sexta-feira, 21 de março de 2008

Hamilton lidera primeiros treinos do G.P. da Malásia

O inglês Lewis Hamilton foi o mais rápido nos treinos desta sexta-feira em Sepang, que abriram a programação do Grande Prêmio da Malásia. Após uma performance discreta na sessão da manhã, o piloto da McLaren estabeleu o melhor tempo do dia na parte da tarde, superando Felipe Massa em cerca de dois décimos. Na seqüência, Kimi Raikkonen fechou os três primeiros, com Rubens Barrichello aparecendo em 12º e Nelsinho Piquet na 14ª posição.

Ao contrário do que apontava a previsão do tempo, a chuva passou longe de Sepang. Os treinos de sexta foram disputados num clima quente e úmido, como é típico no circuito malaio. Desde a manhã, vários pilotos enfrentaram dificuldades para manter seus carros na pista, principalmente no grampo que antecede a reta de largada. A ausência do controle de tração foi bastante sentida, e não foram poucas as escapadas ao longo das duas sessões.

O número de falhas mecânicos também impressionou. Pela manhã, Adrian Sutil foi o primeiro a ficar em apuros, quando o motor Ferrari de sua Force India explodiu após somente cinco voltas completadas. Mais tarde, David Coulthard teve um problema de amortecedor e saiu da pista num dos trechos mais rápidos do circuito, com conseqüências desastrosas. O carro do escocês passou por um pequeno desnível e simplesmente se desmanchou, soltando pedaços de suspensão para todos os lados.

Momentos depois, Kimi Raikkonen parou na pista com pane seca, causada por um defeito na telemetria do seu F-2008. A sessão matinal ainda veria uma quebra de motor para Mark Webber, e um estouro de freio na Toro Rosso de Sebastian Vettel. Alheio a todos os problemas, Felipe Massa foi absoluto, encerrando o treino com uma vantagem de um segundo para Raikkonen, que ainda terminou na vice-liderança.

Na parte da tarde, porém, a McLaren daria o troco. Após ficar apenas em quinto na manhã, Lewis Hamilton cravou o melhor tempo do dia sem maiores dificuldades, mostrando todo o potencial do time prateado. Atrás dos pilotos da Ferrari, Jenson Button conseguiu um promissor quarto lugar para a Honda, logo à frente do também surpreendente Sebastian Vettel. A Toyota apareceu bem com o sexto colocado Jarno Trulli, enquanto o segundo piloto da McLaren, Heikki Kovalainen, foi apenas o sétimo.

Dessa vez, BMW, Williams e Renault optaram claramente por esconder o jogo. Os pilotos dessas equipes não passaram das posições intermediárias, sem aparecer muito. De forma contrária, Giancarlo Fisichella acelerou tudo o que podia com a sua Force India, e fechou um bom décimo lugar. Rubens Barrichello terminou num razoável 12º, duas colocações à frente de Nelsinho Piquet. O novato brasileiro, aliás, conseguiu acompanhar o ritmo de Fernando Alonso, ficando a apenas doze milésimos dos espanhol.

A seguir, os tempos combinados da sexta-feira em Sepang:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:35.055s - Segunda Sessão
2. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:35.206s - Segunda Sessão
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:35.428s - Segunda Sessão
4. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:36.037s - Segunda Sessão
5. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:36.474s - Segunda Sessão
6. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:36.493s - Segunda Sessão
7. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:36.512s - Segunda Sessão
8. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:36.578s - Primeira Sessão
9. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:36.671s - Segunda Sessão
10. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:36.756s - Segunda Sessão
11. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:36.838s - Segunda Sessão
12. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:36.879s - Segunda Sessão
13. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:37.022s - Primeira Sessão
14. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:37.034s - Primeira Sessão
15. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:37.106s - Segunda Sessão
16. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:37.346s - Segunda Sessão
17. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:37.512s - Segunda Sessão
18. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:37.614s - Segunda Sessão
19. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:38.232s - Primeira Sessão
20. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:28.978s - Primeira Sessão
21. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:39.021s - Segunda Sessão
22. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:39.361s - Segunda Sessão

O treino classificatório para o Grande Prêmio da Malásia acontece às 3 horas de Brasília, na madrugada de sexta para sábado. A Rede Globo transmite ao vivo.


