quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

BMW volta a liderar testes de Jerez. Agora, com Kubica

Após marcar o melhor tempo dos ensaios da terça-feira, a BMW voltou a colocar um de seus pilotos na ponta da tabela de classificação em Jerez de la Frontera, onde a Fórmula 1 realiza os últimos testes deste ano. Dessa vez, o polonês Robert Kubica terminou o dia como o mais rápido, batendo em apenas dois décimos o inglês Lewis Hamilton. Na seqüência, Felipe Massa completou em terceiro, cinco posições à frente de Michael Schumacher.

Ao contrário do esperado, os pneus slicks não vêm representando uma grande diferença nos tempos. Nos testes de hoje, Kubica marcou sua volta mais rápido com os slicks, mas quase foi batido por Hamilton e Massa, que andaram com os compostos rasurados. Outros que apareceram bem nesta quinta foram o australiano Mark Webber - quarto - e o alemão Timo Glock, quinto.

O atual campeão da GP2, aliás, bateu Jarno Trulli com facilidade, na primeira vez em que os dois andaram juntos pela Toyota. Por sua vez, Nelsinho Piquet fechou na sétima posição, logo à frente do heptacampeão Michael Schumacher. Mais uma vez, o alemão "deu uma mãozinha" à Ferrari, participando dos testes em Jerez para testar os slicks. Hoje, pelo menos, Schumi não andou muito forte.

De volta à Honda, Rubens Barrichello melhorou bastante seu tempo de ontem e subiu para nono. Como de costume, a dupla da Toro Rosso andou muito próxima, com Sebastian Vettel batendo Sebastien Bourdais em pouco menos de dois décimos. Em 16º, o italiano Luca Filippi ficou à frente de Takuma Sato, mas foi mais lento do que o também novato Andreas Zuber. O austríaco, vale lembrar, testou ontem pela Super Aguri.

Lamentável o desempenho de Ralf Schumacher, que pode ter andado pela última vez com um carro de Fórmula 1. Se não bastasse uma quebra pela manhã, o alemão ainda saiu da pista duas vezes ao longo do dia, e terminou em último. Mais tarde, Ralf deu uma entrevista melancólica ao site F1today.nl, em tom de despedida: "É bem possível que eu páre de correr. Estou pensando no que é melhor para mim em 2008. Talvez seja ficar em casa...".

O outro piloto que testou pela Force India hoje - Vitantonio Liuzzi - também não se destacou muito. Apenas o 19º, o italiano foi um segundo mais lento que Christian Klien, que andou ontem. Por enquanto, o austríaco é o favorito na disputa pela vaga aberta no time indiano. Para terminar, é preciso destacar que foram oito as interrupções nos testes desta quinta. Além de Ralf, Nick Heidfeld Sebastian Vettel e Takuma Sato também deram suas escapadinhas ao longo do dia.

A seguir, a classificação dos ensaios de hoje:

1. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:19.157s (87)
2. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:19.331s (64)
3. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:19.333s (68)
4. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:19.605s (63)
5. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:19.687s (40)
6. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:19.787s (75)
7. Nelson Piquet Jr./Brasil/Renault, 1:19.834s (90)
8. Michael Schumacher/Alemanha/Ferrari, 1:19.885s (67)
9. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:19.905s (89)
10. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:20.125s (87)
11. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:20.301s (65)
12. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:20.339s (56)
13. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:20.507s (55)
14. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:20.775s (99)
15. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:20.802s (39)
16. Luca Filippi/Itália/Super Aguri, 1:20.915s (83)
17. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:21.055s (62)
18. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:21.093s (79)
19. Vitantonio Liuzzi/Itália/Force India, 1:21.194s (76)
20. Ralf Schumacher/Alemanha/Force India, 1:21.853s (71)

A semana de testes de Jerez termina amanhã. E hoje, até o fim do dia, o Blog volta comentando as principais notícias desta quinta. Nos vemos por aí!

5 comentários:

Gui Vieira disse...

O alemão ficou só em oitavo mas amanhã eu ele vai querer liderar!!

kimi_cris disse...

A BMW está bastante bem nestes testes especialmente com os pneus slicks.

Abraço

Anônimo disse...

Gustavo,

Não acho que os compostos dos slicks utilizados em Jerez estejam em um bom grau de desenvolvimento. Talvez essa seja a resposta para os tempos estarem tão próximos. Além disso, penso eu que para extrair o máximo desse tipo de pneu, a aerodinâmica deve ser diferente da atual.

Um abraço

Felipe Maciel disse...

Fala Gustavo!
Tô de volta. Esses dias foram de cão cara...
E vc tá de férias?

Vou confessar que as palavras do Ralf deram pena, como é que pode um piloto acabar assim? De uma hora pra outra ele simplesmente não rende mais, comete erros, bate, anda lento e perde todo o valor que construiu durante toda sua carreira. Esse ano deve ter sido o último mesmo, difícil de acreditar que ele fique no ano que vem. E o Fisichella deveria fazer o mesmo, depois de andar de Renault por três anos seguidos apresentando esse sub-desempenho.

abs

Vitor disse...

Faaala Gustavo, meu caro! Beleza?

A BMW manda bem, curto pra caramba a equipe... Aliás, sempre me simpatizei com a Sauber, hehehehe! Pilota muito o Kubica, vulgo Highlander, hehehehe!

Mas cuidado com o alemão aí, hehehehe...

Abraço!