terça-feira, 18 de março de 2008

O boato do dia: Vettel pode substituir Massa na Ferrari em 2009

Pelo visto, a temporada de boatos da Fórmula 1 começou mais cedo em 2008. Nesta terça, uma reportagem da revista Autosprint soltou uma bomba que promete bagunçar o mercado de pilotos. De acordo com a publicação, a Ferrari já teria acertado a contratação de Sebastian Vettel para o ano que vem, em substituição a Felipe Massa. E o brasileiro, por sua vez, trocaria de lugar com o jovem alemão, passando a correr na pequena Toro Rosso.

Segundo a versão da Autosprint, o primeiro contato entre Vettel e a Ferrari teria sido feito há dois anos, quando o alemão ainda era piloto de testes da BMW. As negociações não avançaram, e Vettel acabou encontrando espaço na Toro Rosso. Então, no último mês de dezembro, a Ferrari supostamente recorreu a Michael Schumacher para conseguir uma aproximação com Vettel, durante a disputa da Corrida dos Campeões. Nessa oportunidade, os primeiros pontos do acordo teriam sido acertados.

É claro que a possibilidade ainda está longe de ser confirmada, mas alguns fatos recentes dão mais credibilidade ao boato lançado da Autosprint. Hoje mesmo, por exemplo, a Ferrari anunciou que o francês Jean Todt - grande protetor de Massa na Ferrari - está deixando o cargo de diretor-executivo da equipe, no primeiro passo rumo à sua aposentadoria. Além disso, a Toro Rosso pode ser vendida num futuro próximo, e um dos potenciais compradores seria Nicolas Todt, ninguém menos do que o empresário de Massa.

A aposta da Ferrari em Vettel seria calculada. Embora conte apenas 20 anos de idade, o alemão tem um potencial assombroso, e já é apontado por muitos como um futuro campeão da Fórmula 1. Não é comum ver uma equipe grande apostar num piloto tão jovem, mas Vettel vale o risco. Se conseguir fechar o acordo, a Ferrari faria um belíssimo negócio.

Apesar de toda a torcida do Blog pelo sucesso de Massa na Fórmula 1, é impossível negar que Vettel encanta muito mais do que o brasileiro.




Mais uma equipe da Fórmula 1 está prestes a mudar de dono. Agora, parece ser a vez da Toro Rosso, que foi posta à venda pela Red Bull. O dono da empresa das bebidinhas energéticas, Dietrich Mateschitz, admitiu hoje ao Motosport Aktuell que a Toro deve ser vendida até o fim de 2009. A decisão foi tomada em virtude novo Pacto da Concórdia, que proíbe terminantemente o intercâmbio de informações entre escuderias da Fórmula 1 a partir de 2010. Tony Almeida, o manda-chuva da A1GP, já aparece como o principal favorito a adquirir a equipe.

Enquanto isso, o clima na Williams é de puro otimismo após a promissora performance no G.P. da Austrália. Falando hoje ao site Autosport, o co-proprietário do time, Patrick Head, expressou bem o sentimento da equipe. "A BMW está um pouco acima de nós, mas não em situação de corrida. Temos condições de incomodá-los", garantiu Head. Depois do que se viu em Melbourne, é bem provável que a Williams pontue de forma constante ao longo do ano. Principalmente com Nico Rosberg.

Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale registrar a primeira entrevista de Nelsinho Piquet após a sua decepcionante estréia no G.P. da Malásia. Culpa mais do carro do que dele próprio, é verdade. "Sabia que seria difícil, mas não foi como eu esperava. De qualquer maneira, aprendi muito, e estou ansioso para a corrida de Sepang", falou o piloto brazuca. Também hoje, o chefão da Renault, Flavio Briatore, afirmou que "não há pressão nenhuma sobre Nelsinho".

Embora seu desempenho tenha sido bem abaixo do esperado na Austrália, Nelsinho continua com respaldo dentro da Renault. A partir de agora, a pressão será bem maior, mas o brasileiro tem totais condições de superar o mau início e se estabelecer na Fórmula 1.




O vídeo do dia já foi divulgado em vários blogs, com o Plog do Pezzolo e o Blog do Capelli. Trata-se de uma filmagem onboard com Heikki Kovalainen, no momento em que ele acidentalmente aperta o limitador de velocidade de sua McLaren e perde a quarta posição para Fernando Alonso. Irritado com a bobagem, o finlandês chega a socar o volante. A disputa, para quem não lembra, aconteceu na última volta do G.P. da Austrália. Vale a conferida:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

7 comentários:

Unknown disse...

massa fora da ferrari... se continuar como foi no ano passado, onde não foi nada brilhante, e como foi na austrália, acho que ele é trocado sim por alguém melhor...

mesmo o berger dizendo que não tem piloto a venda na STR. mas dinheiro compra td na F1.

qto a notícia da STR ser vendida? ah mto tempo atras eu vi no blog do Mario Bauer que a chevrolet queria investir na F1 (http://gpinsider.wordpress.com/2007/08/22/general-motors-e-o-flerte-com-a-f1/), depois das olimpiadas de 2008... será que não casa uma coisa com a outra? e teriamos a chevrolet na F1? especular nao arranca pedaço!

[]'s

Anônimo disse...

Mesmo sendo boato, é bom o Massa colocar as barbas de molho. Na Austrália foi muito mal. Se não se recuperar na Malásia pode colocar em risco o campeonato, mesmo sendo apenas a 2ª prova.

Sepang/2007:
Pole do Massa, dobradinha da McLaren, Alonso vencendo e Hamilton fazendo a volta mais rápida. E o Massa??? Errando... errando... errando....

http://br.youtube.com/watch?v=b2NZ7KMZ3BQ

Abraços!

PS: No vídeo percebe-se que a falha acontece depois que ele tira a viseira. Não vi socando o volante, não.

Detalhe: O Alonso, com a Renault que era do Kovalainen, chegou na frente do Kova com a McLaren que seria pro Alonso.

kimi_cris disse...

Isso vai causar alguma pressão sobre Massa na Malásia!

Grande abraço!

Kimi_Cris

Anônimo disse...

e o Todt vai sair mesmo ?? já saiu ?? !!!

F1 Trulli disse...

Acredito q a Ferrari ta querendo tratar de segurar Vettel (e um com uma pressãozinha d Schumacher)
+ pra mim seria a melhor coisa q a Ferrari faria, Vettel x Hamilton... muito bom
muito bom seu blog
Eu tb tenho um blog (criei a pouco tempo) sobre Trulli! Se der passa la

Carlos Garcia disse...

Acredito que na verdade a Ferrari deve elaborar com Vettel um contrato com ele nos mesmos moldes daquels que foi feito com o próprio Massa anos atrás. Um piloto semi-contratado mas que pilota para outras equipes. Só espero que não o recolham para um ano de testes pois seria uma judiação ficar um ano inteiro sem ver o Vettel pilotar. Além do mais, começou cedo, é verdade, mas esse é apenas o início da temporada de boatos que atacou todos os pilotos de Ferrari e McLaren no último ano após algum mau resultado.

Sobre o Kovalainen fico com a dúvida se ele socou mesmo o volante ou se foi um golpe de ar que faz com que ele tenha aquele movimento brusco, que por sinal, foi o mesmo movimento que limitou a velocidade do carro!!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Jairo: Acho difícil a Chevrolet investir na Fórmula 1 nessa altura. Desde aquele post do Mário, não vimos mais nenhum comentários sobre o assunto. É esperar para ver quem dá mais pela Toro...

Guilherme: Valeu pela dica! Até já postei esse vídeo que você passou.

Grande abraço a todos,

Gustavo Coelho