segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Monza: a pista onde (quase) nunca chove

Você gosta de Fórmula 1? Acompanha há bastante tempo? Então responda rápido: quantas vezes já houve corridas em Monza com pista molhada? Nenhuma? Calma, quase acertou.

Desde 1950, o primeiro ano de existência da Fórmula 1, o Autodromo Nazionale di Monza (à esquerda) foi a pista que mais vezes recebeu etapas da categoria. Com a prova do próximo domingo, serão 57 Grandes Prêmios no circuito italiano. Mônaco é a única outra sede que chega perto desse número, tendo recebido 54 eventos, no total.

Mas, apesar de tão longa história - já são quase seis décadas, afinal de contas - em apenas três oportunidades a chuva apareceu em Monza. E, mesmo assim, em nenhuma delas a pista ficou suficientemente alterada para transformar de forma dramática o andamento da prova.

Segundo o site f1-facts, a primeira vez que Monza teve pista molhada foi no Grande Prêmio da Itália de 1956. É verdade que essa informação não foi encontrada em nenhuma outra das minhas fontes, incluindo sites e livros. Mas, pela foto ao lado, percebe-se a presença da água pelo brilho do piso, típico de um dia chuvoso.

Depois disso, Monza só voltaria a ver uma corrida com tempo instável em 1981. Nesse ano, começou a garoar no circuito quando dez voltas da prova já haviam sido completadas. Foi o suficiente para tirar da competição retardatários como Slim Borgudd - um sueco que era baterista do grupo ABBA - e Eddie Cheever. Dos pilotos de ponta, apenas Rene Arnoux bateu. A fina chuva parou e, sem demorar muito, o piso voltou a ficar seco.

Nos anos recentes, o Grande Prêmio da Itália só teve pista molhada em 2004 (à esquerda). Na oportunidade, choveu pouco antes da corrida. A maioria dos pilotos optou por largar com pneus de seco. Uma das exceções foi o eventual vencedor da prova, Rubens Barrichello.

Rubinho saiu com pneus intermediários, uma escolha que se revelaria um tanto equivocada. A força de sua Ferrari F2004, porém, era impressionante, permitindo a recuperação de Barrichello. No final da corrida, o brasileiro fez a dobradinha com Michael Schumacher, para delírio da multidão de tiffosi.

Na última semana, choveu durante os testes coletivos em Monza (à direita). Uma verdadeira façanha. Afinal, isso quase nunca acontece. Será que o fim de semana da prova pode ter pista molhada? Os metereologistas já acabaram com a ilusão: a chance de chuva é quase nula. Se quiserem ver corrida com clima instável, os fãs da Fórmula 1 vão precisar esperar mais um pouco.

Até, precisamente, o dia 16 de setembro. Será quando a categoria chegará a Spa-Francorchamps, o circuito belga conhecido tanto pelo traçado veloz e desafiador quanto pela instabilidade marcante do tempo. É só aguardar.

Crédito das fotos:

4 comentários:

Anônimo disse...

é verdade, eu nunca tinha parado para pensar nisso.

Acho que vai chover em Monza no dia que chover no Bahrein uehueheuheu

Anônimo disse...

Pior, vai chover em Monza quando chover na Turquia!

Eu naum lembro dessa corrida em 2004, era minha epoca de vestibular e perdi várias provas, fora as outras q eu naum via por estar mto cansado por semanas cansativas...fazer o q...

Fabio disse...

Foi um que o Shumi fez corrida de recuperação?

Bom, mais um motivo p/ o Barrichelo não ficar otimista.

Abraço.

Anônimo disse...

nem com dança da chuva chove em monza kkkk