Se chover, qualquer palpite para o Grande Prêmio da Malásia se torna um mero chute. Em condições normais, porém, a McLaren dá toda pinta de estar um patamar acima da rival Ferrari, tanto em termos de desempenho quanto de confiabilidade. No ano passado, Lewis Hamilton fez uma excelente prova em Sepang, e já desponta como o grande favorito para a corrida de domingo. Mas ainda há espaço para surpresas.

Especialmente se o G.P. acontecer em pista molhada, como os metereologistas vêm prevendo desde o início da semana. Nesse cenário, até os pilotos da chamada "segunda divisão" passam a ter alguma chance de brigar pela vitória. Robert Kubica, por exemplo, deu a entender nesta sexta que a BMW tem carro para incomodar McLaren e Ferrari. "Um problema de câmbio atrapalhou nossa programação hoje. Na verdade, ainda temos muito mais o que mostrar", garantiu o polonês.

E não é só a BMW que promete aparecer bem no G.P. da Malásia. A Williams acena com a possibilidade de mais um bom desempenho, e a Renault completou várias voltas num ritmo consistente nesta sexta. Por sua vez, equipes como Honda e Toro Rosso confiam na chuva para surpreender, já que os seus pilotos são reconhecidamente bons nessa situação...

Certo, mesmo, é que a prova de Sepang tem todos os ingredientes para ser tão ou mais emocionante do que o confuso G.P. da Austrália.


Esquentando os motores para o G.P. da Malásia, o vídeo do dia é um resumo da corrida do ano passado, enviado pelo amigo Guilherme. Vale a pena conferir:



Até mais!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

7 comentários:

Anônimo disse...

depende muito de quem fizer a pole hoje se não chover, mas aposto no Hamilton novamente

Loucos por F-1 disse...

Fala Gustavo!!
Eu tmb aposto no Lewis para essa corrida. A McLaren tá muito bem e acho díficl ele num levar essa.
Acabei de fazer meu blog tmb sobre F1, assim que puder dá uma passada lá pra dar uma força.
Abraço !!!

Leandro Montianele

Leandrus disse...

Muito estranho o que aconteceu com o Coulthard...parece q a RBR está com carros de papelão! O ruim agora vai ser ficar acordado até as 3 da manha esperando os treinos...paciencia...

Ateh!

Unknown disse...

Esquisito mesmo.. no outro gp o simples toque do Massa quase que destruiu o carro dele, caiu suspensão, pneus, aerofólio...

Fc do Cesão / Jack disse...

O garoto!!
brigadão!!! =)
Ah... aposto no Hamilton...
e torço pra ele tbm!
GO LEWIS!

Rafael Zito disse...

Cara o Hamiltom desponta como grande favorito msm... o Massa precisa começar a mostra o seu valor.
Uma pergunta: o q estah acontecendo com o motor Ferrari?? Duas quebras com os proprios carros e tb a quebra no carro da force india... ouvi claudio carsughi dizendo algo sobre isso... parece q tem uma peça q cuida disso q eh da patrocinadora da mclaren e todos os carros foram obrigados a utiliza-la... carsughi inclusive disse q a ferrari nao quebrava dois motores ao mesmo tempo desde 1994...

abração Gustavo e vamos ver qm fica com a pole... ficarei acordado pra assistir.

F1 Trulli disse...

vlw por me add (já ta nos meus links tb)
olha eu nunca deixei passar despercebido as super performaces de Trulli nos treinos d classificação (msm q ñ tenham redindo pole, para o carro q ele tinha tiveram o msm valor)
o treino de HOJE:
Hamilton claro ! isso com chuva ou sem chuva, + pro bem da Toyota é melhor q ñ chova ahuhauuahuahaujhauauhua
até +