Pela segunda vez em poucos meses, o Conselho Mundial da FIA culpou, mas não puniu. Nesta quinta, os dirigentes da entidade decidiram não aplicar nenhuma pena à Renault, embora a equipe francesa tenha sido considerada culpada no caso de espionagem denunciado pela McLaren. O veredito é idêntico ao que foi dado em meados de julho, quando a própria McLaren safou-se de sofrer uma punição no processo movido pela Ferrari.
Segundo o Conselho Mundial, a Renault violou o artigo 151c do Código Esportivo Internacional: "não causar riscos à imagem do esporte". Apesar disso, nenhuma pena foi imposta. De acordo com o comunicado emitido pelos dirigentes, os detalhes do julgamento serão divulgados apenas amanhã, enquanto que a transcrição da reunião estará disponível "o mais cedo possível".
Aliviada, a Renault comemorou sem grande estardalhaço o veredito da FIA. "Agora, estamos livres para nos concentrar de vez na temporada 2008", disse o principal dirigente da equipe francesa, Flavio Briatore, em press release distribuído na imprensa. Vale registrar que, mais cedo no dia, a Renault ameaçou processar a McLaren por "danos de imagem".
"Eles disseram muitas coisas ruins sobre nós. Fomos difamados, e vamos tomar as providências legais cabíveis se acharmos necessário", falou Briatore ao jornal Daily Express. Pelo visto, porém, o caso de espionagem envolvendo Renault e McLaren provalmente teve seu desfecho hoje. Ao contrário do escândalo anterior, que opôs McLaren e Ferrari, o atual não tem motivo para continuar rendendo polêmica.
Para quem não sabe, a acusação da McLaren era simples: um ex-funcionário de Woking - Phil Mackareth - transferiu-se para a Renault, levando consigo uma série de dados secretos do time prateado. Na versão da McLaren, as informações foram divididas entre, no mínimo, treze engenheiros da equipe francesa. Mas não adiantou a reclamação: a FIA culpou mas não puniu a Renault, e a McLaren fechou o ano com mais uma derrota.
Como de costume, prevaleceu uma das velhas máximas da política: a questão não é se o acusado está certo ou errado, mas se vale a pena puní-lo. Foi exatamente esse o raciocínio que a FIA seguiu hoje. Livre de punição, a Renault parece livre para, enfim, assinar contrato com Fernando Alonso. O prazo final para um acerto entre as duas partes fica "perto do Natal", segundo o empresário do bicampeão.
Será que agora vai?
Sem querer querendo, Kimi Raikkonen acabou revelando a data de apresentação do F-2008, o carro que a Ferrari vai utilizar na próxima temporada. De acordo com a revista Auto Motor und Sport, o finlandês achou que a equipe vermelha já havia confirmado o dia exato do lançamento, e repassou a informaçao para um grupo de jornalistas. Anote aí: a Ferrari mostra o F-2008 a 7 de janeiro. Portanto, o time de Maranello deve inaugurar as apresentações das máquinas do ano que vem.
Enquanto isso, o companheiro de Raikkonen, Felipe Massa, concedeu uma entrevista não muito animada ao jornal italiano La Repubblica. Para desgosto dos fãs da velocidade, o brasileiro negou que a proibição do controle de tração vá facilitar as ultrapassagens. "Quem espera isso ficará frustado. Os erros devem aumentar, mas não as ultrapassagens. Só espero que não tenhamos nenhum acidente grave", disse Massa. Uma opinião, honestamente, um pouco exagerada demais.
Ao mesmo tempo, Sebastien Bourdais falou ao site oficial da Fórmula 1, e pediu cautela ao seus fãs: "Não desejo colocar muita pressão sobre mim mesmo. Vettel já andou milhares de quilômetros, enquanto eu sou só um novato. Peço que os meus torcedores não imaginem muitas coisas sobre mim". Estaria Bourdais dando desculpas antecipadas? Nada disso: o francês é apenas um piloto consciente de suas limitações. Desiludido, ao menos, ele não vai terminar.
Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, é preciso mencionar que o presidente da FIA, Max Mosley, saiu em defesa de Toro Rosso e Super Aguri na polêmica de compra e venda de chassis. O grupo das chamadas "equipes independentes" - lideradas por Williams e Force India - critica Red Bull e Honda por terem montado "filiais". Para Mosley, porém, "os carros parecem e são diferentes. Uma Toro Rosso não é igual a uma Red Bull".
O problema de Mosley é que o seu rival, Bernie Ecclestone, pensa diferente. E, atualmente, o chefão da FOM tem muito mais poder do que o presidente da FIA.
Um incidente bizarro pode levar Emerson Fittipaldi a ser processado pela Justiça da... República Tcheca! Explica-se: enquanto participava de uma sessão de fotos para uma campanha promocional dentro de um trem bala tcheco, nosso bicampeão foi autorizado a entrar na cabine principal e "acionou sem autorização uma alavanca que teria afetado o funcionamento do trem". Incrível! Que pataquada, hein, Emerson?
Outro que vem tendo dias dificeis é Casey Stoner, atual campeão da MotoGP. Nesta quinta, ao menos, o australiano recebeu uma boa notícia: ele não vai precisar operar o ombro, lesionado numa queda durante os testes de pré-temporada da semana passada, em Sepang. Os médicos, porém, recomendaram um repouso de oito semanas para Stoner. Para sorte do piloto da Ducati, a MotoGP está de férias nesse período.
Assim como Stoner, Sebastien Loeb terminou 2007 consagrado campeão na sua categoria. Após ter conquistado seu quarto título consecutivo no Mundial de Rally, o francês recebeu um convite para dar umas voltinhas no carro da Renault de Fórmula 1. E surpreendeu muita gente, incluindo o ex-piloto Jacques Laffite: "Numa boa equipe, Loeb poderia conseguir grandes resultados. Ele definitivamente sabe como pilotar". Isso, convenhamos, qualquer um que acompanha Loeb já sabia...
