sábado, 22 de março de 2008

Dupla da McLaren punida em cinco posições no grid do G.P. da Malásia

O Grande Prêmio da Malásia vai ficando cada vez mais complicado para a McLaren. Acusados de bloquear Nick Heidfeld e Fernando Alonso na superpole, os dois pilotos do time prateado foram punidos pelos comissários da FIA, e perderam cinco posições no grid para a corrida deste domingo. Agora, Heikki Kovalainen vai largar apenas do oitavo lugar, com Lewis Hamilton imediatamente atrás, em nono.

Logo após completarem suas derradeiras tentativas no treino classificatório, Kovalainen e Hamilton diminuíram drasticamente para economizar combustível, acreditando que todos os pilotos já haviam terminado suas voltas. Heidfeld e Alonso, porém, ainda estavam em plena velocidade, e acabaram sendo prejudicados de maneira clara pela dupla da McLaren.

O espanhol classificou de "vergonhosa" a atuação de Kovalainen e Hamilton, em comunicado distribuído pela Renault depois do treino. A equipe francesa e a BMW reclamaram junto à direção de prova, que analisou dados da telemetria do carro de Alonso antes de confirmar a punição para os pilotos da McLaren. As cinco posições perdidas por Kovalainen e Hamilton obedecem ao critério adotado pela entidade, que já havia imposto penalização semelhante a Timo Glock no G.P. da Austrália.

Para a Ferrari, a notícia soa como música para os ouvidos. A dobradinha do time de Maranello está praticamente garantida. Só resta torcer para que a chuva não embaralhe as cartas de novo...


Em condições normais, Felipe Massa não perde a vitória no G.P. da Malásia. O brasileiro está mordido, e o desempenho no treino classificatório deste sábado foi apenas a primeira resposta às críticas que recebeu ao longo da última semana. Nas cinco vezes em que venceu na Fórmula 1, Massa fez a pole e dominou a prova do início ao fim, sem incomodar-se com a pressão dos adversários. O G.P. da Malásia de logo mais tem tudo para seguir um roteiro igualzinho.

Isso, é claro, se fatores externos não interferirem no andamento da corrida. De acordo com o mais recente boletim metereológico, a possibilidade de chuva para a hora da prova está em 60%. E não seria uma simples garoa, mas uma típica tempestade de verão. Dependendo do momento em que ela vier, a corrida pode ser completamente bagunçada. Acidentes, períodos de safety car e problemas para os favoritos não estão descartados.

Se não chover, o G.P. da Malásia será extrememente difícil para a McLaren. Os dois pilotos da equipe largam pesados, e devem ter bastante dificuldade para recuperar posições na pista. Numa corrida em tempo bom, a principal adversária da Ferrari é a BMW, que não tem carro para disputar com o time de Maranello. Felipe Massa e Kimi Raikkonen, portanto, precisam apenas manter seus carros na pista para conseguir uma dobradinha certa para a equipe.

Mas, caso a chuva resolva aparecer, o G.P. da Malásia se torna imprevisível. Nesse caso, até azarões como Fernando Alonso passam a ter alguma chance de aprontar uma surpresa nos favoritos...


Peço desculpas aos amigos do Blog, mas a internet discada me impede de postar o "vídeo do dia" dessa vez. Portanto, agora é concentração total para o G.P. da Malásia, que tem largada marcada para as 4 horas da madrugada de sábado para domingo. Acerte o despertador ou prepare aquele cafezinho esperto. Essa corrida vale a pena conferir.

Até mais!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

5 comentários:

kimi_cris disse...

Acho certa a penalização feita aos pilotos da Mclaren-Mercedes, eles atrapalharam as voltas de Heidfeld e Webber, se virmos a volta de Heidfeld coma camara no carro é assustador, esse video esta no meu blog se quiseres ver da uma olhada lá.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Anônimo disse...

Gustavo,

A punição deve trazer mais emoção à corrida, já que a McLaren tem o melhor carro no momento, ligeiramente superior à Ferrari e muito superior aos demais.

A chuva, se vier, é preocupante. Pessoalmente, não gostaria que chovesse, por temer pela segurança dos pilotos. Lembre-se do que disse Felipe Massa.

Um abraço.

Fc do Cesão / Jack disse...

Ohh... eu fiquei aqui pendurado nesse computador ate as tres da manha pra ver esse treino... e na hora que deitei na cama pra assistir, eu peguei no sono... ¬¬'... daí nao peguei nada...
e ainda por cima... o massa pegou a pole... afff ninguem merece... ¬¬'
mas o Hamilton se recupera q eu sei... é um grande piloto... =)
abraço cara!

Diego Ivan disse...

É impressão minha ou o capacete de Lewis Hamilton é uma homenagem a Ayrton Senna? Veja que a cor amarela é semelhante, tem duas faixas verde e azul pequenas na lateral e ele já disse ser fã do Senna.

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

César: Pois é, dessa vez não deu para o Hamilton. Mas o inglês ainda está liderando o campeonato...

Diego: Não é coincidência não! Quando corrida de kart, o Hamilton passou a usar um capacete amarelo para se diferenciar dos demais pilotos. Mais tarde, ele adotou os tons verde e azul como homenagem ao Senna, seu grande ídolo de infância.

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho