domingo, 2 de dezembro de 2007

Weekend Update - Mundial de Rally

Sebastien Loeb não deu sopa para o azar e confirmou hoje seu tetracampeonato no Mundial de Rally, ao terminar em terceiro no Rally da Grã-Bretanha. A vitória na etapa britânica ficou com Mikko Hirvonen, que liderou a tabela de tempos desde o primeiro dia de competições. Em segundo, Marcus Grönholm encerrou sua carreira com mais um podium, mas ficou com o gostinho amargo de ter perdido o título para Loeb.

Precisando apenas de um quinto lugar para vencer o Mundial de Rally pelo quarto ano consecutivo, Loeb foi cauteloso ao longo de todo o fim de semana. Mesmo assim, o francês da Citröen ainda conseguiu manter um ritmo consistente, suficiente para o terceiro posto. No fim, Loeb só não bateu a dupla da Ford, que fez a dobradinha no último Rally do ano.

"É incrível. Este é realmente um grande momento", disse Loeb. Por sua vez, Marcus Grönholm lamentou a perda do título, mas pareceu conformado: "Estou desapontado, é claro, mas acho que perdi o campeonato no Rally da Irlanda, há duas semanas, quando sofri um acidente e fiquei sem pontuar". Após 150 participações no Mundial de Rally, Grönholm se aposenta com 30 vitórias e dois títulos, em 2000 e 2002.

Atrás do trio Hirvonen-Grönholm-Loeb, o finlandês Jari-Matti Latvala foi o grande destaque. O piloto da equipe Stobart Ford terminou apenas em décimo, mas conseguiu a proeza de vencer todos os estágios deste domingo. Se não tivesse enfrentado vários problemas na sexta, Latvala provavelmente teria triunfado no Rally da Grã-Bretanha. Vale lembrar que ele é o grande favorito para substituir Grönholm na equipe principal da Ford em 2008.

Discreto e eficiente como de costume, o norueguês Petter Solberg fechou em quarto, somando mais uns pontinhos para a Subaru. Logo atrás dele, o espanhol Daniel Sordo foi apenas o quinto, provando estar num nível bem inferior ao de Sebastien Loeb, seu companheiro na Citröen. Na seqüência, Matthew Wilson (Ford), Chris Atkinson (Subaru) e Manfred Stohl (Citröen) completaram a zona de pontuação.

Com os resultados do Rally da Grã-Bretanha, Sebastien Loeb conquistou o título da temporada 2007 do Mundial de Rally, marcando 116 pontos no total. Marcus Grönholm levou com o vice, com 112, enquanto Mikko Hirvonen foi terceiro, com 99. Na categoria Produção, o campeão foi o japonês Toshi Arai, e na Junior o título ficou com o sueco Per-Gunnar Andersson. A seguir, a classificação do Rally da Grã-Bretanha:

1. Mikko Hirvonen/Finlândia/Ford, 3h50:22.9s
2. Marcus Grönholm/Finlândia/Ford, a 15.2s
3. Sebastien Loeb/França/Citroen, a 1:33.0s
4. Petter Solberg/Noruega/Subaru, a 2:57.3s
5. Daniel Sordo/Espanha/Citroen, a 3:14.3s
6. Matthew Wilson/Inglaterra/Ford, a 7:32.9s
7. Chris Atkinson/Austrália/Subaru, a 8:29.5s
8. Manfred Stohl/Áustria/Citroen, a 8:54.6s
9. Xavier Pons/Espanha/Subaru, a 9:48.8s
10. Jari-Matti Latvala/Finlândia/Ford, a 10:42.4s

Logo abaixo, a tabela final da temporada 2007 do Mundial de Rally.

1. LOEB, 116 pts; 2. Grönholm, 112 pts; 3. Hirvonen, 99 pts; 4. Sordo, 65 pts; 5. P.Solberg, 47 pts; 6. H.Solberg, 32 pts; 7. Atkinson, 31 pts; 8. Latvala, 30 pts; 9. Stohl, 13 pts; 10. Duval, 12 pts; 11. Wilson, 11 pts; 12. Kopecký e Gardemeister, 10 pts; 14. Carlsson, 9 pts; 15. Galli, 5 pts; 16. Companc e Pons, 4 pts; 18. Aava, 3 pts; 19. Villagra, 2 pts; 2o. Otsberg, Taguchi e Hänninen, 1 pt

Nesta segunda, o Blog volta com a última edição da seção Weekend Update, destacando a finalíssima da GT3 Brasil e o Balanço dos Palpites. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos: www.motorsport.com

4 comentários:

Gui Vieira disse...

Olá! Parece-me justo esse titulo para o Loeb, ele realmente foi o melhor piloto do ano. Agora todo mundo só fala do rebaixamento do Timão né!

Blog F1 Grand Prix disse...

Gui Vieira,

Pois é, quase escrevi um "Post em OFF" sobre o fim do Brasileirão, mas desisti em cima da hora. Não sou especialista em futebol, e não me sinto bem dando palpite em coisas que não conheço muito. Só faço um comentário: se nós tivéssemos mata-mata agora, os confrontos seriam:

São Paulo x Atlético Mineiro
Santos x Palmeiras
Flamengo x Grêmio
Fluminense x Cruzeiro

Só jogam hein?

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Unknown disse...

Bem que tu fez em não postar...

Futebol é um muito polêmico, e mexe literalmente com a alma de todos os brasileiros...

qdo aos rebaixados, força para se reerguer para logo logo estarem na primeira divisão novamente...

para o São Paulo, parabéns, foi eficiente o campeonato inteiro, mereceu.

aos classificados para a Libertadores, parabéns, também tiveram que jogar bola para isso...

aos que quase chegaram lá, lamentem... ano que vem tem mais...

aos que vão para a Sulamericana, parabéns...

aos que não vão a lugar nenhum... bora melhor mais um pouco...

e por ai vai...

mas voltando ao assunto do post...

O Loeb tem que comemorar muito mesmo, afinal, levou esse com um tanto de azar do Gronholm... pq sorte ele não precisou, e o azar ele tb não teve, fez o dele...

Ao Gronholm parabéns pelo exelente campeonato, e ao Loeb, parabéns pelo Caneco, não que ache injusto, ele teve que correr o campeonato inteiro correndo atraz da primeira posição, e somente fez o serviço de casa corretamente...

e a cada dia que passa, tenho uma alegria, e uma tristesa...

a tristesa é que estou sentindo falta das corridas do final de semana... e a alegre, é que a cada dia que passa, é um a menos para a prox temporada...

Guga,

Como sempre, belos textos...

Grande Abraço!!!

Anônimo disse...

Graaaande Loeb, faturou mais uma foi merecido!!!!!!

Fim de semana ótimo:

Fla não foi vice (isso é coisa de vascaíno kkkkk!!!!

Timinho rebaixado!!!!

Chaves perdeu o referendo!!!!

To rindo de me esgoelar até agora kkkk