domingo, 2 de setembro de 2007

Weekend Update - ChampCar e WRC

Não foi da maneira como ele esperava, mas Sebastien Bourdais (à esquerda) conquistou seu quarto título consecutivo na ChampCar com um sétimo lugar na etapa de hoje da categoria, no circuito de Assen, na Holanda. Com os 18 pontos marcados no fim de semana, o francês ampliou de 53 para 65 sua vantagem de pontos para Robert Doornbos no campeonato. O holandês, aposta do Blog e correndo em casa, não passou de 13º.

Em tese, o título ainda não foi garantido, já que ainda há 68 pontos em disputa nas duas últimas provas do calendário. Entretanto, basta a Bourdais largar em uma delas para fechar a fatura. Se fizer isso, marcará no mínimo quatro pontos, um a mais do que precisa. O anti-climax é culpa do sistema de pontuação, que contempla os 20 primeiros embora apenas 17 pilotos participem das provas regularmente.

Na corrida de hoje, o vencedor foi o inglês Justin Wilson (à direita). Ele largou da segunda posição do grid e superou o pole, Sebastien Bourdais, logo na saída. O belga Jan Heylen - o mais rápido no warm-up da manhã - chegou em segundo. Completando o podium, numa excelente terceira posição, veio o brasileiro Bruno Junqueira.

A nota curiosa da corrida foi o problema que alguns pilotos tiveram com o push-to-pass. O botão, quando acionado, funciona como uma espécie de "turbo", liberando algumas dezenas de cavalos extras de potência no motor. Por algum motivo, ao invés disso, o mecanismo estava ativando o limitador de velocidade usado nos boxes. Sebastien Bourdais e Neel Jani foram os dois pilotos que mais perderam tempo com a ingrata surpresa.

Logo abaixo, a classificação da etapa de Assen da ChampCar:

1. Justin Wilson/Inglaterra/RSPORT, 1h46:02.236s
2. Jan Heylen/Bélgica/Conquest, a 7.227s
3. Bruno Junqueira/Brasil/Dale Coyne, a 8.419s
4. Tristan Gommendy/França/PKV, a 9.037s
5. Neel Jani/Suíça/PKV, a 22.262s
6. Simon Pagenaud/França/Team Australia, a 22.698s
7. Sébastien Bourdais/França/Newman-Haas-Lanigan, a 22.955s
8. Oriol Servia/Espanha/Forsythe, a 23.406s
9. Graham Rahal/Estados Unidos/Newman-Haas-Lanigan, a 23.949s
10. Ryan Dalziel/Inglaterra/Pacific, a 29.554s

Após duas provas consecutivas na Europa, a ChampCar entra num período de recesso. A próxima corrida - penúltima do calendário - é só daqui a um mês e meio, no dia 21 de outubro, em Surfers Paradise, Austrália.


No Rally da Nova Zelândia, a empolgante disputa entre a dupla protagonista do campeonato, Marcus Grönholm (à esquerda) e Sebastien Loeb, teve um final espetacular. Depois de quase quatro horas de competição ao longo de três dias, o piloto da Ford - palpite do Blog - saiu vencedor. Com uma diferença absolutamente mínima, de apenas 0.3s.

Os dois se revezaram na liderança da tabela de tempos durante todo o domingo. Grönholm começou o dia precisando tirar uma vantagem de 1,3 segundo para Loeb. O finlandês venceu quatro especiais e retomou a ponta a um estágio do final. No último trecho, o francês da Citröen levou vantagem, mas não foi o suficiente.

A diferença de 0,3s foi a menor da história do Mundial de Rally. Grönholm e Loeb (à direita) deixaram todos os outros competidores na sombra. O melhor deles, Mikko Hirvonen, terminou a 1 minuto e 42 segundos do vencedor, seu companheiro de equipe na Ford.

O melhor representante da Subaru foi o australiano Chris Atkinson, o quarto. Na seqüência, completando a zona de pontuação, vieram, respectivamente, Jari-Matti Latvala (Ford), Daniel Sordo (Citröen), Petter Solberg (Subaru) e Urmo Aava (Mitsubishi).

Com os resultados, Grönholm lidera o campeonato com 90 pontos, dez a mais do que Loeb. Mikko Hirvonen é o terceiro, com 69. Daniel Sordo e Petter Solberg estão empatados em quarto, somando 31. A seguir, o resultado final do Rally da Nova Zelândia:

1. Marcus Gronholm/Finlândia/Ford, 3h 52:53.9s
2. Sebastien Loeb/França/Citroen, a 0.3s
3. Mikko Hirvonen/Finlândia/Ford, a 1:42.8s
4. Chris Atkinson/Austrália/Subaru, a 2:32.3s
5. Jari-Matti Latvala/Finlândia/Ford, a 2:36.9s
6. Daniel Sordo/Espanha/Citroen, a 3:42.0s
7. Peter Solberg/Noruega/Subaru, a 3:54.7s
8. Urmo Aava/Estônia/Mitsubishi, a 9:16.3s
9. Henning Solberg/Noruega/Ford, a 9:54.6s
10. Matthew Wilson/Inglaterra/Ford, a 10:19.9s

Faltam apenas cinco etapas para o encerramento da temporada do Mundial de Rally. A próxima parada é a Espanha, entre os dias 5 e 7 de outubro. Até o final do dia, o Blog volta comentando as corridas de DTM, GT3 Brasil, IRL e Nascar. Até mais!

Crédito das fotos:

6 comentários:

Anônimo disse...

gustavo, parabéns pelo seu trabalho, voce vem se superando a cada dia. Essa informação que o Bordais já era campeão não foi dada por nenhum site de noticia do brasil. Parabens e um abraço.

Anônimo disse...

sensacional a disputa no mundial de rally! E um título mais do que merecido para o Bourdais!

Blog F1 Grand Prix disse...

Aurélio,

Muito obrigado pelo seu incentivo. É como eu sempre digo: faço sempre o meu melhor.

Grande abraço!

Fabio disse...

É verdade. Com as notícias da Champ aqui passei a me interessar mais pela categoria... muito legal.

abraço!

Felipe Maciel disse...

Essa do botão é brincadeira... Virou uma espécie de push-and-leave-them-pass...

Merecida conquista do Bordais, já deve estar cansado de ser campeão na categoria, ainda bem que descolou um novo desafio na F1, pena que tenha sido pela Toro.

Schuey2007 disse...

Amigo Blog, só agora tive tempo para lhe agradecer a nomeação para o Blog Day. Obrigado.

Quanto ao mundial de Ralis, foi por uma unha que o Gronholm pegou essa!

Grande Abraço