segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Última semana da pré-temporada começa com McLaren na frente

Atualizado às 21:55hs, com as demais notícias desta segunda e o "vídeo do dia"

Lewis Hamilton foi o mais rápido no primeiro dia de testes em Barcelona, que abriu a última semana do período de pré-temporada da Fórmula 1. Testando acertos e novos componentes para o G.P. da Austrália, o inglês mostrou todo o potencial da McLaren, deixando para trás a dupla de representantes da Ferrari. Substituindo Felipe Massa, que ganhou uma folga hoje, o heptacampeão Michael Schumacher fechou em terceiro, logo atrás do finlandês Kimi Raikkonen.

Assim como na semana passada, o mau tempo comprometeu a programação das equipes. As atividades da manhã ficaram limitadas pela chuva, e muitos times optaram por treinar apenas paradas de box. Felizmente, o sol apareceu à tarde, e os pilotos ainda conseguiram completar um número razoável de voltas. Fernando Alonso e Kimi Raikkonen chegaram a ocupar a liderança brevemente, antes que Lewis Hamilton tomasse a ponta nos momentos finais.

Embora não tenha batido a McLaren, a Ferrari saiu sem maiores motivos para reclamar. Após enfrentar algumas quebras nos últimos testes, a equipe italiana usou o dia de hoje para experimentar a confiabilidade do F-2008. No fim, Kimi Raikkonen e Michael Schumacher completaram um total de 165 voltas, sem que o novo carro registrasse qualquer problema significativo. A partir de amanhã, Felipe Massa substitui Schumacher, que fez apenas uma "participação especial".

Mais uma vez, a Williams venceu a disputa da "segunda divisão". Kazuki Nakajima foi quarto, enquanto Nico Rosberg fechou em sexto. Entre eles, veio o outro piloto da McLaren, Heikki Kovalainen. Por sua vez, Fernando Alonso apareceu somente em sétimo, tendo completado com sucesso uma simulação de G.P. para a Renault. Logo atrás do espanhol, Nick Heidfeld foi o melhor piloto da BMW, em oitavo.

De resto, vale mencionar a estréia do VJM1, o novo carro da Force India. Apesar de ter dado uma rápida saída de pista, Adrian Sutil terminou num promissor 11º. Mais atrás, Nelsinho Piquet teve um dia difícil: o piloto brazuca não passou de 14º, e ainda sofreu um acidente na curva final de Barcelona. Pior ainda foi o desempenho da Honda, que só escapou de ficar com os dois carros nas duas últimas posições porque David Coulhard - o lanterna - andou somente com pista molhada.

Confirmando sua péssima situação financeira, a Super Aguri nem participou das atividades de hoje, embora parte da equipe tenha marcado presença em Barcelona. Das onze equipes da Fórmula 1, o time japonês foi a única ausência. Mesmo com a pista bastante movimentada, o dia de hoje teve somente três paralisações, causadas por Sebastian Vettel (rodada), Nick Heidfeld (quebra) e Nelsinho Piquet (acidente). Logo abaixo, a classificação final dos testes desta segunda:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:22.276s (78 voltas)
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:22.319s (82)
3. Michael Schumacher/Alemanha/Ferrari, 1:22.428s (83)
4. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:22.724s (54)
5. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:22.852s (71)
6. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:22.974s (108)
7. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:23.021s (79)
8. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:23.075s (75)
9. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:23.091s (62)
10. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:23.115s (71)
11. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:23.188s (95)
12. Christian Klien/Áustria/BMW, 1:23.239s (43)
13. Vitantonio Liuzzi/Itália/Force India, 1:23.270s (70)
14. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:23.442s (42)
15. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:23.609s (86)
16. Kamui Kobayashi/Japão/Toyota, 1:23.880s (29)
17. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:24.460s (115)
18. Alexander Wurz/Áustria/Honda, 1:24.667s (109)
19. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:24.826s (25)

A bateria de testes em Barcelona prossegue amanhã, encerrando-se na próxima quarta.


