domingo, 26 de agosto de 2007

3 x 3 x 3 x 3

Quatro pilotos dividem igualmente, entre si, as vitórias das doze primeiras corridas da temporada. Cada um tem exatamente três triunfos. Arriso dizer que isso nunca havia acontecido antes. E o campeonato, que já era emocionante, ficou ainda mais aberto depois dos problemas de Lewis Hamilton na prova de hoje, em Istambul Park, Turquia.

Felipe Massa (à esquerda) ganhou o G.P. com uma performance absolutamente perfeita. Ao contrário do que o Blog imaginava, ele estava mais pesado na largada do que seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen. Ainda assim, o brasileiro conseguiu a pole e venceu praticamente de ponta a ponta, perdendo a liderança apenas nos momentos em que foi ao box.

A dupla de pilotos da Ferrari já disputou, em batalha particular, a vitória de duas corridas da atual temporada. Depois de ter perdido para Raikkonen em Magny-Cours, Massa deu o troco em situação bastante semelhante. Os dois tinham os carros mais rápidos do pelotão, e dominaram a prova desde o início.

Na largada, Felipe Massa manteve a ponta com tranqüilidade, enquanto Kimi Raikkonen batia Lewis Hamilton para o segundo lugar. Ao mesmo tempo, Fernando Alonso saía muito mal, perdendo duas posições, para a dupla da BMW. Na primeira curva, Giancarlo Fisichella cometeu um erro de novato - mais um - e tirou o pobre Jarno Trulli da pista.

Até a primeira rodada de paradas, a ordem foi essa: Massa-Raikkonen-Hamilton-Kubica-Heidfeld-Alonso. O polonês da BMW deu início ao pit stops, na volta 13. Logo em seguida, os líderes foram parando, sucessivamente.

Heikki Kovalainen (à esquerda) chegou a liderar por uma volta, antes de devolver o primeiro lugar a Felipe Massa. O brasileiro conseguiu manter sua vantagem para Kimi Raikkonen. Os dois pilotos da Ferrari, porém, continuavam muito juntos.

Lewis Hamilton era um discreto terceiro, sem chances de duelar com a dupla da equipe italiana, mas com uma confortável distância de quinze segundos para Fernando Alonso. O espanhol usou bem sua tática para superar os dois pilotos da BMW após a primeira rodada de pits.

Mais tarde, veio o principal momento de emoção do dia. Foi quando o pneu dianteiro direito de Lewis Hamilton (à direita) explodiu em milhões de pedaços, fazendo parecer que o inglês precisaria abandonar a corrida. Mas a estrela do novato é grande.

Até no azar ele tem sorte. Contrariando as expectativas, a suspensão de Hamilton não sofreu maiores danos. Além disso, o problema se deu no trecho final do circuito e logo antes de sua parada programada.

Mesmo assim, Hamilton perdeu tempo suficiente para cair de terceiro para quinto, tendo sido superado por Fernando Alonso e Nick Heidfeld (à esquerda). O inglês retornou logo à frente de Heikki Kovalainen. O piloto da Renault ainda tentou um ataque a Lewis nas voltas finais, sem resultado.

Lá na frente, Felipe Massa passeou até a bandeirada. Ele cruzou com dois segundos de vantagem para Kimi Raikkonen, que tirou o pé na parte final e depois acelerou para fazer a volta mais rápida a dois giros da bandeirada. Fernando Alonso, em atuação apática, saiu no lucro com o terceiro lugar.

Nick Heidfeld foi muito bem - uma vez mais - com outro ótimo quarto lugar. Lewis Hamilton segurou Heikki Kovalainen para ser quinto. Em duelo semelhante, Nico Rosberg (à direita) terminou em sétimo, marcando dois pontos muito merecidos. O alemão resistiu à pressão de Robert Kubica, que fechou a zona de pontuação, em oitavo.

Rubens Barrichello não passou de 17º. Ele largou de último, tendo trocado seu motor após a classificação. Num dia de bastante calor, houve apenas um abandono: Mark Webber. A cada ano que passa, os carros da Fórmula 1 vão ser tornando mais indestrutíveis.

