sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Resumo da sexta-feira

Dia bastante movimentado no mundo da velocidade. Sem perder tempo, vamos ao giro pelas notícias desta sexta, começando pelas novidades da Fórmula 1.

Não é segredo para ninguém que Lewis Hamilton é o queridinho da McLaren, mas a sua trajetória poderia ter sido bem diferente se o inglês tivesse se acertado com a Williams em meados de 2004. "Nossa equipe esteve perto de contar com Hamilton. Frank Williams se interessou por ele, mas a BMW vetou a negociação por motivos financeiros", revelou hoje um dos donos da Williams, Patrick Head. Logo depois, Hamilton renovou seu contrato com a McLaren, e o resto é história...

Enquanto isso, Jarno Trulli deu uma entrevista interessante ao site Autosport, mostrando estar realmente otimista com o novo carro da Toyota. "A equipe tem trabalhado muito bem mesmo. Tirando McLaren e Ferrari, estamos colados nos outros times. Nossos adversários precisam vão levantar sobrancelhas com o nosso desempenho", garantiu o italiano. Vale ressaltar que Trulli foi o mais rápido nos testes coletivos de quarta, em Barcelona. Será que vem surpresa por aí?

Ao mesmo tempo, Bernie Ecclestone voltou a cogitar a possibilidade de um G.P. nas ruas de Paris. Nesta sexta, o chefão da FOM conversou com a agência SID, e revelou já estar negociando um acordo com autoridades da cidade-luz. "Precisamos de uma nova sede para o G.P. da França, e Paris é a nossa primeira opção. Espero que já seja possível correr lá em 2009", falou Ecclestone. Uma corrida em plena Paris, sem dúvida alguma, seria absolutamente espetacular.

Por sua vez, a Super Aguri continua sofrendo com sérias dificuldades financeiras. Mesmo assim, a equipe se recusa a admitir a possibilidade de perder o G.P. da Austrália, que abre a temporada 2008 da Fórmula 1 em duas semanas. "Vamos marcar presença no grid de Melbourne. Não estamos preocupados com a hipótese de faltar à corrida", disse hoje o co-proprietário da Aguri, Fumio Akita. De qualquer maneira, o fato é que a simpática equipe japonesa inicia o ano em franca desvantagem para a concorrência...

Para teminar com o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar que a Bridgestone divulgou hoje os pneus que a categoria vai utilizar nas nove primeiras corridas do campeonato deste ano. Fornecedora única dos compostos da Fórmula 1, a fábrica japonesa continua dividindo seus pneus em quatro tipos: supermacios, macios, médios e duros. Quanto mais macio o pneu, maior a aderência do carro, mas o desgaste também acontece mais rápido. A seguir, os compostos escolhidos pela Bridgestone:

G.P. da Austrália - macios e médios
G.P. da Malásia - médios e duros
G.P. do Bahrein - macios e médios
G.P. da Espanha - médios e duros
G.P. da Turquia - médios e duros
G.P. de Mônaco - supermacios e macios
G.P. do Canadá - supermacios e macios
G.P. da França - macios e médios
G.P. da Inglaterra - médios e duros

Os pneus para a segunda metade da temporada vão ser revelados daqui a alguns meses.



Começou animado o Rally do México, terceira etapa da temporada 2008 do Mundial de Rally. Logo na primeira especial, favoritos como Daniel Sordo e Petter Solberg enfrentaram problemas e ficaram para trás. No fim do dia, Jari-Matti Latvala surpreendeu mais uma vez e terminou na ponta, superando o tetracampeão Sebastien Loeb em apenas quatro segundos. Na seqüência, Chris Atkison, Mikko Hirvonen e Petter Solberg completam os cinco primeiros.

Em Guaporé, a Fórmula Truck realizou hoje os primeiros treinos livres da etapa inaugural do campeonato. Dessa vez, quem mais impressinou foi a Mercedes, que emplacou uma dobradinha nas sessões desta sexta. Renato Martins terminou como o mais rápido do dia, seguido de perto pelo seu parceiro Wellington Cirino. Logo atrás, o atual campeão Felipe Giaffone fez o terceiro melhor tempo, com Geraldo Piquet e Djalma Fogaça aparecendo logo a seguir.

