segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Confirmado: Alonso e Nelsinho formam dupla da Renault em 2008

Agora é oficial: terminou a indefinição sobre o futuro de Fernando Alonso. Nesta segunda, a Renault finalmente anunciou a contratação do espanhol e, de quebra, ainda confirmou o brasileiro Nelson Angelo Piquet como seu outro titular para 2008. A notícia coloca um ponto final numa novela que se arrastou por vários meses, praticamente encerrando a dança das cadeiras da Fórmula 1.

O primeiro indício de que Alonso e a Renault teriam enfim se acertado veio ontem, quando a equipe francesa escolheu a cidade espanhola de Cheste como sede da festa de lançamento do novo R28. A partir daí, era apenas questão de tempo até que viesse a confirmação do acordo entre as duas partes. Empolgado com seus pilotos para 2008, o principal diretor da Renault, Flavio Briatore, não conseguiu conter o seu otimismo:

"Fernando e Nelsinho vão formar uma das melhores duplas da Fórmula 1", disse Briatore. Falando sobre cada um seus pilotos, o dirigente italiano teceu vários elogios: "A habilidade e a liderança de Fernando são conhecidas por todos. Já Nelsinho é uma grande promessa do automobilismo, e está pronto para subir de nível". Por sua vez, Alonso manteve o mesmo tom do chefe, e garantiu estar animado para a próxima temporada:

"Estou muito contente. Nosso objetivo em 2008 é brigar por podiuns e vitórias", falou o bicampeão. Seu novo companheiro de equipe, Nelsinho Piquet, agradeceu a oportunidade e disse estar pronto para o desafio: "Estou me preparando para isso desde o fim do ano passado. A expectativa de trabalhar com Alonso me deixa muito ansioso. Acho que, como estreante, ele vai servir de referência para mim".

O contrato de Alonso com a Renault é de dois anos, com uma necessária e esperta cláusula de desempenho: se a equipe francesa não conseguir um bom resultado na próxima temporada, o bicampeão está livre para negociar com outros times para 2009. Por outro lado, o tempo do compromisso de Nelsinho não foi confirmado, mas especula-se que a duração do acordo pode chegar a quatro anos.

Além de anunciar Alonso e Nelsinho, a Renault também confirmou o atual campeão da Fórmula 3 Européia, Romain Grosjean, como seu novo piloto de testes. O francês deve disputar a GP2 em 2008, já entrando como um dos principais favoritos. Com a contratação de Grosjean, o brasileiro Lucas di Grassi perde espaço e corre risco de ficar à pé no ano que vem, mesmo após seu ótimo desempenho na última temporada da GP2.

Agora, restam somente cinco vagas na Fórmula 1 para 2008. Na Super Aguri, devem continuar Takuma Sato e Anthony Davidson. Para a vaga de Alonso na McLaren, Heikki Kovalainen é o grande favorito. Assim, sobram apenas os dois cockpits da Force India. Num deles, Adrian Sutil está quase garantido. No outro, a disputa é acirrada, mas Christian Klien parece ter ganho vantagem após os testes de Jerez, na semana passada.

De qualquer maneira, o quebra-cabeças da Fórmula 1 já está quase montado.

14 comentários:

Anônimo disse...

Gustavo, o site do as diz o tempo do contrato, dá uma olhada aqui:

http://www.as.com/motor/articulo/alonso-regresa-renault/dasmot/20071210dasdasmot_1/Tes

Blog F1 Grand Prix disse...

Edvaldo,

Obrigado pela dica! Vou editar o texto agora, valeu!

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Fabio disse...

Está difícil falar de corrida de automóvel, mas vai ser muito legal termos 3 pilotos no grid da F1. Esse discurso do Nelsinho... já vimos isso.

Abraço, Gustavo.

robalo disse...

Olá !!

Fico muito feliz por saber que a participação de Nelsinho, como titular, já esteja garantida.

Unicamente pelo piloto brasileiro, torço para que a Renault evolua, de modo que ele possa fazer boas apresentações em sua estréia.

Acredito, no entanto, que a vida do Nelsinho não será fácil tendo o Alonso do seu lado... Não por questões de habilidade do bicampeão - que não foi lá essas coisas diante do novato Hamilton, que por sua vez não é melhor do que Nelsinho -, mas sim porque o dirigente italiano voltará toda atenção para o Alonso.

