sábado, 1 de setembro de 2007

O sábado no mundo da velocidade - parte I

Casey Stoner continua surpreendendo. O australiano, líder do campeonato com 60 pontos de vantagem para Valentino Rossi, cravou a pole position para o Grande Prêmio de San Marino da MotoGP, que será realizado amanhã no circuito de Misano. Pelas características da pista - lenta, travada e estreita - o piloto da Ducati não era o favorito destacado, dessa vez.

Mas, contrariando as expectativas, Stoner (à esquerda) voltou a comandar o ritmo do pelotão. Ele derrotou inclusive Valentino Rossi, o piloto da casa. Isso porque o autódromo de Misano, embora seja a sede do G.P. de San Marino, fica na Itália.

Apesar de não ter conseguido o primeiro tempo, Rossi - a aposta do Blog - não ficou longe de Stoner. O italiano terminou o dia na segunda posição, a apenas 0.176s do líder do campeonato. Em terceiro, veio o melhor representante da Honda, o atual campeão Nicky Hayden, confirmando sua evolução após um péssimo início de temporada.

Randy de Puniet (à direita), com uma Kawasaki, vai largar de quarto. Seguido de perto por John Hopkins, da Suzuki, o quinto. Ou seja, cinco pilotos de cinco marcas diferentes nas cinco primeiras posições. Alguém lembra quando foi a última vez que isso aconteceu, por exemplo, na Fórmula 1? Pois é, eu também não.*

O brasileiro Alexandre Barros teve um dia horroroso. Ele não passou de 17º, duas posições à frente de seu companheiro na Pramac D'Antin, o alemão Alex Hoffman. A equipe de ambos simplesmente não se entendeu com a pista de Misano. A seguir, o grid de largada para o Grande Prêmio de San Marino:

1. Casey Stoner/Austrália/Ducati, 1:33.918s
2. Valentino Rossi/Itália/Yamaha, 1:34.094s
3. Nicky Hayden/Estados Unidos/Honda, 1:34.469s
4. Randy de Puniet/França/Kawasaki, 1:34.506s
5. John Hopkins/Estados Unidos/Suzuki, 1:34.536s
6. Daniel Pedrosa/Espanha/Honda, 1:34.580s
7. Carlos Checa/Espanha/Honda, 1:34.628s
8. Chris Vermeulen/Austrália/Suzuki, 1:34.717s
9. Colin Edwards/Estados Unidos/Yamaha, 1:34.768s
10. Anthony West/Austrália/Kawasaki, 1:34.939s
17. Alex Barros/Brasil/Pramac d'Antin, 1:35.897s

A largada do Grande Prêmio de San Marino da MotoGP está marcada para as 9 horas de Brasília de amanhã, com transmissão ao vivo do Sportv.

* = na verdade, pesquisei e descobri que aconteceu no Grande Prêmio do Brasil do ano passado. E, antes disso, no G.P. da Inglaterra de 2005. No atual cenário, acho difícil vermos essa combinação pelo menos uma vez na temporada 2007.


Depois de correr no circuito belga de Zolder, na semana passada, a ChampCar visita a Holanda para a realização da 12ª e antepenúltima etapa do calendário dessa temporada. Na pista de Assen, Sebastien Bourdais (à esquerda) poderá conseguir o título antecipado se conquistar a vitória e seu principal rival no campeonato, Robert Doornbos, não terminar entre os seis primeiros.

Se depender dos resultados do treino classificatório de hoje, o francês já pode ir comemorando. Bourdais cravou a pole com um segundo inteiro de vantagem para o concorrente mais próximo, Justin Wilson. Tristan Gommendy foi o terceiro e Neel Jani, que havia liderado o treino da manhã, fechou em quarto.

Por sua vez, Robert Doornbos (à direita) não passou de nono. Correndo em casa, o holandês era o palpite do Blog para a prova de amanhã. Já admito que errei na escolha. Nas condições atuais, o ex-piloto da Minardi e da Red Bull na Fórmula 1 não tem a menor chance de derrotar Bourdais.

