sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Resumo de uma pacata sexta-feira

Lucas di Grassi (ainda) não lidera o campeonato da GP2, mas deu um grande passo rumo ao título da categoria nessa sexta. No treino de classificação da penúltima rodada dupla do ano, em Monza, o brasileiro conseguiu uma excelente segunda posição do grid. Seu grande rival na tabela da temporada, Timo Glock, não passou de oitavo. Dois pontos é a vantagem do alemão sobre o brazuca.

A pole ficou com o piloto da casa Giorgio Pantano (à esquerda), aposta do Blog e vencedor das duas provas da rodada dupla de Monza do ano passado. Ele foi 0.333s mais rápido do que di Grassi, que empatou até na casa dos milésimos com Vitaly Petrov. Por ter marcado sua volta depois, o russo vai largar de terceiro.

Destaque das últimas corridas da categoria, o japonês Kazuki Nakajima - candidato a uma vaga na Toyota e na Williams em 2008 - é o quarto. Logo atrás, em quinto, aparece o outro palpite do Blog, o irlandês Adam Carroll. Confirmando sua evolução, Alexandre Negrão conseguiu um bom sexto tempo, enquanto Bruno Senna não passou de 14º.

Como de costume, foi uma sessão movimentada. De início, Luca Filippi, Borja Garcia, Lucas di Grassi (à direita) e Adam Carroll chegaram a liderar a tabela de tempos. Já na sua segunda tentativa, porém, Giorgio Pantano acertaria aquela que seria a volta da pole.

Nos minutos finais, vários pilotos desperdiçaram chances de melhorarem suas marcas. Adam Carroll e Timo Glock, por exemplo, saíram da pista. O tráfego foi outra dificuldade recorrente. Em sua derradeira tentativa, Luca Filippi vinha marcando tempo de pole até ser atrapalhado na Parabólica, a última curva de Monza. Ele caiu para sétimo.

O dia de ninguém, porém, foi pior do que o de Andy Soucek. Após ter completado apenas cinco voltas na classificação, o espanhol não conseguiu tempo para largar. Numa categoria bastante equilibrada como a GP2 - hoje, por exemplo, foram 13 pilotos no mesmo segundo da pole - não classificar-se para a corrida é um tremendo mico.

Vale lembrar que na bateria de domingo o grid será invertido, dependendo dos resultados da prova de amanhã. A seguir, o grid de largada para a primeira corrida da GP2 em Monza:

1. Giorgio Pantano/Itália/Campos, 1:30.546s
2. Lucas di Grassi/Brasil/ART, 1:30.879s
3. Vitaly Petrov/Rússia/Campos, 1:30.879s
4. Kazuki Nakajima/Japão/DAMS, 1:30.941s
5. Adam Carroll/Irlanda/FMS, 1:30.981s
6. Alexandre Negrão/Brasil/Minardi by Piquet, 1:31.006s
7. Luca Filippi/Itália/Super Nova, 1:31.048s
8. Timo Glock/Alemanha/iSport, 1:31.090s
9. Adrian Zaugg/África do Sul/Arden, 1:31.190s
10. Andreas Zuber/Áustria/iSport, 1:31.202s
14. Bruno Senna/Brasil/Arden, 1:31.499s

A largada da prova de amanhã está marcada para as 11 horas de Brasília. O Sportv transmite.


Continua completamente imprevisível a prova que a Stock Car vai realizar nesse sábado, no circuito de Curitiba. Será a sétima etapa da temporada, e a penúltima antes da definição dos pilotos que irão para o play-off. O treino de classificação, disputado hoje, terminou com uma zebra na pole.

Estabelecendo a melhor marca do fim de semana até aqui, Pedro Gomes (à esquerda) cravou o primeiro tempo, sendo o único a virar na casa dos 50s. Logo atrás, em segundo, veio Ricardo Maurício, seguido pelo líder do campeonato e aposta do Blog, Cacá Bueno. Completando os cinco mais rápidos, outras duas figurinhas conhecidas: Hoover Orsi, em quarto, e Antonio Jorge Neto, o quinto.

Dos ex-pilotos de Fórmula 1, Enrique Bernoldi (à direita) foi o melhor, em 11º. Luciano Burti vai largar no meio da galera, em 18º. Mais para trás no grid, aparecem Chico Serra, em 23º, e Ricardo Zonta, na 27ª posição. Ingo Hoffmann teve dificuldades e não passou de 32º.

