O dia de hoje foi recheado de notícias com pouca ou nenhuma importância. Vamos a um rápido resumo daquelas que merecem ser rapidamente mencionadas:
Pedro de la Rosa declarou à rádio Cadena SER que acredita na permanência de Fernando Alonso na McLaren em 2008. "Ninguém na equipe comentou nada sobre a saída dele (Alonso)", disse o piloto de testes do time prateado. Na verdade, de la Rosa está apenas cumprindo o seu papel. Um dos poucos aliados de Alonso dentro da equipe, ele ficaria em situação difícil caso o bicampeão deixasse a McLaren.
Muito mais determinante do que as palavras de Pedro de la Rosa na definição do futuro de Fernando Alonso é a questão do patrocínio do Banco Santander. Nesta sexta, a instituição espanhola revelou que o contrato de apoio foi firmado com a McLaren, e não com os pilotos. Ou seja: se Alonso sair da equipe, ele não leva o dinheiro junto com ele.
Agora, sim, quem aposta que o bicampeão continua na McLaren ganhou pontos. A Renault contava com o capital do Santander para assinar com Alonso para 2008. Sem o dinheiro do banco, um acerto com o espanhol fica bem mais difícil. Apesar de tudo, o destino de Alonso continua uma total incógnita. Tudo vai depender da vontade de Ron Dennis.
Enquanto isso, o nome de Sebastian Vettel foi anunciado como representante da Alemanha na Corrida dos Campeões, que vai acontecer no fim deste ano no estádio de Wembley, em Londres. O companheiro do piloto da Toro Rosso deve ser ninguém menos do que Michael Schumacher. Além da dupla, nomes como Heikki Kovalainen, Jenson Button, Sebastien Bourdais e Marcus Grönholm também estão confirmados.
Para quem não sabe, a Race of Champions reúne pilotos de várias modalidades - como Fórmula 1, Motocross, Nascar e Turismo - numa competição em estilo mata-mata. A pista é desenhada em formato de "oito", e os concorrentes se enfrentam ao mesmo tempo diante de uma arquibancada lotada. Em 2004, um jovem chamado Heikki Kovalainen ficou com a vitória. Será que Vettel repete a dose?
Ao jornal Evening Standard, Bernie Ecclestone contou que a idéia de realizar um Grande Prêmio da Fórmula 1 nas ruas de Londres "não está morta". Tomado de súbito estusiasmo, o chefão da FOM disse que a prova na capital inglesa seria "fantástica". De fato, o cenário deixaria os carros até ofuscados. Pena que exista tão pouca chance da idéia ser levada em frente.
Por fim, a Corte de Apelações da FIA já tem data para julgar o recurso da McLaren, que tenta alterar o resultado do Grande Prêmio do Brasil: 15 de novembro. Até lá, o título de Kimi Raikkonen ainda estará, em tese, sub judice. Mas a possibilidade de Lewis Hamilton levar o campeonato no tapetão é quase nula.
A reunião será apenas mais uma pequena mancha na temporada 2007, já tão marcada pelos fatores extra-pista.
O paulista Nonô Figueiredo roubou a cena e cravou a volta mais rápida dos treinos livres de sexta da Stock Car, em Tarumã. Apesar de não estar entre os dez classificados para a "superfinal", o piloto da equipe Officer Pamplona's liderou a tabela de tempos, logo à frente de Enrique Bernoldi e Cacá Bueno.
Meu palpite, Thiago Camilo, está em boa situação. Hoje, ele foi o quinto, definindo seu acerto como "ótimo". O dia foi difícil para ponteiros como Ingo Hoffmann e Hoover Orsi, 38º e 41º, respectivamente. Amanhã, a Stock Car define seu grid de largada para a etapa de Tarumã, marcada para o domingo.
Deu zebra no Rally do Japão: o líder do campeonato, Marcus Grönholm, saiu da pista na quarta especial do dia e precisou desistir da competição. Foi o primeiro abandono do finlandês no ano, que pode ser fatal para suas pretensões de título. Agora, seu principal adversário, Sebastien Loeb, tem tudo para tomar a ponta na tabela de pontos. O francês - minha aposta para a vitória - só precisa de um quinto lugar.
Por enquanto, Mikko Hirvonen - companheiro de equipe de Grönholm - vem na primeira colocação do Rally do Japão. Sua vantagem para Loeb, porém, é de apenas dez segundos. Também na balada aparece o azarão Jari-Matti Latvala, num excelente terceiro. Na seqüência, Daniel Sordo, Henning Solberg, Manfred Stohl, Xavier Pons e Luiz Perez Companc completam a zona de pontuação.
