sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

MotoGP e Stock Car com grids quase definidos para 2008

A Federação Internacional de Motociclismo divulgou hoje a numeração oficial dos pilotos para a temporada 2008. Na prática, a única mudança que realmente interessa é a do campeão Casey Stoner. Após levar o título de 2007 com uma facilidade surpreendente, o australiano da Ducati vai abandonar seu 27 no ano que vem, passando a ostentar o disputadíssimo numero 1.

De maneira geral, a maioria dos pilotos continua com a mesma numeração. Valentino Rossi, por exemplo, vai permanecer com o tradicional 46, que ele utiliza desde os seus tempos de 125cc. Na realidade, a lista da FIM serve mais para aqueles que não acompanharam o troca-troca de pilotos na MotoGP nos últimos meses, e estão querendo se atualizar.

Até agora, 18 dos 20 nomes que vão disputar a categoria em 2007 já estão confirmados. A solitária equipe que ainda não anunciou sua dupla para a próxima temporada é o Team Roberts, justamente o time mais fraco do pelotão. Nas escuderias de ponta, as escolhas já foram feitas há semanas. A seguir, a relação quase completa dos pilotos da MotoGP em 2008:

Ducati Marlboro
1. Casey Stoner (Austrália)
33. Marco Melandri (Itália)

Repsol Honda
26. Daniel Pedrosa (Espanha)
69. Nicky Hayden (Estados Unidos)

Rizla Suzuki
7. Chris Vermeulen (Austrália)
65. Loris Capirossi (Itália)

FIAT Yamaha
46. Valentino Rossi (Itália)
48. Jorge Lorenzo (Espanha)

Honda Gresini
3. Alex de Angelis (Itália)
56. Shinya Nakano (Japão)

Team Alice Ducati
24. Toni Elias (Espanha)
50. Sylvian Guintoli (França)

Kawasaki
13. Anthony West (Austrália)
21. John Hopkins (Estados Unidos)

Yamaha Tech 3
5. Colin Edwards (Estados Unidos)
52. James Toseland (Inglaterra)

Honda LCR
14. Randy de Puniet (França)

Jir Scot Team Honda
4. Andrea Dovizioso (Itália)

Team Roberts
A definir
A definir


Enquanto isso, a Stock Car Brasil também já está com o grid quase pronto para o ano que vem. A partir de 2008, passa a valer a regra que criou uma espécie de "rebaixamento" na categoria. Na próxima temporada, apenas as 16 equipes melhores colocadas neste ano, mais a campeã da Stock Car Light, vão fazer parte da divisão principal.

Embora vários pilotos ainda não tenham sido anunciados, a lista com os nomes para 2008 foi divulgada ontem no Blog Victal, já com grande parte das vagas preenchida. Antes de prosseguir, vale registrar os meus parabéns ao Victor Martins, pelo ótimo trabalho de apuração. Pelo visto, dos 34 cockpits disponíveis para 2008, nada menos do que 31 já foram ocupados.

Falta apenas definir a dupla da RC3 Bassani e o segundo piloto da Nascar. Nos times mais fortes, poucas mudanças. Bicampeã entre as equipes, a RC Competições, por exemplo, mantém Cacá Bueno e Antonio Jorge Neto pelo terceiro ano consecutivo. Logo abaixo, a lista provisórios dos pilotos da Stock Car em 2008:

RC Competições
Cacá Bueno (Rio de Janeiro)
Antonio Jorge Neto (São Paulo)

Andreas Mattheis Motorsport
Marcos Gomes (São Paulo)
Valdeno Brito (Paraíba)

Biosintética Action Power
Ricardo Sperafico (Paraná)
Tarso Marques (Paraná)

Vogel
Thiago Camilo (São Paulo)
Guto Negrão (São Paulo)

JF Racing
Giuliano Losacco (São Paulo)
Átila Abreu (São Paulo)

Red Bull Racing
Daniel Serra (São Paulo)
Hoover Orsi (Mato Grosso do Sul)

Terra Avallone Racing
Rodrigo Sperafico (Paraná)
Felipe Maluhy (São Paulo)

Officer Pamplona's Motorsports
Duda Pamplona (Rio de Janeiro)
Nonô Figueiredo (São Paulo)

AMG Motorsports
Ingo Hoffmann (São Paulo)
Lico Kaesemodel (Paraná)

Boettger Competições
Alceu Feldmann (São Paulo)
Allam Khodair (São Paulo)

WA Matheis Racing
Ricardo Maurício (São Paulo)
Williams Starostik (Paraná)

Sky Action Power Racing
Luciano Burti (São Paulo)
Thiago Marques (Paraná)

L&M Racing
Pedro Gomes (São Paulo)
Ricardo Zonta (Paraná)

RC3 Bassani
A definir
A definir
Favoritos para as vagas: David Muffato (Paraná), Chico Serra (São Paulo), Rubem Fontes (Goiás)

Hot Car
Popó Bueno (Rio de Janeiro)
Antonio Pizzonia (Amazonas)

Nascar
Christian Conde (São Paulo)
A definir
Favorito para a vaga: Juliano Moro (Rio Grande do Sul)

Nova RR Competições
Norberto Gresse Filho (São Paulo)
André Bragantini Jr. (Paraná)

Até o fim do dia, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:

7 comentários:

Anônimo disse...

Po mas essa silly season da Stock Car não tem a menor graça hein rs! Atenção pra equipe Avalone: Maluhy e Rod.Sperafico formarão uma dupla muito forte. Ainda assim ainda acho que o Cacá continua melhor do que os outros, ano que vem ele pode até não levar o título mas já entra como o grande favorito na minha opinião.

Carlos Garcia disse...

Esse ano o Victor foi realmente muito bem de fonte, ele deu muitas notícias antes de todo mundo.

O grande destaque, que já era sabido desde domingo, mas que por razões óbvias perdeu espaço é a saída de dois laboratórios de genéricos. Cimed e Neosoro, que deixam de dar nome à equipes. Até pouco tempo atrás só se falava em Ganéricos na Stock.

Culpa disso é da detentora dos direitos de transmissão, que não divulga os nomes reais de algumas equipes... investimento taí pra isso!!!

Anônimo disse...

Na motogp dá Rossi, Stoner ou Pedrosa. Na Stock dá Cacá, Rodrigo Sperafico, Camilo ou Ingo. É isso aí..

Anônimo disse...

e o bernoldi?


cassio

Felipe Maciel disse...

O Losacco tinha mesmo que mudar de equipe pra tentar voltar a andar bem. Não que eu torça pra ele, mas sei que é bom piloto, e os resultados caíram mt neste ano.

Carlos Garcia disse...

O Bernoldi está de saída da Stock Car, ele não vai ficar!!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Cássio, é isso aí mesmo que o Garcia disse: o Bernoldi não se adaptou à Stock Car e decidiu sair. Foi escolha dele mesmo. Pelo menos até onde eu sei, não teve nada a ver com baixo desempenho ou coisa do tipo.

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho