terça-feira, 4 de setembro de 2007

Kimi e Massa: quase empatados também no discurso

No campeonato de pilotos, a diferença entre os dois é de apenas um ponto. Não é só na tabela de classificação, porém, que Kimi Raikkonen e Felipe Massa têm se mostrado bastante parecidos. Nos últimos tempos, as entrevistas e declarações da dupla parecem ser iguais. O discurso - orquestrado ou não pela Ferrari - é sempre o mesmo.

Um belo exemplo disso é a expectativa dos dois para a próxima corrida do calendário da Fórmula 1, o Grande Prêmio da Itália, em Monza. Em relação à superioridade da McLaren nos testes coletivos da semana passada, as opiniões de Kimi (à esquerda) e Massa são muito semelhantes. Suas frases são idênticas e praticamente se completam.

"Você nunca sabe quanto de combustível os outros estão usando nos testes. Assim, só poderemos ter uma visão melhor na classificação", diz Raikkonen. Massa não fica longe disso: "Nos testes, cada um ensaia com cargas distintas de gasolina. Veremos o que acontece no dia da corrida".

Veremos, veremos, veremos. A padronização do discurso de Massa (à direita) e Kimi não é surpresa nenhuma. Como candidatos ao título da Fórmula 1, os dois precisam ter cuidado ao falar com a mídia. Qualquer frase colocada fora de contexto faz um estrago tremendo. Não é à toa que os pilotos, cada vez mais, parecem bonecos de corda nas coletivas de imprensa dos fins de semana de G.P.

Mas sobre a força da Ferrari na prova desse fim de semana, em Monza, não há muito mais o que falar mesmo. A dupla da equipe italiana adotou o discurso certo, uma espécie de "otimismo conservador". Colocam-se como favoritos, mas sem esquecer de ressaltar as virtudes dos principais concorrentes.

No Grande Prêmio da Itália, a McLaren ainda deve estar um pouco atrás da Ferrari. Mas muito pouco. A classificação de sábado, uma vez mais, será crucial. Monza não permite estratégias diferentes. São duas paradas e pronto, sem inventar. Se tivesse que apostar hoje, diria que quem contonar a primeira curva na frente vai ganhar a corrida.

Como, aliás, tem acontecido na enorme maioria das provas da atual temporada.


Suderj informa: substituição na presidência da Renault F1. Sai Alain Dassas e entra Bernard Rey. Quem? No lugar de quem? Calma, isso não importa. A troca nada mais é do que um rodízio normal na montadora do losango. Alain Dassas, o principal dirigente da equipe de Fórmula 1, vai ser o novo chefe financeiro da Nissan, empresa pertencente ao conglomerado francês.

Por sua vez, Bernard Rey, o substituto, já foi o chefe de competições da própria Nissan e, atualmente, ocupava o cargo de vice-presidente sênior da Renault. Qual é a importância dessa notícia? Simples: a troca vem para confirmar a vontade da montadora francesa de continuar na Fórmula 1.

Até o início do ano passado, havia sérias dúvidas quanto ao comprometimento da Renault com a categoria. Um dos principais motivos da saída de Fernando Alonso, por exemplo, foi o medo que o espanhol tinha de ficar sem um carro competitivo caso a montadora resolvesse não permanecer na Fórmula 1.

Então, as coisas mudaram completamente quando a Renault assinou o novo Pacto da Concórdia, estendendo - em tese - sua continuidade na Fórmula 1 até 2011. Quem ainda não acreditava nas intenções da montadora perdeu as dúvidas com a troca de comando anunciada hoje. Bernard Rey, o novo presidente, é um profissional com experiência e competência.

Se a Renault pensasse em sair da Fórmula 1, não colocaria um empregado tão importante no comando das atividades. Simples assim.


A MotoGP confirmou, nessa terça, seu calendário para a temporada 2008. No total, serão 18 corridas ao longo do ano, o mesmo número do atual campeonato. Mas há algumas mudanças significativas.