Outra categoria que abre sua temporada neste fim de semana é o Mundial de Turismo, que realiza domingo uma rodada dupla em Curitiba. Nesta sexta, Augusto Farfus Jr. mostrou muito potencial no primeiro treino do ano, quebrando o recorde da pista paranaense. Colados no piloto brazuca, Gabriele Tarquini e Rickard Rydell fecharam os três primeiros, enquanto o tricampeão Andy Priaulx não passou de sexto.

Por fim, a Nascar finalizou agora há pouco o treino classificatório para a etapa de Las Vegas, marcada para o próximo domingo. Correndo em sua cidade natal, Kyle Busch larga da pole, seguido por Carl Edwards, Mark Martin, Jeff Gordon e Mike Skinner. Vencedor das últimas três provas em Las Vegas, o bicampeão Jimmie Johnson teve um desempenho muito discreto e terminou apenas em 33º, duas posições atrás de Juan Pablo Montoya.



A MotoGP continuou hoje seus primeiros testes realizados de forma noturna, como preparação para o G.P. do Catar do próximo dia 9 de março. Mostrando-se à vontade na pista de Losail, Casey Stoner liderou tranqüilamente as atividades, batendo seu mais próximo adversário - Jorge Lorenzo - em mais de seis décimos. Randy de Puniet terminou num promissor terceiro, enquanto os favoritos Daniel Pedrosa e Valentino Rossi foram apenas oitavo e nono, respectivamente.

No circuito francês de Paul Ricard, a GP2 deu prosseguimento aos testes de estréia do novo chassis da categoria. Dessa vez, o melhor tempo ficou com o francês Romain Grosjean, que já se destaca como o piloto a ser batida neste ano. Pastor Maldonado e Adrian Valles vieram na seqüência, com Bruno Senna aparecendo em décimo. Os outros pilotos brasileiros terminaram no fim do pelotão: Diego Nunes não passou de 23º, duas posições à frente de Alberto Valério.

Ainda desfalcada das equipes da antiga ChampCar, a revigorada Fórmula Indy visitou o oval de Homestead para mais uma bateria de testes de pré-temporada. Para alegria de seus fãs, Danica Patrick liderou os testes de ontem, superando Ryan Briscoe e Dan Wheldon em apenas alguns centésimos de segundo. Os brasileiros tiveram um desempenho mediano: Helio Castroneves foi setimo, com Tony Kanaan em oitavo e Vítor Meira aparecendo na 11ª posição.

Por fim, o Corinthians lançou nesta sexta seu carro para a primeira temporada da história da Fórmula Superliga. O evento aconteceu na sede do clube paulista, no Parque São Jorge, e contou com a presença de jogadores, dirigentes e membros da comissão técnica. Por enquanto, Luciano Burti e Xandinho Negrão são os nomes mais cotados para pilotar o carro do "Timão", já que o favorito Bruno Senna recusou o convite.



O vídeo do dia é uma dica do Blog do André Casaroli, um novo e excelente espaço sobre esporte a motor na internet. Trata-se de um tributo ao simpático Markus Winkelhock, cuja única participação na Fórmula 1 transformou-se num dos episódios mais bizarros da história da categoria. Correndo em casa, largando de último, com o pior carro do grid e na sua primeira corrida, Winkelhock chega à liderança já na segunda volta, usando uma tática certeira e arriscada. Vale a pena conferir:



Neste sábado, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Paris -
http://www.visitingdc.com/
Casey Stoner - http://www.gpupdate.net/

3 comentários:

Leandrus disse...

Bruno Senna recusou convite pra dirigir o carro do Corinthians? Ganhou mais pontos comigo, hahaha!

E maldita BMW q não deixou o Hamilton ir para a Williams! Frank Williams deve estar reclamando ateh agora, rs

Ateh!

Anônimo disse...

Hamilton e Williams poderiam até chegar a um acordo, mas com certeza o fator dinheiro deve ter pesado bastante... Frank Williams paga mal seus pilotos se comparado com "equipes de ponta", mas de certa forma dou uma certa razão para ele... atualmente acho que há uma supervalorização nos salários dos atletas, sejam do esporte a motor, ou mesmo do meio futebolístico... é apenas minha opinião... mas se pagassem um teto de uns 4 a 5 milhões e mais algum por pontos adquiridos na temporada garanto que haveria um pouco mais de vontade para se tentar alguma coisa na parte final da corrida... afinal um pouco a mais de dinheiro não faz mal a ninguém... e outra com certeza daria para viver muito bem com este dinheiro...


