quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Mercado de pilotos agitado com definição das últimas vagas para 2008

O anúncio da contratação de Fernando Alonso e Nelsinho Piquet pela Renault não encerrou a temporada de boatos da Fórmula 1. Nesta quarta, o jornal suíço Blick jogou no ar mais um possibilidade: o acerto entre a Super Aguri e o novato Luca Filippi, terceiro colocado no último campeonato da GP2. De acordo com a reportagem, o italiano chegaria para ocupar a vaga de Anthony Davidson, como companheiro de Takuma Sato.

Ao que parece, Filippi traz consigo um patrocinío de dez milhões de euros, que seria vital para a endividada Super Aguri. A hipótese de um acerto não é nem um um pouco absurda: na semana passada, Filippi participou dos testes coletivos de Jerez com a própria equipe japonesa, saindo-se razoavelmente bem. Embora ainda seja um pouco irregular, o italiano tem potencial e seria uma boa escolha para a Super Aguri.

Enquanto isso, continua a acirrada briga pelas duas vagas da Force India. Apesar de supostamente estar "estudando uma proposta de uma equipe grande", o alemão Adrian Sutil é um nome quase certo. O seu futuro companheiro, porém, continua uma grande incógnita. Segundo o Victor Martins, Giancarlo Fisichella e Christian Klien ganharam força após os testes de Jerez. O veterano, em especial, chamou a atenção pelo alto conhecimento técnico e surpreendente motivação.

Além deles, ainda estão na briga Vitantonio Liuzzi, Giedo van der Garde, Franck Montagny, Roldán Rodríguez e - de acordo com uma reportagem de hoje da Rádio Bandeirantes - até o brasileiro Lucas di Grassi. Todos, porém, com bem menos chances. Apesar das evidências, o espanhol Rodríguez continua muito confiante. "Tenho 75% de possibilidade de me tornar piloto da Fórmula 1 em 2008", garantiu ele à imprensa espanhola. Pelo visto, só se for como piloto de testes...

Por fim, resta a disputa pela vaga aberta na McLaren. Principal favorito ao posto, o finlandês Heikki Kovalainen tem o espanhol Pedro de la Rosa como seu maior adversário. De acordo com o diário Sport Bild, Kovalainen é o favorito da cúpula da equipe, mas de la Rosa recebe apoio dos engenheiros da McLaren. Uma outra opção para Kovalainen poderia ser a Toyota, que ainda não tem Jarno Trulli totalmente confirmado para a próxima temporada.

A silly season de 2008 nem terminou, mas os jornais já estão cogitando possibilidades para 2009. E, para variar, o nome de Fernando Alonso volta a ser envolvido numa série de boatos. Agora, foi a vez do Gazzeta dello Sport assegurar que o bicampeão pode aterrissar na Ferrari em 2009. Essa possibilidade, porém, é bastante remota. Até lá, os atuais titulares da equipe vermelha ainda têm contrato.

Alonso na Ferrari? Só a partir de 2010...


Fernando Alonso vai ter bastante trabalho para tornar a Renault uma equipe competitiva. Ao menos, é isso o que garante um dos principais engenheiros do time, Isaac Prada, em entrevista ao site 20 minutos. "Alonso conhece os dois maiores problemas da Renault: a má adaptação aos pneus Bridgestone e o túnel de vento, que apresentou resultados diferentes dos obtidos na pista", disse Prada. Mas será que a experiência de Alonso faz tanta diferença assim?

Na opinião do diretor técnico da Renault, Pat Symonds, a resposta é não. "Alonso é um piloto, e não um engenheiro. A evolução deve ser feita pelo departamento técnico da equipe", disse Symonds ao F1grandprix.it (nota do escriba: não, não conhecia o site e não copiei o nome de lá. Juro!). Além disso, Symonds ainda garantiu que a Renault resolveu os tais problemas com o túnel de vento, e tem tudo para se recuperar em 2008. Agora, é só esperar para ver...

Outra equipe bastante otimista para o ano que vem é a Williams. Um exemplo disso foi a entrevista que o primeiro piloto do time, Nico Rosberg, concedeu ao site Gpupdate.net: "É nossa hora de evoluir. Nosso objetivo é melhorar no Mundial de Construtores e conseguir alguns podiuns ocasionais. Seria difícil de alcançar, mas tenho esperanças". Se a Williams confirmar o progresso demonstrado neste ano, a meta não é tão mirabolante assim.

