Quatro pilotos dividem igualmente, entre si, as vitórias das doze primeiras corridas da temporada. Cada um tem exatamente três triunfos. Arriso dizer que isso nunca havia acontecido antes. E o campeonato, que já era emocionante, ficou ainda mais aberto depois dos problemas de Lewis Hamilton na prova de hoje, em Istambul Park, Turquia.
Felipe Massa (à esquerda) ganhou o G.P. com uma performance absolutamente perfeita. Ao contrário do que o Blog imaginava, ele estava mais pesado na largada do que seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen. Ainda assim, o brasileiro conseguiu a pole e venceu praticamente de ponta a ponta, perdendo a liderança apenas nos momentos em que foi ao box.
A dupla de pilotos da Ferrari já disputou, em batalha particular, a vitória de duas corridas da atual temporada. Depois de ter perdido para Raikkonen em Magny-Cours, Massa deu o troco em situação bastante semelhante. Os dois tinham os carros mais rápidos do pelotão, e dominaram a prova desde o início.
Na largada, Felipe Massa manteve a ponta com tranqüilidade, enquanto Kimi Raikkonen batia Lewis Hamilton para o segundo lugar. Ao mesmo tempo, Fernando Alonso saía muito mal, perdendo duas posições, para a dupla da BMW. Na primeira curva, Giancarlo Fisichella cometeu um erro de novato - mais um - e tirou o pobre Jarno Trulli da pista.
Até a primeira rodada de paradas, a ordem foi essa: Massa-Raikkonen-Hamilton-Kubica-Heidfeld-Alonso. O polonês da BMW deu início ao pit stops, na volta 13. Logo em seguida, os líderes foram parando, sucessivamente.
Heikki Kovalainen (à esquerda) chegou a liderar por uma volta, antes de devolver o primeiro lugar a Felipe Massa. O brasileiro conseguiu manter sua vantagem para Kimi Raikkonen. Os dois pilotos da Ferrari, porém, continuavam muito juntos.
Lewis Hamilton era um discreto terceiro, sem chances de duelar com a dupla da equipe italiana, mas com uma confortável distância de quinze segundos para Fernando Alonso. O espanhol usou bem sua tática para superar os dois pilotos da BMW após a primeira rodada de pits.
Mais tarde, veio o principal momento de emoção do dia. Foi quando o pneu dianteiro direito de Lewis Hamilton (à direita) explodiu em milhões de pedaços, fazendo parecer que o inglês precisaria abandonar a corrida. Mas a estrela do novato é grande.
Até no azar ele tem sorte. Contrariando as expectativas, a suspensão de Hamilton não sofreu maiores danos. Além disso, o problema se deu no trecho final do circuito e logo antes de sua parada programada.
Mesmo assim, Hamilton perdeu tempo suficiente para cair de terceiro para quinto, tendo sido superado por Fernando Alonso e Nick Heidfeld (à esquerda). O inglês retornou logo à frente de Heikki Kovalainen. O piloto da Renault ainda tentou um ataque a Lewis nas voltas finais, sem resultado.
Lá na frente, Felipe Massa passeou até a bandeirada. Ele cruzou com dois segundos de vantagem para Kimi Raikkonen, que tirou o pé na parte final e depois acelerou para fazer a volta mais rápida a dois giros da bandeirada. Fernando Alonso, em atuação apática, saiu no lucro com o terceiro lugar.
Nick Heidfeld foi muito bem - uma vez mais - com outro ótimo quarto lugar. Lewis Hamilton segurou Heikki Kovalainen para ser quinto. Em duelo semelhante, Nico Rosberg (à direita) terminou em sétimo, marcando dois pontos muito merecidos. O alemão resistiu à pressão de Robert Kubica, que fechou a zona de pontuação, em oitavo.
Rubens Barrichello não passou de 17º. Ele largou de último, tendo trocado seu motor após a classificação. Num dia de bastante calor, houve apenas um abandono: Mark Webber. A cada ano que passa, os carros da Fórmula 1 vão ser tornando mais indestrutíveis.