A classificação foi horrorosa para o bi-campeão Giuliano Losacco, que está longe de superar a má-fase. Hoje, ele não passou de 34º. Duas posições atrás está Tarso Marques, outro que esteve bem mal. Ao menos, ambos têm vaga garantida amanhã. O mesmo não acontece com Antonio Pizzonia. Apenas o 42º mais rápido, o amazonense não conseguiu tempo para largar.

Logo abaixo, a tabela de tempos do treino de classificação da Stock Car:

1. Pedro Gomes/São Paulo/Peugeot 307, 50.870s
2. Ricardo Mauricio/São Paulo/Chevrolet Astra, 51.109s
3. Cacá Bueno/Rio de Janeiro/Mitsubishi Lancer, 51.160s
4. Hoover Orsi/Mato Grosso do Sul/Volkswagen Bora, 51.167s
5. Antonio Jorge Neto/São Paulo/Mitsubishi Lancer, 51.193s
6. Marcos Gomes/São Paulo/Chevrolet Astra, 51.211s
7. Carlos Alves/São Paulo/Volkswagen Bora, 51.234s
8. Valdeno Brito/Paraíba/Peugeot 307, 51.254s
9. Alceu Feldmann/Paraná/Chevrolet Astra, 51.263s
10. Thiago Marques/Paraná/Volkswagen Bora, 51.510s

Em virtude da Fórmula 1, a etapa da Stock Car foi antecipada para amanhã. A largada será às 10:15 de Brasília. A Rede Globo mostra ao vivo.


A equipe Hendrick Motosport fez a trinca na classificação da etapa desse fim de semana da Nascar, em Richmond. No oval curto do estado da Virginia, quem se deu melhor foi o atual campeão, Jimmie Johnson (à esquerda). Ele vai largar da pole, seguido de seus companheiros de equipe, Jeff Gordon - o líder do campeonato - e Kyle Busch.

O palpite do Blog, Kurt Busch, sai de 14º. Exatemente uma posição atrás está Juan Pablo Montoya. A prova de Richmond é a última antes do início do play-off, que vai reunir os doze melhor pilotos da temporada. O Canal Speed transmite a prova da Nascar, na noite de sábado.

Enquanto isso, a Fórmula 3 Inglesa entra na pista para a penúltima rodada dupla de seu calendário 2007. Nos treinos livres de hoje, o líder do campeonato, Marko Asmer (à direita), fez o melhor tempo, seguido de Niall Breen e Maro Engel. Entre os brasileiros, Alberto Valério fechou em quinto, Mario Moraes em sétimo e Ernesto Otero em 28º.

Antes que alguém me pergunte, a IRL não promoveu atividades no dia de hoje. Os pilotos só trabalham amanhã, dia de treinos livres e da classificação. A corrida vai ser no domingo e decide o título, que está entre Dario Franchitti, Scott Dixon e Tony Kanaan.


A Fórmula 1 vive um momento turbulento, em que os bastidores, a política e as polêmicas chamam até mais atenção do que o esporte. Fechando os vídeos da semana, nada melhor, então, do que algo para refrescar um pouco um ambiente. Com vocês, uma coletânea com lances engraçados e pitorescos da categoria:



Alguns comentários: a edição atrapalha um pouco, eu sei. Johnny Herbert é um sujeito muito bem-humorado, enquanto Ralf Schumacher faz o perfil oposto. Juan Pablo Montoya, no final, vale o vídeo. E um detalhe intrigante: por que diabos o editor do vídeo chamou os sambistas do início de "aborígenes"? Hein??

Esse sábado vai ser um dia cheio para o fã da velocidade. Às 9 horas, treino da Fórmula 1. Logo depois, corrida da Stock Car, seguida da etapa da GP2. Apenas depois de todas essas atividades, o Blog volta para comentar o que de melhor aconteceu em cada uma delas. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Giorgio Pantano - http://www.gpupdate.net/
Lucas di Grassi - http://www.gpupdate.net/
Enrique Bernoldi - http://www.stockcar.com.br/
Jimmie Johnson - http://www.wikipedia.com/

3 comentários:

Anônimo disse...

vou botar o despertador, mas se tiver sol so fico com a fórmula 1 e olhe la heuehuehueh

Anônimo disse...

essa corrida da gp2 será bem animada. Torço muito pelo Lucas, tomara que ele consiga terminar na frente do Glock. O carro dele é nitidamente pior ele merece mais que o Glock. Vamos torcer!

Anônimo disse...

não basta secar suas apostas na f-1 voce tambem seco o lucas rsrsrsrs