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar uma nota do site Grand Prix, publicada hoje: o Governo da França cogita mudar a sede de sua corrida de Magny-Cours para um novo circuito, que seria construído na histórica cidade de Versalhes. Ao que parece, a pista ficaria na região de Camp de Satory, ao lado da uma das principais estradas francesa: a N12. Desde já, o Blog torce pela mudança.

Mesmo não conhecendo nenhum detalhe sobre o projeto do novo autódromo, uma certeza é óbvia: mais sem-graça do que Magny Cours ele não vai ser.


Depois de Jacarepaguá e Estoril, mais um histórico circuito corre risco de desaparecer: Jarama, na Espanha. Palco da espetacular vitória de Gilles Villeneuve em 1981, a pista pode ser substituído por uma outra, mais moderna e com condições de sediar eventos de maior importância. Atualmente, o circuito de Jarama é considerado obsoleto até para competições regiões. Nesse caso, convenhamos, realmente parece não haver outra saída mais viável.

Na Moto GP, a novidade é que Valentino Rossi resolveu colocar um ponto final a todos as especulações que o colocavam fora da categoria. Falando à revista Motorsport, o heptacampeão garantiu ainda estar comprometido com a MotoGP por um bom tempo: "Nunca pensei em desistir. Fiquei e quero continuar por mais cinco anos, no mínimo", disse Rossi.

Sobre a próxima temporada, o italiano foi claro: "Meu objetivo para 2008 é superar Casey Stoner. Neste ano, ele foi muito mais rápido e mereceu o título". Enquanto o campeonato da MotoGP não recomeça, Rossi tenta encontrar maneiras de ocupar seu tempo. Nos próximos dias, ele vai desfilar pelas ruas de sua cidade natal, Tavullia, com um FIAT 500 totalmente estilizado...

Por fim, vale mencionar que a direção da GT3 Brasil anunciou hoje a realização de duas provas fora do país em 2008. Uma será na cidade argentina de San Jose, enquanto a outra deve ser disputada numa pista montada na paradisíaca Punta del Este, no Uruguai. Para completar um dia de boas notícias, a GT3 ainda recebeu a confirmação de que a equipe Cimed vai participar do campeonato de 2008, alinhando dois carros.

Cada vez mais, a GT3 Brasil está realmente se transformando uma categoria de respeito.


O vídeo do dia é o último da série de filmes apresentados no FIA Gala, a festa da Federação Internacional de Automobilismo que premiou os campeões do ano no esporte a motor. As imagens começam com uma bela homenagem a Colin McRae - morto um acidente de helicóptero em setembro - e seguem com cenas bem editadas da temporada 2007 do Mundial de Rally. Vale a pena conferir:



Nesta quinta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número dois da lista dos Dez Maiores Pilotos Brasileiros da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Jarama - www.statsf1.com

5 comentários:

Anônimo disse...

Como voce, tambem gosto de apostar nesse tipo de coisa. Entao meus palpites estão aí:

Mclaren - Kovalainen mesmo, com hamilton
Toyota - Trulli não sai, fica junto com Glock
Super aguri - agora que li isto, Sato e Filipi
F-india - Sutil e Fisichella, ainda penso que o italiano não vai sair da fórmula-1

A propósito, o video como sempre e está excelente.

Vitor disse...

Fala Gustavo, beleza? É, parece que finalmente o "circo" vai definindo seus últimos personagens... Não sei se a Super Aguri seria a escolha mais adequada para um piloto que dizem ser rápido (confesso que nunca o vi correndo) como o Filippi. Mas, sabe como é, equipes pequenas adoram pilotos-patrocinadores...

Kovalainen, creio eu, deve mesmo ir pra McLaren, mas não me surpreenderia se Ron Dennis anunciar Bruno Spengler, da DTM, como dono da segunda vaga na equipe. Afinal de contas, a Mercedes manda em alguma coisa lá dentro, não é? Hehehehe!

Se quiser, dá uma passada lá no Motor Haus, tem projeção nova na área!

Abraço!

Fabio disse...

F1 Grand Prix, sei....

Blog F1 Grand Prix disse...

Fábio,

Foi coincidência mesmo hehehe!

Grande abraço,

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

a não jarama não se destruirem a´pista e colocar uma pista chata que o babão bueno adora eu vou lá e destruo malasia hungria e valen cia street
porque não é possível
acabar com uma pista boa


cassio