Por fim, vale registrar que a SEAT anunciou hoje seus pilotos para a temporada 2008 do Mundial de Turismo. Depois de ficar em segundo neste ano - com um inovador carro movido a diesel - a montadora espanhola renovou com todos os seus principais nomes. No ano que vem, continuam o francês Yvan Muller, o espanhol Jordi Gene, o italiano Gabriele Tarquini e o português Tiago Monteiro. Além disso, a SEAT vai colocar um quinto carro, pilotado pelo sueco Rickard Rydell.
O vídeo do dia traz imagens sensacionais de um dos maiores gênios que o automobilismo já teve: Jim Clark. As cenas a seguir são de uma corrida extra-campeonato realizada no circuito inglês de Oulton Park, em 1963, e incluem uma raríssima filmagem onboard com Clark ao volante. Como era comum naquela época, o escocês largou da pole, liderou todas as voltas, fez a volta mais rápida e, é claro, venceu. Vale a conferida:
Nesta sexta, o Blog volta a seção Agenda do fim de semana, apresentando as atrações do próximo fim de semana da velocidade. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do esporte a motor. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Emerson Fittipaldi - http://www.fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/
Demais - http://www.motorsport.com/
9 comentários:
como sempre, post completo, cheio de informaçoes que eu nem tinha visto nos sites atualizados. Show de bola, Gustavo nunca é demais elogiar! Dou meu destaque para esse vídeo do Clark que eu vou até tentar baixar rsrs
Gustavo,
Duas perguntas:
Você não acha que o Alonso, antes mesmo de entregar a McLaren no caso da espionagem contra a Ferrari, já não estava acertado para retornar à Renault?
Minha opinião: o Briatore deve ter dado suporte caso as coisas dessem errado para o Alonso e com isso teria garantido o retorno à casa francesa, dando o aval necessário para Alonso ir às últimas conseqüências.
Qual destas rivalidades será dominante em 2008?
Alonso (Renault) x Hamilton (McLaren) = inimigos declarados?
Massa (Ferrari) x Nelsinho (Renault) = dentro da pista as coisas podem se estremecer?
Aquele abraço!!!
PS: Assistindo o vídeo do Clark, me ocorreu de saber se você já fez algum post sobre os pilotos que ilustram a fachada do Blog. Alguns eu conheço, outros não (a maioria). Dá pra revelar a identidade deles todos ou é pedir demais ao amigo... hehehehe.
Marcos,
Obrigado pelo elogio! E vale a pena mesmo baixar o vídeo do Clark, esse é para guardar!
Guilherme,
Difícil sua pergunta sobre o Alonso e a Renault. Sinceramente, acho que o espanhol ainda não tinha acordo com Flavio Briatore naquela altura. Era apenas o início de sua crise na McLaren. Provavelmente, Alonso ainda não tinha tomado um decisão na época. Se tivesse levado o título, talvez continuasse na McLaren...
Sobre as rivalidades: Alonso x Hamilton certamente é bem mais acirrada do que Massa x Nelsinho. Isso atualmente, é claro. Nada impede que os acontecimentos do ano que vem mude essa história...
Não tenho problemas em revelar os pilotos lá de cima não! Aqui vai a lista:
Topo (da esquerda para a direita): Jim Clark, Mika Hakkinen, Stirling Moss, Alain Prost, Ronnie Peterson, Gilles Villeneuve, Ayrton Senna, Jack Brabham e Lewis Hamilton.
Embaixa (da esquerda para a direita): Jackie Stewart, Alberto Ascari, Michael Schumacher, Juan Manuel Fangio, Tazio Nuvolari, Graham Hill, Nelson Piquet, Niki Lauda e Emerson Fittipaldi.
Grande abraço a todos!
Gustavo Coelho
Valeu, Gustavo, pelas suas opiniões.
No caso do Alonso, mesmo sendo (tri)campeão, acho improvável que o Ron Dennis aguentasse por mais um ano o espanhol marrento.
E sobre os pilotos citados, ficou faltando um na fileira de cima, entre o Brabham e o Hamilton.
PS: Acertei 7 dos 20, como se vê, um fraco aproveitamento (35%).
Belíssimo vídeo! Vê-se a fantástica segurança da época, com suas belas áreas de escape asfaltadas, zebras largas...
Parece que o nosso Congresso Nacional está conseguindo disseminar o vírus da impunidade pelo mundo inteiro... Essa FIA é uma vergonha !!!
Em minha opinião, tanto o Mosley quanto o Bernie poderiam passar a bola, dar o lugar para outros... O Bernie então, além de todo o poder ele tem mãos, adora aparecer, quase sempre ele trata os profissionais da categoria como se fossem objetos. Até mesmo quando ele fala bem de um ou outro piloto, nesse momento ele apenas defende interesse próprio. Não parece ser o tipo de empresário que se preocupa com o show, pelo show, mas tão somente com os dividendos resultantes do espetáculo...
Muito legal o vídeo do escocês voador... Um gênio realmente!!!
Abçs!!
caramba... olha esse ´video do Clark...olha o traçado perfeito que ele fazia... o "punta-taco" em 46s do vídeo. Época de macho essa... os caras tinham que ser bom mesmo.
Esse vídeo do Clark é um espetáculo mesmo.E a suspensao do carro???afff...dá pra ver tudinho.
Muito bacana.
Beijos
Guilherme,
Falha minha: aquele ali é o Nigel Mansell!
Grande abraço!
Gustavo Coelho
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