Único brasileiro na categoria, Bruno Junqueira completou o dia na 11ª posição. Um resultado abaixo das expectativas, considerando que ele vem de um segundo lugar na última etapa do campeonato, em Zolder. Logo abaixo, a tabela de tempos do treino classificatório desse sábado:

1. Sebastien Bourdais/França/Newman-Haas-Lanigan, 1:18.765s
2. Justin Wilson/Inglaterra/RSPORTS, 1:19.710s
3. Tristan Gommendy/França/PKV, 1:19.025s
4. Neel Jani/Suíça/PKV, 1:19.302s
5. Simon Pagenaud/França/Team Australia, 1:19.353s
6. Graham Rahal/Estados Unidos/Newman-Haas-Lanigan, 1:19.373s
7. Jan Heylen/Bélgica/Conquest, 1:19.412s
8. Will Power/Austrália/Team Australia, 1:19.415s
9. Robert Doornbos/Holanda/Minardi Team USA, 1:19.612s
10. Dan Clarke/Inglaterra/Minardi Team USA, 1:19.718s
11. Bruno Junqueira/Brasil/Dale Coyne, 1:19.813s

A corrida da ChampCar tem início, amanhã, às 8 horas de Brasília. Embora não tenha nem site com a sua programação, o Canal Speed deve transmitir a prova ao vivo.


Nesse fim de semana, a IRL faz sua estréia no circuito de rua de Detroit. A pista, que figurou durante vários anos no calendário da antiga Fórmula CART, foi a cena da primeira vitória de Helio Castroneves na Penske, em 2001. Foi exatamente a partir desse triunfo que Helinho inaugurou a tradição de subir no alambrado após vencer suas corridas.

No treino classificatório desse sábado, o brasileiro - minha aposta para a prova de amanhã - terminou como o mais rápido. Castroneves (à esquerda) conseguiu a pole position com sete centésimos de distância para Dario Franchitti, vice-líder do campeonato, que veio logo a seguir. O primeiro na tabela de pontos, Scott Dixon, vai largar de terceiro.

A briga pelo título entre esses dois pilotos ainda está completamente aberta. Dixon ultrapassou Franchitti após os resultados da última etapa, em Sonoma, e está em melhor fase. Mesmo assim, a diferença entre a dupla é de apenas cinco pontos, irrelevante no farto sistema de pontuação da IRL.

Em quarto no dia de hoje ficou Tony Kanaan, seguido pelos norte-americanos Ryan Hunter-Reay, Marco Andretti e Sam Hornish Jr. O outro brazuca da categoria, Vítor Meira, terminou na décima posição. Por sua vez, Danica Patrick (à direita) não esteve muito bem e vai largar apenas de 11º. A seguir, o grid de largada da etapa de Detroit:

1. Helio Castroneves/Brasil/Penske, 1:12.0688s
2. Dario Franchitti/Escócia/Andretti Green, 1:12.s1430s
3. Scott Dixon/Nova Zelândia/hip Ganassi, 1:12.5830s
4. Tony Kanaan/Brasil/Andretti Green, 1:12.8451s
5. Ryan Hunter-Reay/Estados Unidos/Rahal Letterman, 1:13.3434s
6. Marco Andretti/Estados Unidos/Andretti Green, 1:13.3840s
7. Sam Hornish Jr./Estados Unidos/Penske, 1:13.6224s
8. Darren Manning/Inglaterra/A.J.Foyt, 1:14.1814s
9. Tomas Scheckter/África do Sul/Vision, 1:14.2015s
10. Vitor Meira/Brasil/Panther, 1:14.2889s
11. Danica Patrick/Estados Unidos/Andretti Green, 1:14.4061s

A prova da IRL começa às 16:45 de amanhã. Os canais PlayTV e Bandsports mostram ao vivo.


Ao longo do dia, o Blog volta comentando os resultados do Mundial de Rally, da DTM e da GT3 Brasil, além das notícias mais recentes da Fórmula 1. Até já!

Crédito das fotos:
Randy de Puniet - http://www.moto-live.com/
Helio Castroneves - http://www.indycar.com/
Danica Patrick - http://www.indycar.com/

4 comentários:

Anônimo disse...

também tentei achar a programacao dessa corrida da champ car mas esse canal speed não tem nem site mesmo cara. Agora eu é que nao vou acordar para ver se eles vao passar ou não. Fico só com a Moto que é logo depois né?

abraço,

Maurício/RJ

Anônimo disse...

maldita band que deixa de passar a corrida da indy pra passar o campeonato brasileiro (sendo que é o mesmo jogo que passa na globo).

Fabio disse...

Legal, a IRL vai pegar fogo!

Anônimo disse...

odeio, odeio a band. Falta duas corridas e eles não vão passar. Porra merecem ser xingados rsrsrs