segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Weekend Update - IRL, WTCC e Balanço dos Palpites

Pela primeira vez desde o mês de junho, Dario Franchitti não é o nome que aparece na liderança do campeonato da IRL. Nesse domingo, Scott Dixon venceu a etapa de Sonoma, assumindo a ponta da tabela de pontos. Foi o quarto triunfo do neo-zelandês no ano.

Nas voltas finais, Dixon precisou segurar o ímpeto de Helio Castroneves, que fez pressão até a bandeirada (à esquerda). A diferença entre ambos não passou de meio segundo. Por sua vez, Dario Franchitti terminou em terceiro lugar.

O escocês perdeu tempo ao chocar-se com o próprio companheiro de equipe, Marco Andretti. Quando este saía dos boxes, com pneus frios, Franchitti arriscou uma manobra que não deu certo. Os dois se tocaram, e Andretti acabou fora da pista.

Franchitti conseguiu continuar. Entretanto, não havia tempo para uma troca de aerofólio dianteiro, que ficou um pouco avariado. Com o carro pouco equilibrado, o escocês caiu para terceiro no final, logo à frente do brasileiro Tony Kanaan, que fechou em quarto.

Sam Hornish Jr. foi quinto e Danica Patrick terminou em sexto. O outro brasileiro da categoria, Vítor Meira, completou em nono. Na tabela do campeonato, Scott Dixon (à direita) lidera com 560 pontos, apenas 5 de vantagem para Dario Franchitti.

Em terceiro está Tony Kanaan, com 498. Helio Castroneves é sexto, somando 398. Uma posição atrás está Danica Patrick, somando 365 pontos. Já Vítor Meira aparece em 12º, com 307. A próxima corrida da IRL é no dia 2 de setembro, nas ruas de Detroit.


Na pista alemã de Oschersleben, o World Turing Car Championship (WTCC) realizou sua oitava rodada dupla do ano. Dessa vez, o Blog foi incrivelmente mal nos seus palpites. Passei bem longe dos vencedores.

O francês Yvan Müller (à esquerda) ganhou a primeira bateria, com seu SEAT movido a diesel. Um feito histórico para o esporte. Ainda mais porque o companheiro do ganhador, Gabriele Tarquini - o pole da prova - fez a dobradinha, em segundo.

James Thompson completou o podium, seguido pelas BMW de Jörg Müller e Andy Priaulx. Augusto Farfus Jr. foi sétimo, enquanto as apostas do Blog ficaram para trás. Tiago Monteiro foi décimo, com Robert Huff uma posição atrás.

Na segunda corrida do dia, com grid invertido entre os oito primeiros, Augusto Farfus Jr. saiu da primeira fila e tomou a liderança já na largada (à direita). O brasileiro não perderia mais a ponta até o final. Seu companheiro de BMW, Andy Priaulx, foi o segundo, enquanto Jordi Gené completou o podium, com um SEAT.

Jörg Müller, até então líder do campeonato, envolveu-se num acidente e precisou abandonar. Palpites do Blog, Robert Huff terminou em sexto e Tiago Monteiro em oitavo. Pelo menos, melhoraram um pouquinho.

Com os resultados do fim de semana, Augusto Farfus Jr. assumiu a liderança do campeonato, com 69 pontos. Os outros pilotos da BMW estão logo atrás. Andy Priaulx tem 68 e Jörg Müller soma 63. A próxima rodada dupla do WTCC é na histórica pista inglesa de Brands Hatch, no dia 23 de setembro.


Hora de conferir como o Blog saiu-se nas apostas do fim de semana. Dessa vez, uma única categoria - a GP2 - salvou a honra do escriba. Vejamos:

ChampCar - Vencedor: Sebastien Bourdais. Palpite: Will Power (quarto)
FÓRMULA 1 - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (segundo)
GP2 - Vencedores: Lucas di Grassi e Timo Glock. Palpites: Timo Glock (quarto e primeiro) e Lucas di Grassi (primeiro e 11º)
IRL - Vencedor: Scott Dixon. Palpite: Helio Castroneves (segundo)
Nascar - Vencedor: Carl Edwards. Palpite: Kurt Busch (sexto)
WTCC - Vencedores: Yvan Müller e Augusto Farfus Jr. Palpites: Robert Huff (11º e sexto) e Tiago Monteiro (10º e oitavo)

Foram duas cravadas, com di Grassi e Glock. Com Raikkonen, Castroneves e Busch, passei perto. Resolvi inventar na ChampCar e acabei me dando mal. A aposta em Bourdais era meio óbvia. O WTCC, como já disse, foi um vexame.

No final, os dois acertos ficaram mais ou menos na média do Blog. Só preciso, urgentemente, dar um palpite certo na Fórmula 1. Ao longo do dia de hoje, o Blog volta comentando as principais notícias do dia. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:

7 comentários:

Anônimo disse...

sobre o wtcc, bom resultado para o farfus mas um resultado histórico, como voce disse, para o automobilismo. A vitória de um carro à diesel é muito imporante para o futuro das corridas. Acho qeu dentro de um anos, até na Fórmula-1, não teremos mais carros com gasolina. Nosso planeta vai agradecer. Parabéns pelo blog, alias.

Blog F1 Grand Prix disse...

Ernani,

Obrigado pelo elogio! Qualquer sugestão que você tiver, mande para blogf1grandprix@hotmail.com

Grande abraço!

Anônimo disse...

gustavo, para o bem do campeonato eu sugiro que você aposte somente no lewis hamilton até o fim do ano, hehehehe. Abraço!

Schuey2007 disse...

Palpites furados tal como os meus, que pouco acertei nos oito primeiros da corrida de F1, acho que só acertei na volta mais rápida.eheh

Grande Abraço

Anônimo disse...

Blog, tu tah mal nos comentarios da F1, se tu tiver no bolão do Decio na comunidade da F1 tah ferrado, rs
Sobre a Indy, naum tinha jeito de ver a corrida em Sodoma, ops, Sonoma pq tava no Maraca. Mas acho q as coisas ficaram mais dificeis pro Kanaan, e vai ter q contar bastante com o fator sorte pra ser campeão.

Fabio disse...

Fez a dobradinha da GP2, não é você que diz que ela é a "escolinha da F1"? rs.. então, logo logo você chega lá. Agora, tem que começar a apostar no Massa, po!

To com o Ernani. Muito bom vermos um carro a diesel vencendo prova, é mesmo um feito histórico para o esporte. Acredito que a F1 possa aderir a política ambiental com o passar dos anos. As marcas querendo mostrar seus valores e as mudanças pró-redução de velocidade podem convergir, é subestimar demais a evolução pensar o contrário.

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens de "apoio" eheheheheh

Até o final da temporada eu acerto alguma na Fórmula 1. Tomara...

Grande abraço a todos!