares. Se aconteceu algum grande esquecimento, ele certamente será menos notado...

Ao longo do dia de hoje, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: http://www.f1-facts.com/

5 comentários:

Anônimo disse...

gustavo, eu só gostaria de ver mais alguns duelos do Senna mas acho que sua lista ficou de bom tamanho. Sobre essas que tambem não entraram você também fez um otimo trabalho de pesquisa. Paranbéns!

Anônimo disse...

acompanho o blog, raramente comento, mas aqui: sensacional a lista!

Blog F1 Grand Prix disse...

Aurélio e Eric,

Muito obrigado pelos elogios! Tenho certeza de que vocês vão gostar da próxima lista também.

Grande abraço!

Adalberto disse...

Show de bola essa sua série 10+

Continue assim! Creio que esse seja o blog mais organizado sobre o assunto da internet!

Anônimo disse...

Boa lembrança a sua, a que eu mais queria q vc citasse era a disputa Senna x Mansell na Espanha.
Espero a proxima lista! Ateh!