quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Toyota surpreende e lidera último teste da pré-temporada

O período de pré-temporada da Fórmula 1 foi oficialmente encerrado hoje, com a derradeira sessão de testes coletivos no circuito espanhol de Barcelona. Depois de quase não ter sido notada nos últimos meses, a Toyota enfim resolveu dar o ar de sua graça, emplacando Jarno Trulli no primeiro lugar dos treinos desta quarta. A volta mais rápida do italiano, porém, saiu de uma simulação de corrida, quando o carro estava praticamente sem gasolina.

De referência, portanto, os testes de hoje não serviram muito. Até porque o segundo colocado terminou sendo David Coulthard, outro que vinha tendo um desempenho discreto na pré-temporada. O melhor da turma da frente foi Heikki Kovalainen, da McLaren, que fechou em quarto. As Renault não passaram de sexto e sétimo - com Nelsinho Piquet batendo Fernando Alonso pela primeira vez - enquanto Kimi Raikkonen apareceu apenas em nono, quatro posições à frente do seu parceiro na Ferrari, Felipe Massa.

Mais uma vez, a Honda teve o desempenho mais decepcionante do dia, não conseguindo fugir das duas últimas colocações. No total, a sessão desta quarta registrou oito interrupções, incluindo um acidente de Timo Glock na curva sete de Barcelona. Por fim, vale registrar que o tempo do líder Jarno Trulli ficou a apenas dois décimos do recorde da pista, mas a opinião geral é que as equipes de ponta estiveram longe de mostrar o seu verdadeiro potencial. A seguir, a classificação dos testes de hoje:

1. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:20.801s (83 voltas)
2. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:21.258s (76)
3. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:21.293s (77)
4. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:21.309s (87)
5. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:21.368s (91)
6. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:21.443s (114)
7. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:21.454s (128)
8. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:21.796s (124)
9. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:21.933s (80)
10. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:22.011s (88)
11. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:22.155s (49)
12. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:22.233s (90)
13. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:22.286s (49)
14. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:22.299s (93)
15. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:22.465s (79)
16. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:22.521s (97)
17. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:22.624s (61)
18. Alexander Wurz/Áustria/Honda, 1:24.154s (82)
19. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:24.275s (73)

Agora, que venha o G.P. da Austrália! Marque na agenda: é no dia 16 de março.



Bernie Ecclestone gosta de dar declarações de efeito, e hoje mandou mais uma para a sua coleção. Falando ao The Daily Mirror, o chefão da Formula One Management encontrou uma forma original de elogiar Kimi Raikkonen. "É sempre ótimo quando saio para jantar com Kimi. Ele é melhor ainda quando está bêbado!", revelou Ecclestone, que também afirmou estar apostando em Raikkonen para o título de 2008. Alterado ou não, o fato é que o finlandês é muito rápido de qualquer maneira...

Enquanto isso, a Renault adota uma postura mais cautelosa a cada teste que não produz uma melhora significativa. Agora, foi a vez de Nelsinho Piquet fazer prognósticos modestos para a escuderia francesa. "No momento, não estamos em condição de brigar com Ferrari e McLaren. Nossa disputa é para ser a terceira, quarta ou quinta equipe do grid", falou Nelsinho, que apontou BMW, Williams e Red Bull como as prováveis adversárias da Renault.

Pelo visto, ainda falta um pouco para que o time de Flavio Briatore volte a lutar por vitórias. Com Fernando Alonso a bordo, porém, a tendência é que a recuperação da Renault seja bem mais acelerada.



Cinco dias após anunciarem a fusão de ChampCar e IRL, os principais dirigentes das duas categorias apresentaram hoje o projeto da nova Fórmula Indy para 2008. Segundo Kevin Kalkhoven e Tony George, o calendário do campeonato deve contar com 18 corridas, incluindo uma bizarra etapa "dupla" no dia 20 de abril. Como não houve condição de reprogramar as provas de Motegi e Long Beach, as duas vão acontecer na mesma data, com as equipes da IRL correndo em Motegi e as oriundas da ChampCar em Long Beach...

Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale mencionar a divulgação da lista dos competidores da temporada 2008 da Fórmula Truck. Cada vez mais fortalecida, a categoria continua com seis montadoras diferentes, e ganha alguns reforços de peso. Entre eles, o tricampeão da Stock Car, Chico Serra, e o ex-piloto de Minardi e Prost na Fórmula 1, Gastón Mazzacane. O argentino, aliás, é o único que ainda não definiu qual vai ser a sua equipe neste ano. Logo abaixo, a lista completa:

Ford
25. Djalma Fogaça (São Paulo)
33. Chico Serra (São Paulo)
73. Leandro Totti (Paraná)

Iveco
19. Adalberto Jardim (São Paulo)
30. Fred Marinelli (São Paulo)

Mercedes-Benz
3. Geraldo Piquet (Distrito Federal)
6. Wellington Cirino (Paraná)
10. Vignaldo Fízio (São Paulo)
21. José Cangueiro (São Paulo)
80. Vinicius Ramires (São Paulo)

Scania
14. João Marcos Maistro (Paraná)
15. Roberval Andrade (São Paulo)
50. Beto Monteiro (Pernambuco)

Volkswagen
1. Renato Martins (São Paulo)
4. Felipe Giaffone (São Paulo) - atual campeão
7. Débora Rodrigues (São Paulo)
8. Jonathas Borlenghi (São Paulo)
18. Leandro Reis (Goiás)
55. José Maria Reis (Goiás)

Volvo
5. André Carreira (São Paulo)
11. Diumar Bueno (Paraná)
20. Pedro Muffato (Paraná)
22. Luiz Carlos Zapellini (Santa Catarina)
28. Fabiano Brito (Paraná)
77. Regis Boessio (Rio Grande do Sul)

A definir
Gaston Mazzacane (Argentina)

A temporada 2008 da Fórmula Truck começa no próximo dia 2 de março, em Guaporé.



O vídeo do dia é uma ótima dica do internauta Guilherme, sempre muito presente nos comentários do Blog. Trata-se da última volta do G.P. do Catar do Mundial de Superbikes, disputado no domingo passado. Ex-estrelas da MotoGP, Troy Bayliss e Max Biaggi travam um duelo emocionante pela vitória, que só é decidido na curva final. Vale a pena conferir:



Nesta quinta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número dois da lista dos Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:

5 comentários:

Anônimo disse...

O duelo foi empolgante mesmo, acho até que o Superbike merecia mais destaque, se der tempo sugiro que voce fale mais dessa modalidade.

Anônimo disse...

Poe surpresa nisto... as Toyota na frente de algo ou de alguém que não seja o rubinho e o fluminense?
Putz....
Bacana radialista. bacana

Felipe Maciel disse...

Tinha que ter alguma maluquice dessas na Indy, a decisão ficou meio que em cima da hora, não podia dar noutra...

Gol da Barcelona hahahhha
Esse Groo é demais.

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Anônimo: Infelizmente, fica difícil comentar sobre o Mundial de Superbikes porque o Blog já fala de categorias demais. Espero ter mais tempo no futuro, mas por enquanto não há possibilidade de encaixar mais campeonatos...

Groo: Cuidado com essas provocações, hein? Se a gente se cruzar na Libertadores, vamos ver quem tem mais bola...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Speeder76 disse...

É... eu falei disso no meu blog. A temporada de 2008 da nova IRL vai ser de uma confusão total. Até acho que nem foi fusão, foi mais compra! Mas o essencial está feito.