Fernando Alonso não perde uma oportunidade de cutucar sua ex-equipe, a McLaren. Nesta segunda, o espanhol disse ao jornal As que a principal adversária do time de Ron Dennis não vai ser a Ferrari, e sim a BMW. "Há algumas semanas, a BMW estava mais atrás, num nível próximo do nosso. Só que agora eles deram um salto, e ficaram bem perto da McLaren", afirmou Alonso. A equipe alemã, de fato, parece estar escondendo o jogo na pré-temporada. Mas será já o suficiente para alcançar a poderosa McLaren?

Se Alonso e a Renault tentam manter uma postura mais cautelosa, o clima é bem diferente na Ferrari. O excesso de favoritismo do time de Maranello, porém, está com os dias contados. "Tenho observado que a imprensa está otimista demais em relação à Ferrari, como se tivéssemos o dever de correr sozinhos. Mas não devemos menosprezar os adversários", disse o que o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, à agência ANSA. Sem dúvidas, um comentário oportuno e necessário.

Enquanto isso, o novo diretor técnico da Honda, Ross Brawn, tirou o dia para se derreter em elogios para Rubens Barrichello. "Caso Schumacher não estivesse correndo na Ferrari, Barrichello teria sido campeão com certeza. As pessoas não conseguem entender como ele foi importante para os nossos títulos. De vez em quando, Barrichello percebia detalhes que até Schumacher não via", falou Brawn. Rubinho, portanto, tem o apoio do chefe. Agora, é provar na pista que merece a confiança depositada nas suas costas.

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar uma entrevista que o presidente da FIA, Max Mosley, concedeu ao canal Orf. "Nosso plano para a Fórmula 1 é simples. Depois que os custos forem controlados, mais montadoras vão querer entrar na categoria, e o esporte vai ficar fortelecido. Ao mesmo tempo, vamos investir em tecnologias de reaproveitamento de energia cinética, para diminuir os níveis de poluição. Por enquanto, não temos interesse de utilizar biocombustíveis".

Tudo, tudo errado. Primeiro: os gastos da Fórmula 1 - quando Mosley vai perceber? - são simplesmente incontroláveis. E segundo: os biocombustíveis já foram testados em outras categorias, e representam uma saída mais garantida e imediata para as questões ecológicas. Infelizmente, Mosley parece sempre preferir o caminho mais difícil...


Depois da Fórmula 1, agora é a MotoGP que parece perto de correr na Rússia. Segundo o site Autosport, um circuito vai ser construído em Volokolamsk, uma cidade próxima a Moscou. A pista seria desenhada pelo arquiteto Hermann Tilke, e já entraria no calendário da MotoGP em 2010. De acordo com o organizador do projeto, Hans Geist, o objetivo é atrair também a DTM. Sobre a Fórmula 1, Geist deixou uma porta aberta: "Não vamos correr atrás dela. Mas se houver interesse...".

Na GT3 Brasil, a novidade do dia foi a confirmação da entrada de Ingo Hoffmann, que vai dividir um Lamborghini Gallardo com Paulo Bonifácio. "Estou muito empolgado. Realmente, os carros são supermáquinas que todo piloto gostaria de pilotar", falou Ingo em comunicado distribuído à imprensa. Mais um reforço de peso para a GT3, portanto. Está aí - finalmente! - uma nova e boa alternativa para os fãs do esporte a motor no Brasil.

Ao mesmo tempo, a Conquest se tornou hoje a primeira equipe da antiga ChampCar a confirmar presença na nova e revitalizada Fórmula Indy. O time vai entrar com dois pilotos, sendo um deles o francês Franck Perera. A outra vaga ainda está em disputa, e deve ser ocupada até o fim do mês. Também nesta segunda, aliás, a Dreyer & Reinbold confirmou a contratação da venezuelana Milka Duno, que deve participar de algumas provas esporádicas.

Por fim, vale mencionar as duas tristes perdas que o mundo da velocidade sofreu hoje. A primeira foi a morte do ex-piloto Paul Frére, vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1960. Além dele, também faleceu nesta segunda o australiano Ashley Cooper, em decorrência de um violento acidente sofrido no último domingo, em Adelaide. Cooper disputava uma prova da Fujitsu Development Series - categoria de acesso da V8 Supercars - e chocou-se contra o muro em altíssima velocidade...



