domingo, 9 de dezembro de 2007

Weekend Update - Stock Car e Balanço dos Palpites

Um azar tremendo tirou de Thiago Camilo a vitória certa na 12ª e última etapa da Stock Car, disputada hoje pela manhã em Interlagos. Pole e líder da prova desde o início, o piloto da equipe Texaco Vogel estava prestes a conquistar um triunfo dominador quando sofreu um problema na bomba de combustível, que forçou o seu abandono a seis voltas da bandeirada.

Com o golpe de sorte, Marcos Gomes passou para a liderança, e venceu pela primeira vez na Stock. Seu futuro companheiro na equipe Medley Mattheis, Valdeno Brito, fechou em segundo, enquanto Antonio Jorge Neto completou o podium. Quatro colocado, Rodrigo Sperafico foi outro a se beneficiar da quebra de Thiago Camilo: com o problema do rival, Sperafico ficou com o vice-campeonato da categoria.

A corrida de Interlagos foi movimentada do início ao fim. Logo na primeira volta, um acidente estragou o dia do veterano Carlos Alves e da dupla de pilotos da Cimed Action Power, Luciano Burti e Thiago Marques. Os três se envolveram numa batida no fim da reta oposta, e perderam qualquer chance de bom resultado.

Lá na frente, Thiago Camilo manteve a ponta sem maiores dificuldades. Ao mesmo tempo, Rodrigo Sperafico permaneceu em segundo, com Felipe Maluhy ganhando três posições e subindo para terceiro. Estava para começar o duelo da corrida: com um carro muito lento na reta principal, Sperafico fazia de tudo para segurar o ímpeto de Maluhy, enquanto o quarto colocado Marcos Gomes assistia tudo de perto.

Mais atrás, o número de ocorrências era bem elevado. Tentando superar David Muffato, Hoover Orsi exagerou na dose e provocou um toque. Na confusão, Ricardo Maurício, Rubem Fontes e os dois protagonistas do acidente rodaram de maneira quase simultânea. De todos, apenas Muffato conseguiu retornar à prova, para terminar em 13º.

No grupo dos líderes, Thiago Camilo abriu uma vantagem tão boa na primeira posição que foi abandonado pelas câmeras de televisão. O destaque principal ficou para a empolgante briga entre Rodrigo Sperafico e Felipe Maluhy, que terminou quando Maluhy errou uma freiada e atingiu Sperafico. Os dois perderam tempo e foram superados por Marcos Gomes, Valdeno Brito e Antonio Jorge Neto.

Sperafico voltou em quinto, enquanto Maluhy recebeu um drive through e caiu para o fim do pelotão. Logo depois, o campeão antecipado Cacá Bueno, que havia largado de último, foi tirado da pista por Fábio Carreira, e ficou parado em posição perigosa na Curva do Sol. Assim, o safety car foi acionado, juntando o pelotão a apenas sete voltas do fim.

Na relargada, o líder Thiago Camilo teve problemas e abandonou imediatamente. Marcos Gomes assumiu a ponta e conquistou uma inédita vitória na Stock, com Valdeno Brito, Antonio Jorge Neto, Rodrigo Sperafico e Alceu Feldmann logo atrás. Felipe Maluhy ainda fechou em décimo, uma posição à frente de Ingo Hoffmann, que executou uma linda ultrapassagem sobre Giuliano Losacco nos momentos finais da prova.

Com os resultados de Interlagos, Cacá Bueno finalizou o ano com 278 pontos, conquistando um bicampeonato indiscutível. Rodrigo Speraficou somou 265, e ficou com o vice. Na seqüência, aparecem Thiago Camilo (247), Marcos Gomes (240), Felipe Maluhy (também com 240) e Ingo Hoffmann (239). A seguir, o resultado da etapa de hoje da Stock Car, em Interlagos:

1. Marcos Gomes/São Paulo/Chevrolet Astra, 27 voltas em 46:18.029s
2. Valdeno Brito/Paraíba/Peugeot 307, a 0.364s
3. Antonio Jorge Neto/São Paulo/Mitsubishi Lancer, a 0.995s
4. Rodrigo Sperafico/Paraná/Volkswagen Bora, a 2.805s
5. Alceu Feldmann/Paraná/Chevrolet Astra, a 3.311s
6. Pedro Gomes/São Paulo/Peugeot 307, a 3.685s
7. Enrique Bernoldi/Paraná/Volkswagen Bora, a 4.783s
8. Nono Figueiredo/São Paulo/Mitsubishi Lancer, a 5.782s
9. Daniel Serra/São Paulo/Volkswagen Bora, a 6.198s
10. Felipe Maluhy/São Paulo/Mitsubishi Lancer, a 6.857s

Logo abaixo, a classificação completa do campeonato:

1. C.Bueno, 278 pts; 2. Ro.Sperafico, 265 pts; 3. Camilo, 247 pts; 4. M.Gomes e Maluhy, 240 pts; 6. Hoffmann, 239 pts; 7. Brito, 237 pts; 8. D. Serra, 223 pts; 9. Maurício, 221 pts; 10. Orsi, 219 pts; 11. Jorge Neto, 71 pts; 12. Pamplona, 66 pts; 13. Bernoldi, 58 pts; 14. Ri.Sperafico, 56 pts; 15. Fontes e Feldmann, 53 pts; 17. Burti, 45 pts; 18. Pe. Bueno e P.Gomes, 40 pts; 20.Muffato, 39 pts; 21. Figueiredo, 35 pts; 22. Moro, 33 pts; 23. Losacco, 30 pts; 24. Ta.Marques, 28 pts; 25. Khodair, 21 pts; 26. Salustiano, 18 pts; 27. C.Serra, 16 pts; 28. Alves, 14 pts; 29. Zonta, 13 pts; 30. Th.Marques, 8 pts; 31. Jader, 7 pts; 32. Greipel, 6 pts; 33. Negrão, 5 pts; 34. Conde, 4 pts; 35. Carreira e Gama, 3 pts; 37. Kaesemodel, Landi e Pachenki, 2 pts; 40. Pizzonia e Hellmeister, 1 pts; 42. Carrapatoso, Salles, Starostik, Medeiros, Campos, Córdova, Cysne, Daniel, Chanoski, Justino, Piedade Jr., Ricci, Giorgio, Abreu, Serafim, Rola, Merlo, Dirani e Pa.Gomes, 0 pts

Agora, pilotos e equipes da Stock Car saem de férias e só voltam a entrar na pista em meados de março, quando devem ser realizados os primeiros testes de pré-temporada.


O Blog parecia pertinho de um desempenho sensacional nos palpites do fim de semana, quando a quebra de Thiago Camilo jogou tudo por água abaixo. Eu estava a poucas voltas de acertar não só o vice-campeão da Stock, como também o vencedor da corrida. O abandono de Camilo, porém, atrapalhou tudo. Vamos ao Balanço dos Palpites:

Stock Car (vitória) - Vencedor: Marcos Gomes. Palpite: Thiago Camilo (abandono)
Stock Car (vice-campeonato) - Vice: Rodrigo Sperafico. Palpite: Thiago Camilo (terceiro)

Honestamente, meu palpite foi muito bom. Lembrem-se que eu fiz minha aposta na sexta-feira, antes mesmo da realização dos primeiros treinos em Interlagos. Thiago Camilo dominou todo o fim de semana e venceria com certeza, mas o azar não deixou. Paciência. O automobilismo é assim mesmo...

Ao longo do dia, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Até mais!

Crédito das fotos: www.stockcar.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Gustavo coloca agora no Sportv, parece que teve um cara que morreu na corrida da Light! Olha aí agora!