Jarno Trulli é um piloto de poucas voltas consistentes... gosto do italiano, mas falta-lhe a dita regularidade... a Toyota falta tudo, menos dinheiro... a realidade é que o sistema japonês de gerenciamento dá uma forte enfase a hierarquia... na maioria das vezes o que um chefe fala não é questionado... difícilmente um japonês questiona uma ordem e a escala hierarquica numa empresa japonesa é bem grande... pior que você não pode pular etapas e as vezes a informação que chega lá em cima é diferente daquela que foi transmitida... aí vou te dizer uma coisa é um desencontro total... deixa eu voltar a questão da f-1 afinal é isto que interessa, Trulli e Glock me parece muito pouco para Toyota que quer chegar a competir com equipes de ponta, posso estar enganado, mas se não houver um entrosamento entre os pilotos quanto as dificuldades encontradas no carro, vão bater cabeça até o final do ano e se por ventura o ano for mais ou menos como previu o Gustavo, sinto dizer mais é bem provável que a Toyota abandone de vez a f-1 porque aqui no Japão ela esta se queimando com esta estória de todo ano prometer algo bom e ser aquele fiasco... na tradição japonesa um nome, uma marca valem muito e a Toyota não quer ver seu nome mais arranhado do que esta...

Tio Bernie Ecclesttone (aqui vale a brincadeira, mas se fosse para escolher sogro seria melhor :D!!!) esta louco, mas de vez em quando da sinais de lucidez... digo isto porque sou um pouco contra esta estória de expandir a f-1 buscando novos mercados... para mim a tradição conta muito e a europa ainda é o berço do automobilismo, países nada haver com isto, culturas totalmente diferentes não acrescentam muita coisa a f-1... mudança sempre é bom... mas há de se fazer isto com critérios e aqui o único critério que se utiliza se chama dinheiro infelizmente... (desculpem o desabafo !!!)...

Ah! Super Aguri até já sonhei contigo...rs! não sei de onde tirei a idéia que Aguri Suzuki havia fechado com a Arta (equipe japonesa que corre de turismo no Japão) e com isto o ano de 2008 estava garantido, podem rir, mas tomei isto como verdade e até conversei com alguns amigos japoneses sobre isto... como falei em outro post até hoje brincam comigo com relação a isto... a verdade é que torço para que a equipe consiga vencer estas dificuldades e possa mostrar todo seu potencial "limitado" é verdade, mas que faz a alegria de quem gosta de ver uma equipe que esta lá por amor ao esporte...

pode-se dizer que a Bridgestone esta sossegada, afinal é a única fornecedora de pneus, hoje em dia o desenvolvimento dos compostos praticamente é feito a passos de tartaruga, então nada mais coerente do que utilizar toda a sua experiência dos anos anteriores para divulgar esta relação... só espero que não ocorra problemas com os compostos, como no ano passado,que praticamente decidiu o campeonato... hummm... a palavra decidiu é muito forte neste caso, mas como me fugiu a memória algo mais próximo do que eu penso em português... vamos colocar da seguinte forma "decidiu de forma indireta"...rs!

sobre a Fórmula Indy pouca coisa a dizer... apenas que o carro da Danica é muito bonito... um carro limpo, sem aquele monte de asas, aletas, asa ponte, aerófolio traseiro enorme que mais parece uma caixa entre outras coisas mais... um dia espero que a f-1 volte a prestigiar uma configuração diferente da que é utilizada hoje... os pneus slick que voltam em 2009 são um bom sinal... :D !!! sobre a Danica ela é muito boa nos dois sentidos da palavra...

abraços

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Phigo: Muito legal o seu comentário sobre a Toyota. De fato, o estilo de gerenciamento japonês não parece funcionar muito na Fórmula 1. Prova disso é que a Honda também está passando por grandes dificuldades. Ralf Schumacher não tem muita moral para reclamar de sua demissão no ano passado, mas fez um diagnóstico perfeito do principal problema da Toyota: falta um líder, ou alguém que possa fazer a diferença. Da forma como são administradas atualmente, nem Toyota e nem Honda vão ter sucesso na Fórmula 1...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho