terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O boato do dia: Ron Dennis estaria prestes a deixar comando da McLaren

A notícia caiu como uma bomba nesta terça-feira: de acordo com o jornal Marca, Ron Dennis estaria muito próximo de deixar o comando da McLaren, equipe que ele controla com mão-de-ferro desde o início da década de 80. Segundo o que foi divulgado, a decisão teria sido tomada pela Mercedes, que detém 40% das ações do time prateado. Ao que parece, Dennis perderia grande parte de seu poder dentro da equipe, passando a ocupar apenas um cargo secundário.

Dentre as razões para a troca de comando, estariam a traumática perda do título da última temporada e o envolvimento da McLaren no spygate. Além disso, a Mercedes teria expressado a vontade de contar com um piloto alemão neste ano, mas Ron Dennis preferiu contratar o finlandês Heikki Kovalainen. O episódio, inclusive, pode ter sido a gota d'água para a Mercedes exigir mudanças. Agora, o principal favorito para substituir Dennis é Martin Whitmarsh, atual CEO do grupo McLaren.

É preciso considerar que a notícia foi divulgada pelo Marca, que fez de tudo para atazanar o ambiente da McLaren no ano passado. Mas como Dennis e a Mercedes não fizeram questão de desmentir a reportagem do jornal espanhol, os rumores ganharam mais força. Nos últimos meses, vários veículos especularam a hipótese da Mercedes assumir controle total da McLaren. Pelo visto, essa possibilidade nunca foi tão real.

Aliás, uma observação importante: com a Mercedes no comando, Lewis Hamilton deixa de ser intocável dentro da McLaren.


Mesmo com o ambiente conturbado, a McLaren voltou a liderar os testes coletivos da Fórmula 1 em Barcelona. Dessa vez, Lewis Hamilton foi o mais rápido, com Heikki Kovalainen e Kimi Raikkonen fechando os três primeiros. Apesar de comandarem a classificação, McLaren e Ferrari tiveram um dia difícil. Na parte da manhã, Hamilton, Kovalainen e Raikkonen sofreram uma quebra cada um, mostrando que os modelos das suas equipes não são infalíveis como parecem...

Mais uma vez, a Williams foi a melhor da "segunda divisão", com Nico Rosberg emplacando um bom quarto lugar. Logo atrás, Felipe Massa não passou de quinto, enquanto Giancarlo Fisichella surpreendeu ao colocar a sua Force India num ótimo sexto. Destaque também para a participação especial de Sebastian Vettel pela Red Bull. O alemão substituiu David Coulthard - prejudicado por dores no ombro - e terminou em sétimo.

Do resto, vale mencionar o nono lugar de Jenson Button, que conseguiu um dos melhores desempenhos da Honda no ano. Por sua vez, Fernando Alonso foi apenas o 13º, uma posição à frente de Rubens Barrichello. O outro brazuca que trabalhou hoje - Nelsinho Piquet - fechou somente em 18º, dos 19 pilotos que treinaram. Logo abaixo, a classificação final dos testes desta terça-feira em Barcelona:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:21.234s (81 voltas)
2. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:21.434s (68)
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:21.722s (72)
4. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:22.309s (75)
5. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:22.513s (102)
6. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:22.516s (102)
7. Sebastian Vettel/Alemanha/Red Bull, 1:22.558s (109)
8. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:22.625s (94)
9. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:22.659s (67)
10. Vitantonio Liuzzi/Itália/Force India, 1:22.942s (89)
11. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:22.977s (100)
12. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:23.023s (98)
13. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:23.112s (77)
14. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:23.169s (74)
15. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:23.284s (77)
16. Sebastian Bourdais/França/Toro Rosso, 1:23.323s (98)
17. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:23.458s (58)
18. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:23.467s (45)
19. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:23.561s (80)

Obs.: Bandeiras vermelhas do dia causadas por uma saída de pista de Giancarlo Fisichella e por quebras de Robert Kubica (duas vezes), Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen, Kimi Raikkonen e Jenson Button.

A bateria de testes de Barcelona encerra-se amanhã.



Carl Edwards foi o grande vencedor da segunda etapa da Nascar, disputada ontem no super-oval de Fontana, na Califórnia. A prova havia sido marcada para o último domingo, mas precisou ser adiada por conta da chuva. Com 87 das 250 voltas já completadas, a corrida recomeçou em ritmo lento, e prosseguiu sem maiores emoções até os momentos finais. O último período de safety car ocorreu a 25 giros da bandeirada, quando Edwards ainda era o quarto.

Depois da relargada, o piloto do carro 99 superou Jamie McMurray, Jeff Gordon e Jimmie Johnson para vencer com autoridade. Na seqüência, Johnson, Gordon, Kyle Busch e Matt Kenseth fecharam o top 5. Mais atrás, o vencedor das 500 Milhas de Daytona, Ryan Newman, foi o décimo, enquanto Juan Pablo Montoya finalizou em 20º. Em pontos, o líder é Kyle Busch (335), que mantém pequena vantagem sobre Newman (329), Tony Stewart (316), Kurt Busch (299) e Edwards (296).

Para terminar o giro pelas notícias do mundo da velocidade, vale mencionar a divulgação dos planos da equipe do Corinthians na Fórmula Superliga. Segundo o diretor do time, Antonio Ferrari, dois pilotos são os favoritos para representarem o clube paulista: o canadense Daniel Morad e o italiano Eduardo Piscopo, ambos da pequena Fórmula Atlantic. Além deles, Bruno Senna e Xandinho Negrão também podem ser convidados para pilotar o carro corinthiano.

Será que os torcedores do Corinthians vão gostar de ver nulidades como Morad e Piscopo correndo com o carro de seu time? Pois é. A Fórmula Superliga, por enquanto, não impressiona nem um pouco.



O vídeo do dia é um divertido "tributo" para um dos pilotos mais desastrados da história da Fórmula 1: Yuji Ide. Contratado como titular da Super Aguri para a temporada de 2006, o japonês acabou demitido depois de somente quatro corridas. Seu período na Fórmula 1 foi curto, mas Ide teve tempo de fazer um número impressionante de bobagens. Vale a pena conferir:


Esse eu vi na Comunidade F1 Brasil do Orkut

Nesta quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número três da lista dos Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:

4 comentários:

Anônimo disse...

E eu achando que voce tinha esquecido completamente a Nascar.. voltaram as aulas mais voce continua ligado ;)

Parabéns pelo blog!

Felipe Maciel disse...

Vamos esperar pra ver se é mesmo verdade os boatos sobre Dennis. Seria triste ver a saída de um garagista, assim só sobra o tio Frank...

Speeder76 disse...

Boato sobre Ron Dennis na imprensa espanhola? Bah! Nâo ligo nenhuma. Tão em cima da hora, e vão tirar o Tio Ron do lugar? Porque não o fizeram no final do ano?


Enfim, é mais um boato ressabiado... entretanto, vi esse belo video, e sugiro este:


http://www.youtube.com/watch?v=Qa9b4OW286U

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Gabriel: Valeu pelos elogios! Estou fazendo o meu máximo para manter o blog atualizado...

Grande abraço!

Gustavo Coelho