A seguir, a classificação do Grande Prêmio da Turquia:
1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 58 voltas em 1h26:42.161s
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, a 2.275s
3. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, a 26.181s
4. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, a 39.674s
5. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, a 45.085s
6. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, a 46.169s
7. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, a 55.778s
8. Robert Kubica/Polônia/BMW, a 56.707s
9. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, a 59.491s
10. David Coulthard/Escócia/Red Bull, a 1:11.009s
11. Alexander Wurz/Áustria/Williams, a 1:19.628s
12. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, a 1 volta
13. Jenson Button/Inglaterra/Honda, a 1 volta
14. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, a 1 volta
15. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, a 1 volta
16. Jarno Trulli/Itália/Toyota, a 1 volta
17. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, a 1 volta
18. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, a 1 volta
19. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, a 1 volta
20. Sakon Yamamoto/Japão/Spyker, a 2 voltas
21. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, a 5 voltas
Abandonaram:
Mark Webber/Austrália/Red Bull, Problema mecânico na volta 9
Logo abaixo, as tabelas de pontuação:
Campeonato de Pilotos: HAMILTON, 84 pts; Alonso, 79; Massa, 69; Raikkonen, 68; Heidfeld, 47; Kubica, 29; Kovalainen, 19; Fisichella, 17; Wurz, 13; Rosberg, 9; Webber e Coulthard, 8; Trulli, 7; Schumacher, 5; Sato, 4; Button e Vettel, 1; Barrichello, Speed, Davidson, Sutil, Albers, Liuzzi, Winkelhock e Yamamoto, 0.
Campeonato de Construtores: MCLAREN, 148 pts*; Ferrari, 137; BMW, 77; Renault, 36; Williams, 22; Red Bull, 16; Toyota, 12; Super Aguri, 4; Honda, 1; Toro Rosso e Spyker, 0.
*= A McLaren não marcou pontos para o Mundial de Construtores no G.P. da Hungria como punição da FIA pelas ações da equipe no treino de classificação desse G.P.
A próxima corrida da Fórmula 1 é na casa da Ferrari. Será o Grande Prêmio da Itália, em Monza, entre os dias 7 e 9 de setembro. Em instantes, o Blog volta com a seção Análise do Grande Prêmio. Até já!
Crédito das fotos: www.f1-live.com
8 comentários:
é mais uma do massa, hoje o galvão foi á loucura. Mas foi merecida a vitória dele sim. agora se não fosse ele em primeiro eu tinha desistido de assistir. Que corrida chata meu. Mais uma tambem. só a chuva para fazer as corridas ficarem emocionantes...
massa esta de parabens, hj ele fez uma corrida perfeita mesmo, como você disse. Vai ser nota 10?
Se o Trulli não recebesse a pancada no início poderia fazer uma corrida promissora.
O Rubinho foi mal, o Button andou mais que ele, sem dúvidas. Eu goostei da ultrapassagem do Trulli sobre o rubinho. Que que foi aquilo?!!! Sensacional...
Massa segurou a pressão a corrida toda e mereceu a vitória. Agora é superar Kimi em Monza também, onde deve dar Ferrari.
Blog, faça o favor de não apostar em Massa na Itália hein! ;)
brincadera cara
Abraços
A corrida do Massa foi excelente, hje ele naum deu chance ao azar. Foi importante principalmente naum perder novamente a posição pro Raikkonen nos boxes.
Importante esse seu comentarios sobre "carros indestrutiveis"; cada vez menos esperamos quebras dos pilotos, ao contrario do q acontecia ateh a pouco tempo atras msm, quando imprevistos aconteciam com ateh os pilotos de ponta. Acho q isso tira um pouco da graça.
Ateh!
E dá-lhe Massa, e dá-lhe Massa, ole ole ola.
Vamos estar gritando juntos isso em Interlagos não é blog?
Leandro,
Você está certíssimo. O fator "imprevisível" tem sumido das corridas. Os carros praticamente não quebram mais. É uma pena.
Alex,
Depende do setor em que você estará. Eu vou no A, e você?
Grande abraço a todos!
blog eu vou no g. Vou gritar bem alto entao para vc ouvir lá do outro lado euheuehue
3 x 3 x 3 x 3, mas a regularidade da McLArens ta fazendo a diferneça.....
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