terça-feira, 28 de agosto de 2007

Alonso pode ir para a BMW. Em 2009

E Fernando Alonso (à esquerda), mais uma vez, tem seu nome envolvido em boatos da silly season da Fórmula 1. Dessa vez, é o jornal germânico Express quem lança no ar outra possibilidade de futuro para o piloto espanhol. Segundo a reportagem, o bi-campeão estaria em conversas com a BMW para ser um dos pilotos titulares da equipe em 2009.

Para o ano que vem, o time comandado por Mario Theissen já tem sua dupla definida. Nick Heidfeld e Robert Kubica tiveram seus contratos renovados após boas prestações ao longo da temporada. Especialmente, da parte do piloto alemão.

Em 2009, porém, a história é outra. Mesmo tendo sido constantemente superior a seu companheiro de equipe, Nick Heidfeld não tem tanto prestígio quanto Robert Kubica. E, caso Fernando Alonso realmente se transfira para a BMW, seria o alemão quem perderia sua vaga de piloto titular.

Uma grande injustiça? Nem tanto. Heidfeld (à direita) é ótimo piloto, mas nunca soube se promover. Além disso, é especialista em aproveitar chances. Mas não consegue criá-las. Alonso, por outro lado, é o tipo de piloto que poderia ajudar a BMW a dar o pequeno salto que falta para disputar vitórias e até o título.

A injustiça no caso, seria o fato da equipe alemã preferir substituir Heidfeld ao invés de Kubica. Aí tudo bem. Só que ambos têm contrato até o fim de 2008. Até lá, terão tempo de decidir qual dos dois merece ficar e quem daria lugar a Alonso.

Resta saber se o espanhol estaria realmente disposto a sair da McLaren no final de 2008. Deixar aquela que talvez seja a equipe mais estruturado do grid por causa de uma rixa com o companheiro de equipe é bobagem.

Fernando Alonso é hiper-competitivo e vai querer sempre estar na equipe certa. Uma mudança para a BMW, daqui a dois anos, não é lá tão difícil de imaginar. Mas o time alemão precisará acompanhar o nível do espanhol.

Do contrário, Alonso não vai nem pensar em sair da McLaren.


O Blog anteveu, e a possibilidade pode vir a se concretizer. De acordo com rumores recentes, Timo Glock, alemão que lidera o campeonato da GP2, tem chances de se tornar o mais novo piloto titular da Toyota em 2008. A princípio, ele iria substituir seu compatriota Ralf Schumacher (à esquerda).

O irmão de Michael testou a paciência dos diretores da equipe japonesa ao longo do ano, e não deve ter seu contrato renovado. A Toyota tem sua fábrica instalada na cidade alemã de Colônia, e a predileção por pilotos do país não é nenhuma novidade. Dos jovens pilotos germânicos, Timo Glock é a melhor opção no mercado.

Em 2004, o atual líder da GP2 - naquela época contando apenas 22 anos de idade - chegou a fazer quatro corridas com a Jordan, conseguindo a proeza de marcar dois pontos com a decadente equipe inglesa. Não foi o suficiente, porém, para continuar na Fórmula 1. No ano seguinte, Glock (à direita) rumou para os Estados Unidos, em busca de reconstruir a carreira.

E deu certo. Após boas performances na ChampCar, ele retornou à Gp2 em 2006, conquistando o quarto lugar no campeonato. Nesse ano, lidera o certame em disputa apertada com o ótimo brasileiro Lucas di Grassi. Independente de sua nacionalidade, Glock é uma das melhores opções que a Toyota pode fazer.

Pior do que Ralf Schumacher ele não vai ser.


Dia de testes coletivos para as equipes da Fórmula 1, em Monza, Itália. Na pista onde será realizado o próximo Grande Prêmio do calendário, os times tentaram novas soluções aerodinâmicas, como de praxe, enquanto os pilotos conheceram as novas mudanças do circuito italiano.

Obedecendo aos pedidos da GPWA - associação formada pelos pilotos em prol da segurança nas pistas - Monza trocou suas áreas de escape de brita para asfalto, em diferentes pontos do circuito. Nada que tenha interferido muito nos trabalhos de hoje, porém. No final do dia, o mais rápido foi Lewis Hamilton (à esquerda), que bateu Kimi Raikkonen em um décimo.

A seguir, a tabela de tempos:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:24.112s em 53 voltas
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:24.258s em 60 voltas
3. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:24.277s em 76 voltas
4. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:24.523s em 61 voltas
5. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:24.653s em 98 voltas
6. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:25.106s em 63 voltas
7. Nelson Piquet/Brasil/Renault, 1:25.366s em 94 voltas
8. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:25.377s em 83 voltas
9. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:25.427s em 61 voltas
10. James Rossiter/Inglaterra/Super Aguri, 1:25.548s em 64 voltas

Em testes coletivos, por determinação da FIA, nenhuma equipe pode andar com mais de um carro. Sendo assim, os pilotos são obrigados a fazer um revezamente. Quem entra - especialmente se não é titular - tem que mostrar serviço.

Esse é o caso de Kazuki Nakajima (à direita), piloto de testes da Williams e um dos destaques da atual temporada da GP2. Hoje, o japonês deu 98 voltas, ou seja, quase a distância de duas corridas inteiras em Monza. Conhecimento do carro ele já tem. Será que a equipe de Frank Williams promove o filho de Satoru a titular no ano que vem? É uma possibilidade.

No mais, pouco a se observar. A ordem da frente obedeceu à tabela do campeonato: McLaren-Ferrari-BMW. A Renault, com Nelson Angelo Piquet, esteve um pouco atrás, mas isso não quer dizer nada. De todas as equipes, apenas a Spyker não testou.

As atividades continuam amanhã e podem se prolongar por mais do que os três dias previamente programados. Acontece que a chuva já atrapalhou os trabalhos hoje, e deve retornar ao longo da semana. Engraçado isso. Alguém aí lembra de uma corrida em Monza com chuva?

Pois é. Só em testes coletivo mesmo. Em G.P., que é bom, nada.


O campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve, deve correr na Truck Series da Nascar no ano que vem. Desde a sua saída da Fórmula 1, há dois anos, o canadense esteve afastado das principais categorias do mundo. À exceção, é claro, de uma participação nas 24 horas de Le Mans.

Muita gente não gosta de Jacques, e teima em apontá-lo como um dos piores campeão da história. Mas será que ele é tão ruim assim? Claro que não. Ninguém ganha o título por acaso. Para provar isso, separei um vídeo de meros oito segundos, em que Villeneuve mostra toda a sua genialidade:



O que Jacques fez nesse tempo mínimo foi mais do que muito piloto ao longo de toda uma carreira. Não há como explicar o fato do canadense ter conseguido completar a curva Eau Rouge de Spa com tranqüilidade após escorregar dessa forma. E sem perder tempo! Foi uma curta mas grandiosa aula de pilotagem por parte do herdeiro de Gilles Villeneuve.

Nessa quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, e o número 4 da lista dos Dez Maiores Duelos da História. E, ao longo do dia, posts comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos amanhã!

Crédito das fotos:
Nick Heidfeld - http://www.sportgate.de/
Ralf Schumacher - http://www.news.bbc.co.uk/
Lewis Hamilton - http://www.f1-live.com/
Kazuki Nakajima - http://www.f1-live.com/

4 comentários:

Anônimo disse...

quanto ao ralf, penso que ele já devia ter saído a muito tempo da fórmula 1. O TImo Glock pode ser uma escolha boa mas vamos esperar.Alonso não vai para a BMW Sauber em 2008 mas em 2009 não podemos saber, ainda. São tudo especulaçãos. Gostei dos 8 segundos do Vileneuve. Valeu!

Anônimo disse...

gustavo, gostei da sua escolha quanto ao vídeo de Jacques Villeneuve. Eu também era fã deste piloto, embora o Galvão Bueno insistisse em chamá-lo de chicane ambulante. Um desrespeito! Ele foi e sempre será um grande piloto.

Um abraço.

Felipe Maciel disse...

O Glock anda fazendo muito pouco com o carro que tem, e se repete algo semelhante ao campeonato de 2005, como Rosberg sendo campeão mas Kovalainen sendo o melhor piloto, mas com carro inferior. No caso, Glock está para Rosberg assim como di Grassi está para Kova. Ambos têm chances de chegar na F1, mas eu não gostaria de ver o Glock na Toyota, eles bem que poderiam conseguir alguém melhor.

Sobre o Villeneuve, ele tem suas qualidades, mas não está entre os melhores campeões da F1 na minha opinião. É um osso duro de roer, tem uma técnica boa de controle de carro, e tal, mas tem coisa que não se sobressai tão bem assim, como a capacidade de se manter veloz e motivado com o passar do tempo. Caiu de rendimento, falou muita bobagem, disse que se o Button superasse ele na BAR, ele pedia demissão, e o pior é que terminou o ano atrás do inglês realmente. Quer dizer, perdeu a imagem de campeão, começou a falar mais do que pilotar... Eu sou indiferente ao Jacques, não gosto nem desgosto, só acho que não seja um grande campeão.

De fato, mostrou um controle muito grande nesse vídeo, mas deve ter aprendido a lição depois do que arrumou por lá em 99, se não me engano.

http://www.youtube.com/watch?v=eHt5bSw84n4

Fabio disse...

Faz sentido. Na transmissão da F1 pela Rede Globo o Reginaldo Leme chamou a atenção para o fato da BMW ter confirmado sua dupla de pilotos para 2008 tão cedo. Seria uma pista de que a equipe já teria fechado com Alonso para 2009 e por isso não haveria contratação para o próximo ano (2008). Realmente, a confirmação de Kubica e Heidfeld coincidiu com uma amenizada no "boom" de boatos sobre Alonso...