A seguir, a classificação do Grande Prêmio da Turquia:

1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 58 voltas em 1h26:42.161s
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, a 2.275s
3. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, a 26.181s
4. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, a 39.674s
5. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, a 45.085s
6. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, a 46.169s
7. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, a 55.778s
8. Robert Kubica/Polônia/BMW, a 56.707s
9. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, a 59.491s
10. David Coulthard/Escócia/Red Bull, a 1:11.009s
11. Alexander Wurz/Áustria/Williams, a 1:19.628s
12. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, a 1 volta
13. Jenson Button/Inglaterra/Honda, a 1 volta
14. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, a 1 volta
15. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, a 1 volta
16. Jarno Trulli/Itália/Toyota, a 1 volta
17. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, a 1 volta
18. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, a 1 volta
19. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, a 1 volta
20. Sakon Yamamoto/Japão/Spyker, a 2 voltas
21. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, a 5 voltas
Abandonaram:
Mark Webber/Austrália/Red Bull, Problema mecânico na volta 9

Logo abaixo, as tabelas de pontuação:

Campeonato de Pilotos: HAMILTON, 84 pts; Alonso, 79; Massa, 69; Raikkonen, 68; Heidfeld, 47; Kubica, 29; Kovalainen, 19; Fisichella, 17; Wurz, 13; Rosberg, 9; Webber e Coulthard, 8; Trulli, 7; Schumacher, 5; Sato, 4; Button e Vettel, 1; Barrichello, Speed, Davidson, Sutil, Albers, Liuzzi, Winkelhock e Yamamoto, 0.

Campeonato de Construtores: MCLAREN, 148 pts*; Ferrari, 137; BMW, 77; Renault, 36; Williams, 22; Red Bull, 16; Toyota, 12; Super Aguri, 4; Honda, 1; Toro Rosso e Spyker, 0.
*= A McLaren não marcou pontos para o Mundial de Construtores no G.P. da Hungria como punição da FIA pelas ações da equipe no treino de classificação desse G.P.

A próxima corrida da Fórmula 1 é na casa da Ferrari. Será o Grande Prêmio da Itália, em Monza, entre os dias 7 e 9 de setembro. Em instantes, o Blog volta com a seção Análise do Grande Prêmio. Até já!

Crédito das fotos: www.f1-live.com

8 comentários:

Anônimo disse...

é mais uma do massa, hoje o galvão foi á loucura. Mas foi merecida a vitória dele sim. agora se não fosse ele em primeiro eu tinha desistido de assistir. Que corrida chata meu. Mais uma tambem. só a chuva para fazer as corridas ficarem emocionantes...

Anônimo disse...

massa esta de parabens, hj ele fez uma corrida perfeita mesmo, como você disse. Vai ser nota 10?

Felipe Maciel disse...

Se o Trulli não recebesse a pancada no início poderia fazer uma corrida promissora.
O Rubinho foi mal, o Button andou mais que ele, sem dúvidas. Eu goostei da ultrapassagem do Trulli sobre o rubinho. Que que foi aquilo?!!! Sensacional...
Massa segurou a pressão a corrida toda e mereceu a vitória. Agora é superar Kimi em Monza também, onde deve dar Ferrari.

Blog, faça o favor de não apostar em Massa na Itália hein! ;)

brincadera cara

Abraços

Anônimo disse...

A corrida do Massa foi excelente, hje ele naum deu chance ao azar. Foi importante principalmente naum perder novamente a posição pro Raikkonen nos boxes.
Importante esse seu comentarios sobre "carros indestrutiveis"; cada vez menos esperamos quebras dos pilotos, ao contrario do q acontecia ateh a pouco tempo atras msm, quando imprevistos aconteciam com ateh os pilotos de ponta. Acho q isso tira um pouco da graça.
Ateh!

Anônimo disse...

E dá-lhe Massa, e dá-lhe Massa, ole ole ola.

Vamos estar gritando juntos isso em Interlagos não é blog?

Blog F1 Grand Prix disse...

Leandro,

Você está certíssimo. O fator "imprevisível" tem sumido das corridas. Os carros praticamente não quebram mais. É uma pena.

Alex,

Depende do setor em que você estará. Eu vou no A, e você?

Grande abraço a todos!

Anônimo disse...

blog eu vou no g. Vou gritar bem alto entao para vc ouvir lá do outro lado euheuehue

Anônimo disse...

3 x 3 x 3 x 3, mas a regularidade da McLArens ta fazendo a diferneça.....