Em Atlanta, Greg Biffle marcou a pole position para a 33ª prova da Nascar na temporada, a ser realizada no domingo. Kurt Busch, Dale Jarret e Dale Earnhardt Jr. fecham o top 5. Meu palpite, Jimmie Johnson, vem em sexto. O líder do campeonato, Jeff Gordon, aparece em oitavo. Por sua vez, Juan Pablo Montoya é o 21º.
Muita gente estranhou o dia marcado para o Grande Prêmio do Brasil de 2008. Ontem, a FIA confirmou que a prova vai ser em 2 de novembro, uma data meio tardia para os padrões da Fórmula 1. A ficha só caiu hoje: o atraso, provavelmente, se deve às eleições para prefeito do ano que vem.
O pleito municipal será nos dias 5 e 26 de outubro de 2008. Os organizadores do G.P. Brasil, portanto, adiaram a prova de maneira sensata. Há alguns anos, o G.P. da Malásia ficou ridiculamente esvaziado porque alguém teve a idéia de marcar a corrida no dia das eleições para presidente. Ainda bem que o Brasil - tão suscetível a bobagens desse nível - não vai cometer o mesmo erro.
Falando em datas, a FIA anunciou os calendários dos Mundiais de Rally e Turismo da próxima temporada. O primeiro perdeu uma etapa e terá apenas 15 em 2008. Saíram Noruega, Portugal e Irlanda, para a entrada de Jordânia e Turquia. Como de costume, o Mundial de Rally abre sua temporada em Monte Carlo, entre os dias 25 e 27 de janeiro.
Por sua vez, o Mundial de Turismo manteve as onze rodadas duplas de 2007, com apenas uma mudança: sai a tradicional pista de Zandvoort, na Holanda, substituída pela japonesa Okayama. O Brasil volta a sediar a abertura do campeonato, que vai acontecer em Curitiba no dia 2 de março.
A seguir, o calendário 2008 do Mundial de Rally:
25 a 27 de janeiro - Rally de Montecarlo
08 a 10 de fevereiro - Rally da Suécia
1º a 03 de março - Rally do México
28 a 30 de março - Rally da Argentina
25 a 27 de abril - Rally da Jordânia
16 a 18 de maio - Rally da Itália
30 de maio a 1º de junho - Rally da Grécia
13 a 15 de junho - Rally da Turquia
1º a 03 de agosto - Rally da Finlândia
15 a 17 de agosto - Rally da Alemanha
29 a 31 de agosto - Rally da Nova Zelândia
03 a 05 de outubro - Rally de Espanha
10 a 12 de outubro - Rally da França
24 a 26 de outubro - Rally do Japão
28 a 30 de novembro - Rally de Inglaterra
Logo abaixo, as datas do ano que vem do Mundial de Turismo:
02 de março - Rodada dupla de Curitiba
18 de maio - Rodada dupla de Valência
1º de junho - Rodada dupla de Pau
15 de junho - Rodada dupla de Brno
06 de julho - Rodada dupla do Estoril
27 de julho - Rodada dupla de Brands Hatch
31 de agosto - Rodada dupla de Öschersleben
21 de setembro - Rodada dupla de Anderstorp
05 de outubro - Rodada dupla de Monza
26 de outubro - Rodada dupla de Okayama
16 de novembro - Rodada dupla de Macau
O vídeo do dia é a lembrança de uma das melhores "Galvanadas" do ano. Grande Prêmio da Inglaterra, últimas voltas: Felipe Massa está chegando em Robert Kubica, na tentavia de tomar o quarto lugar do polonês. A geração de imagens, porém, se concentra numa luta intermediária e sem importância entre Jenson Button e David Coulthard. Galvão Bueno não perdoa:
"E aí vem o inglês... e aí vem o escocês..."
Neste sábado, o Blog volta destacando as atividades do Mundial de Rally e da Stock Car. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Nonô Figueiredo - http://www.stockcar.com.br/
Rally - http://www.rally-live.com/
Demais - http://www.gpupdate.net/
Rally - http://www.rally-live.com/
Demais - http://www.gpupdate.net/
3 comentários:
Caraca ótima lembrança mesmo essa do Galvão!! Eu me lembro direitinho, muito engraçado na hora!!! Salvo engano ele ainda falou de novo mas corta antes, hein??
Abs
corrija: o Rali do México aparece como de 28 de fevereiro a 3 de março. São cinco dias então? (ano que vem é bisexto).
Anônimo,
Obrigado pela correção! O certo é de 1º a 3 de março. Já mudei, valeu!
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Postar um comentário