sábado, 8 de setembro de 2007

Stock Car vê segunda vitória consecutiva de Cacá Bueno

A sétima etapa da temporada da Stock Car, disputada nesse sábado, terminou com um resultado mais do que comum: vitória de Cacá Bueno (à esquerda). Em Curitiba, ele conquistou seu segundo triunfo consecutivo, e o 17º na categoria. Líder do campeonato e atual campeão, Cacá teve sorte e competência para vencer a prova de hoje.

Saindo de terceiro no grid, ele subiu para a segunda posição ao superar, na largada, um de seus principais adversários no campeonato, Ricardo Maurício. O pole position Pedro Gomes manteve a ponta. Enquanto isso, lá atrás, aconteciam os acidentes de costume. Dessa vez, quem se deu mal foi Tarso Marques, que não chegou a completar uma volta após colidir com Alan Hellmeister.

Outras confusões foram se sucedendo. Hoover Orsi tentou uma ultrapassagem otimista sobre Marcos Gomes, mas errou na dose. Saiu ligeiramente da pista, danificando o carro e perdendo várias posições. Ao mesmo tempo, Thiago Camilo acertava Allan Khodair, tirando este da corrida.

Um pouco mais tarde, Daniel Landi escapou no fim da reta principal. Logo depois, o pneu de William Starostik dechapou, jogando muitos destroços na pista. O piloto paulista precisou abandonar uma corrida em que estava andando entre os dez primeiros. Uma pena.

O safety-car precisou entrar no circuito para que ela fosse limpa. Algumas voltas depois, a bandeira verde foi acionada de novo. Enrique Bernoldi - até ali, o melhor dos ex-pilotos de Fórmula 1 - perdeu várias posições e depois desistiu, com um problema de suspensão.

Então, de repente, o líder Pedro Gomes saiu da pista na curva da Vitória. A causa: um pneu furado. Ele não seria a única vítima do asfalto quente e abrasivo de Curitiba. Antonio Jorge Neto, outro dos ponteiros, também teve sua corrida estragada por problemas em seus compostos.

Até o fim, Cacá Bueno seguraria a liderança, poupando seu equipamento e acelerando quando necessário. O safety-car chegou a voltar ao circuito mais duas vezes, por causa dos carros de Thiago Marques (à direita) e Mateus Greipel. Ambos saíram da pista e ficaram parados em pontos perigosos.

Ainda houve tempo para que Thiago Camilo e Paulo Salustiano se envolvesse numa briga feroz. Os dois colidiram e o segundo rodou. Ao tentar voltar à corrida rapidamente, deu um cavalo de pau irresponsável, atingindo Hoover Orsi. No fim, nenhum dos três recebeu a bandeirada final.

Cacá Bueno venceu, com os companheiros de equipe Ricardo Maurício e Marcos Gomes (ambos, à esquerda) logo a seguir. Valdeno Brito foi o quarto, com Alceu Felmann em quinto. Líder da categoria GT3 Brasil, este foi um dos destaques da corrida: saiu do meio do pelotão e realizou algumas belas ultrapassagens. E sem apelar, como alguns de seus adversários gostam de fazer.

Os veteranos Carlos Alves e David Muffato conseguiram ótimos resultados, em sexto e sétimo. Completando os dez primeiros, vieram Popó Bueno, Ricardo Sperafico e Juliano Moro. Dos ex-pilotos de Fórmula 1, Ingo Hoffman foi o único a terminar a prova, em 13º.

Por condutas anti-desportivas, Thiago Camilo e Paulo Salustiano foram excluídos da corrida. Além deles, Rodrigo Sperafico também recebeu uma punição. Ele, que havia sido o 8º, teve acrescentados ao seu tempo vinte segundos, caindo para 15º.

Além de liderar o campeonato, com 107 pontos, Cacá Bueno já é um dos quatro pilotos garantidos nos play-offs. Também confirmados estão Ricardo Maurício (93), Thiago Camilo (77) e Marcos Gomes (57). Outros três ficaram muito perto da vaga: Ingo Hoffmann (53), Valdeno Brito (51) e Rodrigo Sperafico (50).

Na "bolha" aparecem Felipe Maluhy (44), Antonio Jorge Neto (41), Daniel Serra (40), Luciano Burti (38) e Rubem Fontes (30). Vários pilotos ainda têm chances remotas de classificação. O último deles é Allan Khodair (16), que vem na 23ª colocação do campeonato.

A seguir, o resultado final da etapa de Curitiba da Stock Car:

1.Cacá Bueno/Rio de Janeiro/Mitsubishi Lancer, 51 voltas em 49:01.169s
2. Ricardo Mauricio/São Paulo/Chevrolet Astra, a 1.264s
3. Marcos Gomes/São Paulo/Chevrolet Astra, a 2.894s
4. Valdeno Brito/Paraíba/Peugeot 307, a 3.766s
5. Alceu Feldmann/Paraná/Chevrolet Astra, a 4.221s
6. Carlos Alves/São Paulo/Volkswagen Bora, a 4.649s
7. David Muffato/Paraná/Peugeot 307, a 11.148s
8. Popó Bueno/Rio de Janeiro/Chevrolet Astra, a 14.222s
9. Ricardo Sperafico/Paraná/Peugeot 307, a 14.653s
10. Juliano Moro/Rio Grande do Sul/Mitsubishi Lancer, a 14.876

A próxima corrida da Stock Car é no dia 23 de setembro, em Brasília. Até o final do dia, o Blog volta comentando as notícias do dia e os treinos da IRL e da Fórmula 3 Inglesa. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: http://www.stockcar.com.br/

3 comentários:

Anônimo disse...

Não vi a stock mas, pelo que to lendo aqui, não teve nada de anormal. As confusões os acidentes de sempre, emfim... e Cacá ganhando de novo!

Abs,

Maurício - RJ

Anônimo disse...

cacá é o shumacher da stock. Nooossa hein

Anônimo disse...

cacá tá meio gordinho hein rsrsrs