domingo, 26 de agosto de 2007

Análise do Grande Prêmio - Turquia/Istambul Park - 26/08/2007

Análise dos pilotos:

Felipe Massa
Não há, praticamente, o que reclamar da corrida do brasileiro. Ele só deixou de fazer a volta mais rápida. Mas merece a nota máxima do Blog.
Nota final: 10

Kimi Raikkonen
Estava mais rápido do que Massa. Mas os erros da classificação custaram a vitória. E são inaceitáveis para quem luta pelo título.
Nota final: 7

Fernando Alonso
Apático ao longo de todo o fim de semana, tem que ficar bastante satisfeito com o terceiro lugar. Saiu bastante no lucro.
Nota final: 5

Nick Heidfeld
Mais uma corrida discreta, segura e eficiente do alemão, que vai colecionando pontos. Já pode se considerar o campeão do resto.
Nota final: 8

Lewis Hamilton
Teve azar, é verdade, mas sua corrida já não era grande coisa. Mostrou, na classificação de sábado, que se entendeu melhor com a pista do que Alonso.
Nota final: 7

Heikki Kovalainen
Marcou pontos pela quarta vez consecutiva, superando Fisichella no campeonato. O finlandês é, sem sombra de dúvida, o melhor piloto da Renault.
Nota final: 7

Nico Rosberg
Bateu pilotos da BMW e da Renault, chegando na zona de pontuação mesmo sem ter tido quebras na sua frente. Ótima atuação.
Nota final: 8

Robert Kubica
A tática do polonês foi muito ruim. Parou cedo demais e acabou se prejudicando. Conseguiu um pontinho, pelo menos.
Nota final: 5

Giancarlo Fisichella
Tirou Trulli da pista na largada, em mais um erro de novato. Não merece continuar na Renault na próxima temporada.
Nota final: 3

David Coulthard
Poderia ter marcado pontos se alguns dos líderes tivessem quebrado. Faz o seu papel: mantém-se no bolo sem errar, apenas esperando oportunidades.
Nota final: 5

Alexander Wurz
Está vários furos abaixo de Rosberg. Em condições normais, fica muito longe da zona de pontuação.
Nota final: 4

Ralf Schumacher
Um fim de semana promissor arruinado por uma classificação horrorosa. O alemão fica cada vez mais perto da fila de desemprego.
Nota final: 4

Jenson Button
Largou de 21º e lutou com raça para ganhar posições. Infelizmente, o carro da Honda não ajuda muito. Mesmo assim, fez algumas boas ultrapassagens.
Nota final: 6

Anthony Davidson
No sábado, conseguiu sua melhor posição de largada do ano. Mas teve que desviar de Trulli na largada, perdendo um tempo precioso. De qualquer forma, foi bem.
Nota final: 6

Vitantonio Liuzzi
Ganhou um pouco de vontade com a chegada de Vettel. Consegue bater o novo companheiro com relativa facilidade, mas continua bem longe dos pontos.
Nota final: 5

Jarno Trulli
Mais um boa classificação. Suas esperanças, porém, foram arruinadas por Fisichella, na largada. Uma vez em último, não teve muito o que fazer.
Nota final: 5

Rubens Barrichello
Esteve mais rápido do que Button na classificação. Na corrida, porém, os papéis se inverteram. Está lutando para manter a motivação.
Nota final: 4

Takuma Sato
Fim de semana pouco inspirado do japonês. Hoje, chegou a rodar sozinho durante a prova. Nãoo consegue mais acompanhar o ritmo de Davidson.
Nota final: 4

Sebastian Vettel
Em duas corridas, já foi esquecido. Pode ter jogado sua carreira fora ao assinar com a Toro Rosso. Eu avisei.
Nota final: 3

Sakon Yamamoto
Foi muito mal na classificação. Na corrida, porém, até conseguiu manter um desempenho constante. Não é tão ruim quanto parece.
Nota final: 4

Adrian Sutil
Perdeu várias voltas no boxe com um problema mecânico. Chegou a andar em 16º no início da corrida. Pena que seu carro não permita nada mais do que isso.
Nota final: 5

Mark Webber
Abandonou cedo, quando já estava sendo batido por Coulthard. Fez, junto com Alonso, sua 100ª corrida na Fórmula 1. Mas não teve o que comemorar.
Nota final: 5

Análise das equipes:

McLaren
Fim de semana fraco. Não teve forças para disputar a vitória com a Ferrari. Ao menos, esfriou a guerra interna entre seus pilotos.
Cotação: ***

Ferrari
Dominou amplamente a corrida, mostrando que, no mínimo, tem condições de vencer o Mundial de Construtores. Merece a nota máxima.
Cotação: *****

BMW
Dessa vez, andou mais perto de Ferrari e McLaren. Kubica caiu para oitavo no final, mas Heidfeld compensou com um ótimo quarto.
Cotação: ****

Renault
Já tem o seu primeiro piloto. Ao terminar num bom sexto, Kovalainen mostrou que é mais piloto do que Fisichella. Os três pontos ficaram na média do time no ano.
Cotação: ***

Williams
Esforço marcante de Rosberg para terminar em sétimo. Wurz, obecedendo as suas limitações, não passou de 11º.
Cotação: ***

Red Bull
Tem o carro menos confiável do grid. Dessa vez, a vítima foi Webber. Já Coulthard ficou no bolo, esperando uma oportunidade que não veio.
Cotação: **

Toyota
Jogou fora um fim de semana que se pronunciava muito bom. Culpa de Ralf - que não se achou na classificação - e do azar característico de Trulli.
Cotação: **

Super Aguri
Andou bem com Davidson, no sábado. Mas voltou ao normal na corrida. Está fazendo falta o dinheiro do patrocinador que deu um calote no time.
Cotação: **

Honda
O grid de largada foi emblemático, com os dois pilotos da equipe largando da última fila. Desempenho triste.
Cotação: *

Toro Rosso
Seus pilotos não têm qualquer capacidade de lutar por pontos. Speed deve estar rindo à toa de Vettel, que não se entende com o carro da equipe.
Cotação: *

Spyker
É a pior equipe do grid e ainda enfrenta problemas mecânicos. Se fosse com Yamamoto, até tudo bem. Mas a vítima foi Sutil, o principal piloto do time laranja.
Cotação: *

Análise da corrida:

Excetuando a largada e o estouro de pneu de Hamilton, a corrida não teve nenhum lance de emoção. Os líderes andaram juntos o tempo inteiro, mas a possibilidade de mudança de posição na pista é quase nula. Já vi provas muito piores e, por isso, não classifico o G.P. de hoje como "ruim". Mas ficou muito próximo disso.
Nível: Regular

Análise do campeonato:

Os resultados de hoje deixaram o título em aberto. Hamilton ainda lidera, mas Alonso está bem próximo e a dupla da Ferrari não está fora da briga. Embora o G.P. desse domingo não tenha sido lá grandes coisas, as corridas que vêm por aí vão dar muito o que falar.
Nível: Ótimo

O Blog volta ainda hoje, comentando as corridas de ChampCar, GP2, IRL, Nascar e WTCC. Nos vemos por aí!

5 comentários:

Anônimo disse...

massa mereceu seu 10 mesmo. Minhas notas:

Massa - 10
Raikkonen - 6
Alonso - 3
Hamilton - 5
Heidfeld - 8
Kubica - 3
Kovalaine - 6
Rosberg - 8
Rubinho - 1

O resto não importa euehuehu

Fabio disse...

Não entendi o Trulli passando o Ralf antes de entrar nos boxes. A única explicação é a vontade com que ele guiou hoje... mas aquilo foi demais.

Rubinho: "não me faça rir"? Pegou mal.

A Renault incentivando o Kovalainen foi de um otimismo ímpar. Quem gosta dessa forcinha é o Físico, mas acho que eles esqueceram disso.

Foi mesmo um GP sem muita emoção... o único "grito de gol" foi quando apareceu a imagem de um aerofólio fora da pista com a legenda de Hamilton. O Kimi deu um susto também, ameaçou o Felipe um pouco. Será que aquela última volta rápida foi um recado??

Achei estranho o Velocidade Total não colocar a fonte, foi isso que despertou minha desconfiança. Mas como eles mantiveram o texto em primeira pessoa achei estranho ser uma simples cópia e pensei que você pudesse estar escrevendo pra eles também.

Bela cobertura!

Anônimo disse...

Concordo com tudo, Gustavo. Perfeito. Parabéns!

Anônimo disse...

COmo o previsto : Ferrari na frente !

Felipe Maciel disse...

Concorda com as notas também. Muito bom...