O Briatore pode até gostar do piloto brasileiro, disso eu não duvido. Mas o problema é que ele morre de amores por Alonso... Além disso, o próprio contrato do espanhol deve prever muitas regalias em relação ao segundo piloto. Uma vergonha, vale dizer... Exigir tratamento diferenciado em relação a um novato, mesmo depois de 07 anos de experiência na categoria, como diria Gerson, é brincadeira...

Bom, ninguém melhor do que Alonso para saber o porquê dessas exigências....Rsss

Boto muita fé no Nelsinho... Caso tenha realmente puxado o pai, em temos de habilidade, estamos diante de um futuro campeão...

É isso aí...

Abçs!!

Anônimo disse...

Gustavo,

Parabéns por ter acertado. Desde o início vc insistiu em Renault. Lembra?

Um abraço.

kimi_cris disse...

Já se sabia que mais tarde ou mais cedo Alonso iria assinar pela Renault!
Abraço!
Vote na nova sondagem no meu blog!

Anônimo disse...

Alonso e Nelsinho

Boto uma fé danada nessa dupla!

O Alonso mostrou o caminho para 2008: vitórias e podiuns.
Brigar pelo título talvez em 2009.

No momento atual, Nelsinho tem que fazer igual aquele peixinho que vive das sobras do tubarão. Ficar ali na moita, se alimentando, enquanto o tubarão vai abrindo caminho.

Ferrari, McLaren, Renault e BMW, enfim 4 equipes muito fortes para 2008. Ah, se a Williams desse uma melhorada...

Abraços!

Anônimo disse...

Acho q com essa dupla a Renault vai poder brigar de igual pra igual com a BMW. Só espero q a Renault naum vire suas atenções exclusivamente pro Alonso pra q o Nelsinho tenha bons resultados no seu debut
Bom q agora vamos torcer pra 3 brasileiros na F-1 e ainda temos o Lucas di Grassi, q espero q seja o campeão na GP2 ano q vem pra poder recuperar espaço na F-1. E tb acho q o Kovalainen está praticamente fechado com a Mclaren, pq senaum jah tinha se pronunciado.
Ateh!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens:

Robalo: Concordo com você: o desafio do Nelsinho será ainda mais difícil do que o do Hamilton, neste ano. Ao contrário do inglês, Nelsinho não vai ter a ajuda da equipe, que tende inclusive a apoiar Alonso. Ainda bem que o contrato de Nelsinho é longo, e ele deve assumir a liderança da equipe quando e espanhol deixar a Renault.

Guilherme: Acho que a Fórmula 1 vive uma fase iluminada em termos de pilotos. Kimi/Massa, Lewis/Kovalainen, Heidfeld/Kubica, Alonso/Nelsinho e Bourdais;Vettel são, todas, duplas muito fortes.

Leandro: Tudo indica mesmo que o Kovalainen vai para a McLaren. Seria extremamente injusto se o finlandês ficasse de fora da Fórmula 1 em 2008.

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Blog F1 Grand Prix disse...

Fábio,

Quase esqueci de você! Mas sobre os três brasileiro: a tendência é que esse número se mantenha ou até aumente nos próximos anos. Embora a carreira de Rubinho esteja no fim, di Grassi e Bruno Senna vêm aí!

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Felipe Maciel disse...

A novela durou tantos meses para terminar com o mais óbvio, mas o que importa é que terminou. Tomara que o Nelsinho faça como o Massa e aprenda bastante dividindo a equipe com um campeão. Pelo menos nesse primeiro ano, em que ele deve andar atrás do Alonso, até por razões contratuais que a gente sabe muito bem. O negócio é tirar proveito da parte boa. Depois do primeiro ano aí sim o buraco é mais embaixo.

Unknown disse...

Agora é esperar a confirmação do Kova na McLaren...

e de resto segue o passeio na roça...

[]'s

Fabio disse...

hahaha... tudo bem, tudo bem.

Você tem razão, se talvez nós passemos essa década sem um título na F1, acho que na próxima isso vai ficar difícil de acontecer. 2008, 2009, 2010... ainda há esperança. Vamos torcer pra Renault trazer esse carro que eles tanto falam, pro Ross Brawn dar a volta por cima da Honda e pro Felipe continuar com o bom trabalho na Ferrari.

Abração!

Net Esportes disse...

Finalmente acabou essa novela do Alonso, e o final foi o esperado.... agora eu quero ver o Kova na McLaren.