O vídeo do dia é uma dica do internauta Maurício - sempre muito presente nos comentários do Blog - e mostra a estranha batida de Casey Mears, durante a etapa de ontem da Nascar, na Califórnia. Após rodar e acertar o muro, Mears foi atingido em cheio por Sam Hornish Jr., e capotou de maneira bastante esquisita. O carro do tricampeão da IRL chegou a ter um princípio de incêndio, mas nada aconteceu aos pilotos:



Nesta terça, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix apresentando o número quatro da lista dos Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Fórmula 1 - www.gpupdate.net/

5 comentários:

Gui Vieira disse...

Talvez o que o Massa disse a uns dias não seja tanta mentira assim. Os milésimos de diferença entre a Ferrari e a Mclaren podem ser esses aí. Agora, do resto só comento o péssimo carro da Honda, é um absurdo que uma equipe que gasta tanta fique fazendo um vexame tão grande. Sempre lá atrás, o tempo inteiro. E veja que o carro deles hjoe completou umas 200 voltas. Testam, testam e não adianta nada.

Abraços.

Leandrus disse...

A Honda continua decepcionando. Prometeram muito pra esse ano mas o carro parece q continuou ruim, enquanto as outras equipes parecem só melhorar. Espero q isso dure só pela fase de testes e q quando as corridas começarem o carro melhore, pq os 2 pilotos não merecem isso

Ateh!

Anônimo disse...

Acho que definitivamente a Williams entrou no grupo de pontuadores.

Tudo bem que a MotoGP seja a categoria principal, mas o Mundial de Superbikes começou neste final de semana e merece uma olhada, hein. Têm ótimos pilotos: Max Biaggi, Checa, Troy Bayliss, Kagayama, etc...

O Bandsports transmitiu ao vivo, mas era madrugada (Qatar), assisti a reprise ontem.

Olha a disputa da última volta entre Biaggi e Bayliss:
http://www.youtube.com/watch?v=gIIxSvAHmh8
Repara só na olhada rápida do Bayliss depois que deu o X no Biaggi!

A próxima etapa será no dia 2 de março no circuito australiano de Philip Island.

Grande Abraço!

Anônimo disse...

pena que o mau tempo prejudicou os testes das equipes, agora o mais difícil é interpretar estas tabelas de tempo e saber o que cada equipe e piloto fizeram no decorrer dos testes...

do primeiro Lewis Hamilton até o décimo sexto Kamui Kobayashi apenas 1.6s de diferença... pode parecer muito, mas isto mostra que o pega do pelotão do meio este ano vai ser decidido nos detalhes e com certeza os pilotos farão a diferença... olha o Alonso aí de volta...rs!!!

tenho minhas dúvidas quanto ao Nelson Piquet Jr., ou esta faltando mais quilometragem, ou fazendo uma rima, esta sobrando malandragem... explico: a diferença para Alonso esta muito grande, e a Renault tem condições de dar carros iguais para ambos... isto me fez lembrar de Kimi ano passado quando nos testes Massa deu um passeio no finlândes e isto deixou Felipe extremamente confiante, mas foi só começar o campeonato que Kimi mostrou a que veio... agora imagine esta mesma situação na Renault... se Alonso levar tempo na classificação do Nelson é capaz de na primeira prova do ano azedar o relacionamento de ambos, pois isto vai mexer com o psicológico do espanhol... e como se dizia antigamente: tal pai, tal filho...

pode ser tambem o prenúncio de um ano difícil para Piquet Jr...

Ross Brawn além de voltar mais humilde provou que tem um senso de humor inglês (???), espero que isto motive Rubens Barrichello a conseguir tirar o máximo deste carro da Honda e mostre mais serviço... como falei que a Honda vai andar entre as dez espero que com carinho e elogio isto se concretize :D !!!

alguém duvida que Max Mosley vai desistir da presidência da FIA? não me recordo quando ocorre a eleição, se este ano ou ano que vem, mas com certeza a direção que a f-1 esta tomando requer muito mais tempo na presidência para por isto em prática... e tempo é algo que ele não tem se realmente quiser abdicar da presidência no final do mandato...

abraço

Blog F1 Grand Prix disse...

Amigos,

Perdoem-me por demorar tanto para comentar as suas mensagens! Infelizmente, agora me falta tempo para fazer isso. Só um rápido aviso ao Guilherme: só na noite de hoje (dia 26) consegui ver o vídeo que você mandou. Pretendo publicá-lo amanhã, ok?

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho