terça-feira, 28 de agosto de 2007

Brigdestone já sabe o que causou o furo de Hamilton

Você já ouviu falar em chunking? Pois é, eu também não. Pelo menos, até a manhã de hoje. Mas foi esse o fenômeno que causou o estouro de pneu da McLaren de Lewis Hamilton no último Grande Prêmio da Turquia.

A informação é do site Autosport.com. O chunking acontece quando pequenos fragmentos se acumulam na banda de rodagem do pneu, formando grandes pedaços de borracha que danificam a estrutura interna do composto.

A Bridgestone - fabricante do pneu - ainda não sabe o que levou à ocorrência do fenômeno. Segundo um diretor da empresa, Hirohide Hamashima, isso pode ter acontecido porque "uma dose não identificada de força extra agiu exatamente sobre a fonte do problema quando Hamilton freiou para a curva 9".

Essa "força extra" ainda é um mistério. Para Hamashima, Hamilton (à direita) pode ter tocado uma zebra com mais violência, e o pneu não resistiu. Mas não existe uma certeza. A Bridgestone ainda está investigando as cirscunstâncias exatas que levaram à falha.

Vários pilotos sofreram com o chunking ao longo da corrida, mas apenas Hamilton furou seu pneu. Azar do inglês, sorte do campeonato. O título continua aberto e até os pilotos da Ferrari - que pareciam fora da luta - ainda têm suas chances.

Lewis Hamilton tem 5 pontos de vantagem para Fernando Alonso, 15 para Felipe Massa e 16 para Kimi Raikkonen. Com 50 em jogo nas últimas cinco corridas, qualquer um dos quatro pode levantar o troféu de campeão. No início do ano, eu havia colocado minhas fichas em Raikkonen.

Mas, no cenário atual, sou mais Fernando Alonso.

5 comentários:

Anônimo disse...

para mim, o Hamilton vai ganhar esse campeonato. Para mim, o estilo dele lembra muito o do Senna: cerebral, sem erros e agressivo quando tem que ser. Não gosto do estilo do Fernando Alonso, ele é muito cheio de "não me toques", como diz o Galvão.

Anônimo disse...

Caramba eu nunca tinha ouvido falar nisso também. Quanto ao campeonato, acompanho voce e vou de Alonso. Acho qeu a experiência dele vai acabar fazendo alguma diferença no final.

Um abraço

Anônimo disse...

Ainda sou mais o Negão... E que os furos passem a ser no Alonso, no pneu dele alías.
Groo

Anônimo disse...

Esse papo de tocar na zebra com mais violência naum é o msm q a Ferrari falou uma vez do Rubinho?

Felipe Maciel disse...

Acho que não, Leandro, naquele caso a justificativa da Ferrari ia de encontro à resistência da suspensão, o que era absurdo. No caso do acúmulo de material, poderia realmente ser agravado pelo ataque às zebras, mas é um chute do japa, nem deve ser isso.

Esse tal de chucking eu tb nunca tinha ouvido falar. E foi acontecer logo com quem... Parece que vai chegando o fim da temporada e a sorte do Alonso vai batendo a dos outros, foi assim com o Kimi, foi com o Schumacher e agora com o Lewis. uuuuuuhhhh hehehe