segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Clima na Honda é de muito otimismo para 2008

Bastou a chegada de Ross Brawn para que o conturbado ambiente da Honda mudasse completamente. Desde a contratação do engenheiro inglês, as expectativas do time nipônico já são bem diferenes, e o clima é de franco otimismo para o ano que vem. Uma amostra da nova fase da equipe foi dada por Jenson Button, que mostrou bastante empolgação durante uma festa da revista Autosport, realizada ontem:

"Nosso futuro parece realmente promissor. A próxima temporada vai ser bem melhor do que a última", disse Button. Por enquanto, a Honda ainda não conseguiu se destacar nos testes de pré-temporada, mas isso pode mudar nos ensaios de janeiro. Segundo o Téo José, o novo carro do time nipônico já ganhou oito décimos em relação ao deste ano, somente com pequenas mudanças aerodinâmicas planejadas para o G.P. da Austrália.

O plano da Honda é melhorar, no total, dois segundos e meio por volta. Pode até parecer muito, mas a tarefa não é nada impossível: considerando a ruindade do RA107 - o modelo 2007 do time nipônico - um avanço desse tamanho nem seria tanta surpresa. Agora, a Honda se prepara para os testes de Jerez de la Frontera, marcados para esta semana. Pela primeira vez na atual pré-temporada, Rubens Barrichello deve participar das atividades.

Falando aos jornalistas presentes às 500 milhas da Granja Viana, Rubinho também demonstrou bastante otimismo para o ano que vem. O principal motivo para tanta animação, para variar, também é a contratação de Ross Brawn, que foi intermediada pelo piloto brasileiro. "Quero que Brawn seja para mim o que foi para Schumacher na Ferrari. Quere que ele me complete", disse ele.

Vale registrar que Rubinho também se defendeu da suspeita de ter agredido um cinegrafista da RedeTV na noite de sexta, durante o casamento de Felipe Massa. "Não tive intenção nenhuma. Ficaram puxando minha mulher de um lado para o outro, e eu só quis protegê-la", revelou Rubinho. Pelo visto, não aconteceu nada mesmo. Mais uma vez, Rubinho foi vítima de uma desnecessária acusação.

Enquanto isso, na Inglaterra, Ross Brawn fez questão de elogiar os dois pilotos da Honda durante a festa da Autosport, onde esteve presente junto com Jenson Button. "O último ano foi difícil de julgar por causa dos problemas no carro. Mas tenho muita confiança na nossa dupla. Ambos já provaram ser capazes de vencer corridas no passado, e são altamente conceituados", falou Brawn. À primeira vista, o discurso da Honda está realmente bastante afinado.

Resta saber se o entrosamento também vai funcionar dentro da pista...

Crédito das fotos: www.motorsport.com

8 comentários:

Gui Vieira disse...

Eu aposto na Honda!!! E torço muito pelo Rubinho, acho que ele merece toda a sorte que eu puder desejar!!

robalo disse...

Não estou muito a par do quadro de funcionários da Honda, seu corpo técnico, mas se depender do conhecimento que o Brawn adquiriu ao passar por equipes vitoriosas, como Benetton e Ferrari, o time nipônico tem tudo para evoluir em 2008.

Considerando-se que um time de F1 pode ser considerado com uma receita de bolo, seu sucesso vai depender, e muito, de todos seus ingredientes. O Brawn, ao mesmo em que representa um desses ingredientes, ele será, também, o responsável pelo preparo dessa receita. Acho que ao longo de uns dois anos, com algumas mudanças no corpo técnico, o inglês conseguirá melhorar o time.

Entretanto, o plano de melhorar dois segundos e meio por volta parece mais um sonho, embora possível. Uma melhora como essa colocaria a Honda andando lado a lado com equipes como Mclaren e Ferrari, ou, talvez, até andando na frente. Nada fácil de ser obtido na prática...
Se compararmos os tempos obtidos pela equipe em treinos de classificação, em 2007, caso ela consiga melhorar um segundo e meio, em 2008, já estará de bom tamanho.

Depois que o carro novo começar a rodar, teremos noção do seu potencial... Vejamos até onde o Brawn consegue realizar sonhos...
Com relação ao episódio “agressão do Rubinho”, acredito piamente nas explicações do piloto.

É isso aí...

Abç!!

Net Esportes disse...

o bom mesmo é que o time do Rubinho caiuuuuuuuu !!!!!!!!! he he he ..... mas eu gosto do Burrinho e torço por ele, pode até ser que a honda melhore o carro mas que o Ross Brawn vai ganhar moral caso o ano que vem seje bom, isso vai............

Vitor disse...

Faaala Gustavo, beleza rapaz? Espero que sim!

Não sei não, mas algo me diz que essa nota é séria candidata a uma vaga no futuro Top 10 de 2008. Qual categoria? Acho que nem precisa dizer né, hehehehe...

Abraço!

Unknown disse...

É...

Gastando dinheiro os japa tão... e espero mesmo que consigam fazer um carro pelo menos competitivo...

Qto a agressão do Rubinho, ele não fez nada que eu não faria... se fosse minha mulher empurrada por alguém, esse alguém o mínimo que merece é um "pé na bunda", coisa que ele levou...

flw!!!!

Anônimo disse...

Olá... ser melhor que o ano passado como certeza a honda será... não tem como piorar... chegaram ao fundo do poço. O desenvolvimento dos carros na F-1 é muito rápido, então é preciso ter uma referência também dos outros carros porque não adianta melhorar 2 segundos e meio se o pessoal de ponta melhorar as marcas em 1 segundo, a honda vai continuar andando lá atras... o jeito é aguardar e ver o que fazem nas corridas porque nem nos testes de pré-temporada dá para confiar mais.

Abraços

Anônimo disse...

Eu realmente espero q a Honda tenha realmente um otimo 2008, q Button e Rubinho voltem a andar bem, ateh msm pra q o Rubinho ganhe novamente uma corrida ou no minimo um podio; naum acredito q ele fique por mto tempo na F-1 e entaum espero q ele tenha boas atuações pra finalizar a carreira.

Aliás, quem pertubou o Rubinho e sua mulher foi a galera do Panico? Pq se foi, foi bem feito...

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Gui Vieira: Sou um pouco cético em relação à Honda, mas penso que a equipe japonesa tem chance, sim, de disputar o título dentro de alguns anos. É só trabalhar direitinho...

Robalo: Nem tenho muito o que comentar: estou de acordo com tudo o que você falou!

Jairo: Não vi a cena, mas o cinegrafista deve ter exagerado. Pelo que entendi, não havia a menor necessidade de levar o caso à delegacia.

Phigo: É isso aí mesmo que você falou: todos as equipes da Fórmula 1 melhoram ano a ano. A Honda não precisa só evoluir em relação ao carro anterior. Precisa dar um salto superior ao de todos os adversários.

Leandro: O cinegrafista era o programa da Sônia Abrão. Deve ter merecido, né?

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho