domingo, 2 de dezembro de 2007

Weekend Update - 500 milhas da Granja Viana

Terminou de maneira confusa e polêmica a 11ª edição das 500 milhas da Granja Viana. Pela sétima vez, Rubens Barrichello e Tony Kanaan ficaram com a vitória na tradicional prova. A equipe deles - a HSBC/Caras/Assolan - triunfou com o kart 71, e ainda fez a dobradinha com o 72. Mas o evento ficou marcado por um problema no sistema de cronometragem, que encurtou a corrida e deixou muita gente em dúvida sobre o kart vencedor.

Como sempre, a parte inicial das 500 milhas foi emocionante. Na largada, Felipe Massa tomou a ponta do pole Andre Nicastro e comandou a prova durante algum tempo. O piloto da Ferrari, porém, precisou desviar de um acidente envolvendo retardatários e perdeu a liderança para Luciano Burti, que ocupou a primeira posição até fazer seu pit stop.

Nessa altura, Tony Kanaan e Rubens Barrichello vinham subindo na classificação, cada um pilotando um kart da equipe. Rubinho chegou a assumir a ponta, mas também precisou visitar os boxes. Uma seqüência de times se revezou na liderança, até que o kart 3 - da Piquet Sports - conseguiu abrir uma vantagem confortável na frente.

Nelsinho Piquet parecia perto de conquistar sua primeira vitória nas 500 milhas, mas um problema de motor jogou tudo por água abaixo. O kart 3 foi aos boxes e a ponta ficou com a Petrobras Carcasci, time de Luciano Burti. Mais tarde, porém, o kart 71 - de Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Lucas di Grassi, Antonio Pizzonia e Thiago Camilo - estabeleceu-se no primeiro lugar.

Ao mesmo tempo, o 72 - com Rubinho, Tony, di Grassi, Felipe Giaffone e Renato Russo - tomou o segundo posto, fazendo a dobradinha da HSBC/Caras/Assolan. Foi aí que aconteceu o fatídico problema no sistema de cronometragem, que interrompeu a prova por volta das 9:40 da manhã. Na relargada, Tony Kanaan, pilotando o kart 72, ultrapassou Antonio Pizzonia, do 71, e recebeu a bandeirada em primeiro.

Mas aí começou a confusão: embora tivessem terminado em segundo, os pilotos do kart 71 saíram para uma volta da vitória, pensando que a diferença que eles tinham para o 72 antes da interrupção ainda contava. A direção de prova, porém, declarou o 72 como vencedor, com o 71 em segundo. Na seqüência, a Petrobras Carcasci ficou em terceiro, com a Targh/Dolly em quarto e o kart 3 da Piquet Sports - aquele que havia liderado a prova na madrugada - em quinto.

Alguns favoritos ficaram pelo caminho: Felipe Massa, por exemplo, quebrou e foi classificado apenas em 62º. A equipe Fittipaldi também teve vários problemas, e não passou de 63º. Os dois times terminaram atrás da Chicas Racing Feminina - formada só por mulheres - que fechou em 41º. Por sua vez, a Red Bulletin Racing - integrada por um grupo de dez jornalistas - completou em 66º e antepenúltimo.

A seguir, os cinco primeiros das 500 milhas da Granja Viana:

1. Rubens Barrichello-Tony Kanaan-Lucas di Grassi-Felipe Giaffone-Renato Russo/HSBC-Caras-Assolan/Kart 72, 581 voltas em 10h35:41.829s
2. Rubens Barrichello-Tony Kanaan-Lucas di Grassi-Antonio Pizzonia-Thiago Camilo/HSBC-Caras-Assolan/Kart 71, a 3.179s
3. Luciano Burti-Felipe Guimarães-Gabriel Dias-Dennis Dirani/Petrobras Carcasci/Kart 29, a 5.635s
4. Pedro Gomes-Osvaldo Negri Jr.-Roberto Gomes-Fernando Wortmann-João Gonçalves-Rafael Mattos/Targh 400-Doly/Kart 41, a 43.195s
5. Nelsinho Piquet-Rodrigo Piquet-Clemente Faria Jr.-Felipe Nars-Tuka Rocha-Geraldo Piquet/Piquet Sports/Kart 3, a 2 voltas

Até o fim do dia, o Blog volta comentando as atividades do Mundial de Rally e da GT3 Brasil. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: www.grandepremio.com.br (fotos de Fábio Oliveira)

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonita a festa das 500 milhas, vi só a largada mas tava muito legal. Pena que a Band tenha pressionado pra acabar a corrida antes do tempo, só pra não ter problemas com a programação. Mas gostei, e o Rubinho mostrou de novo ser um piloto muito competente.

Unknown disse...

hummmmmmmmmmmm........

senti o cheiro de marmelada no ar...

não pelo rubinho ou tony, mas pelo giaffone...

será heim????


o q tá virando o automobilismo brasileiro... que vergonha...

Anônimo disse...

Na boa, naum entendi nada do final da corrida...boiei bonito na hora...
Além disso, naum pode ficar tendo esses erros bobos no sistema de cronometragem né...

robalo disse...

Pena que tenha ocorrido o problema com a cronometragem, encurtando a prova, e principalmente pela dúvida que ficou em relação ao Kart vencedor. Acredito, no entanto, que mesmo que não tivesse ocorrido tal problema, o resultado não seria muito diferente. As equipes dos Karts 71 e 72 estiveram muito bem na prova. No mais, a prova valeu por si só...

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Marcos: O interesse da Band em não atrapalhar a sua programação certamente influenciou no fim prematuro da corrida, mas o principal mesmo foram os problemas de cronometragem. Pelo visto, o sistema falhou na relargada também...

Jairo: Sinceramente, não acredito muito nisso não. Os karts 71 e 72 realmente foram os mais rápidos da prova. Méritos para Rubinho, Kanaan e Lucas di Grassi, que foram primeiro e segundo ao mesmo tempo.

Leandro: Também não entendi nada quando a corrida acabou de repente. E os erros de cronometragem foram lamentáveis.

Robalo: Concordo com você: os karts 71 e 72 eram mesmo os melhores. Para mim, Rubinho, Tony e di Grassi venceriam de qualquer maneira...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Unknown disse...

Bom, não desmerecendo, mas acho no mínimo estranho, 2 pilotos ficarem em 1º e em 2º lugares....

Adalberto disse...

Na hora da interrupção, fui escalado com mais 3 coitados a re-alinhar os karts para a relargada (sou membro da equipe organizadora/fiscalizador do evento). Estavam todos amontoados no meio da reta principal, e me senti como manobrista de estacionamento lotado. Foi suado... e só serviu pros carros darem mais umas 10 voltas e tudo acabar!

Marmelada? sem chance... a tranqueira do computador que num prestava mesmo... paciência...