A prova do Catar, no circuito de Losail (à esquerda), vai abrir a temporada e será realizada à noite. A experiência, se der certo, poderá ser adotada pela Fórmula 1 - no médio prazo - em países como Cingapura, Austrália e Malásia.

Além disso, sai a corrida da Turquia para a entrada do G.P. de Indianapolis. No maior templo do automobilismo mundial, a MotoGP vai andar num circuito misto diferente do que foi utilizado pela Fórmula 1 nos últimos anos. O sentido, obecedendo à tradição americana, será anti-horário (à direita).

Por fim, pequenos ajustes foram feitos nas datas. A corrida de Indianapolis vai ser disputada em setembro, no espaço atualmente ocupado pelo G.P. de Portugal. A prova lusitana, por sua vez, passa para abril, entrando no lugar da Turquia.

A seguir, o calendário da MotoGP para 2008:

09 de marçoG.P. do Catar, em Losail
30 de março G.P. da Espanha, em Jerez de la Frontera
13 de abrilG.P. de Portugal, no Estoril
04 de maio G.P. da China, em Xangai
18 de maio – G.P. da França, em Le Mans
01 de junho G.P. da Itália, em Mugello
08 de junhoG.P. da Catalunha, em Barcelona
22 de junhoG.P. da Inglaterra, em Donington Park
28 de junho G.P. da Holanda, em Assen
13 de julhoG.P. da Alemanha, em Sachsenring
20 de julho G.P. dos Estados Unidos, em Laguna Seca
17 de agostoG.P. da República Tcheca, em Brno
31 de agosto G.P. de San Marino, em Misano
14 de setembro G.P. de Indianápolis, em Indianápolis
28 de setembro G.P. do Japão, em Motegi
05 de outubro – G.P. da Austrália, em Phillip Island
19 de outubro G.P. da Malásia, em Sepang
26 de outubroG.P. de Valência, no Ricardo Tormo

Um último comentário: o autódromo de Jacarepaguá, infelizmente, não chegou nem perto de arranjar uma vaguinha.


A cidade de Valência já garantiu a sua entrada no calendário da Fórmula 1 em 2008. Hermann Tilke - projetista oficial das pistas da categoria - desenhou um circuito na zona portuária da região. Pelo vídeo a seguir, dá para ter uma idéia do resultado final:



É impressionante como a pista lembra Mônaco, em alguns trechos. Especialmente o complexo da piscina de Monte Carlo, praticamente copiado em duas chicanes idênticas. Querem saber minha impressão final? Vai ser muito, muito difícil de ultrapassar. Pelo menos escolheram um belíssimo cenário para colocar o circuito.

Nessa quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Amanhã, o grande campeão da lista dos Dez Maiores Duelos da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até mais!

Crédito das fotos:
Kimi Raikkonen - http://www.f1racing.pl/

5 comentários:

Anônimo disse...

será que a moto volto um dia a jacarepagua? Acho difícil mas.. vamos torcer. Essa pista de Valencia é bonito mesmo mas como você disse será quase impossível passar.

Abs,

Maurício - RJ

Anônimo disse...

gustavo, acredito também que a ferrari estará mais forte em monza. Felipe Massa tem que tomar cuidado com o Kimi Rakkonen que, na minha opinião, sera seu maior rival.

Um abraço.

Anônimo disse...

Prefiro o discurso cauteloso e conservador do que o discurso demasiado otimista. Está claro que ambos pilotos estão se "protegendo" da mídia com relação a um eventual fracasso em Monza. O outro motivo pode ser dado que o título está mais proximo dos pilotos da McLaren que da Ferrari. A não ser que o julgamento da corte de apelação mude tudo.....

Anônimo disse...

esses pilotos de hoje em dia não falam mais nada mesmo. queria ver entrevista com o piquet euheuehue

Felipe Maciel disse...

Eu já não duvido de mais nada. Se a McLaren bater a Ferrari eu não vou me surpreender, ainda mais com todas as mudanças aerodinâmicas que fizeram, o carro deve ter evoluído bastante. Aindo acredito na força da Ferrari mas não ponho a mao no fogo por ninguem.