sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Brasileiro Augusto Farfus Jr. completa seu primeiro teste com um carro de Fórmula 1

Para Augusto Farfus Jr., o dia 22 de novembro de 2007 vai ser guardado para sempre. Convidado pela BMW para dar umas voltinhas com o Fórmula 1 da equipe no circuito de Valência - um prêmio pelo seu ótimo desempenho na última temporada do Mundial de Turismo - o piloto brazuca completou 33 voltas ontem. E saiu com um gostinho especial.

"Foi uma experiência extraordinária! No início, eu estava obviamente tentando me adaptar ao carro. Como tive pouco tempo para me preparar, senti meus músculos do pescoço um pouco mais do que o normal. Na verdade, eu não pilotava um monoposto há quatro anos. E ainda era um Fórmula 1!", disse Farfus ao fim do teste.

Além do brasileiro, a BMW também experimentou um dos favoritos ao cargo de piloto de testes na equipe alemã, vago com a saída de Timo Glock. Campeão da Fórmula BMW em 2006, o jovem Christian Vietoris - assim como Farfus - nunca havia andado num carro de Fórmula 1 antes. Ao longo do dia, o novato alemão completou 62 voltas, ficando bastante satisfeito:

"Isso foi incrível. Passei muitos anos trabalhando para poder ter essa oportunidade. A força 'G', os efeitos do freio e a velocidade de um carro de Fórmula 1 são simplesmente fenomenais", falou Vietoris. Vale registrar que a BMW não revelou os tempos das melhores voltas tanto de Farfus quanto de Vietoris.

Esta fase do ano, de fato, é uma época propícia para o teste de novos talentos. No circuito italiano de Mugello, a Mercedes também está usando essa semana para experimentar uma série de jovens pilotos, com o objetivo único de avaliar suas capacidades. Caso uma dessas promessas se destaque, é possível que receba uma proposta da Mercedes para correr na DTM.

No total, seis pilotos foram testados pela marca alemã: o dinamarquês Nicolas Kiesa, os holandeses Yelmer Buurman e Ranger van der Zande, o estoniano Marko Asmer, o alemão Maro Engel e a garota suíça Cindye Alleman. O grupo, que disputa duas vagas na DTM para a próxima temporada, está utilizando o modelo 2006 da Mercedes e tenta seguir os passos do canadense Bruno Spengler e do escocês Paul di Resta.

Considerados destaques da Mercedes na DTM, os dois são inclusive cotados para garantir uma vaga na Fórmula 1 num futuro próximo.

Crédito das fotos: www.gpupdate.net e www.autosport.com

8 comentários:

Anônimo disse...

Uma pena não terem marcado os tempos, fiquei curioso para saber quanto o Farfus andou. Queria
guardar como referencia para o ano que vem, quando essa pista de Valencia vai sediar GP de F-1.

Um abraço.

Blog F1 Grand Prix disse...

Aurélio.

Só uma correção: em 2008, Valência vai sediar o G.P. da Europa com um circuito totalmente novo, montado nas ruas da cidade. O autódromO Ricardo Tormo - onde Farfus andou -ainda é usado para testes de Fórmula 1 e provas de GP2, por exemplo, mas não vai ser sede de G.P.

Aliás, também fiquei curioso para saber os tempos, uma pena a BMW não ter liberado!

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Fabio disse...

Legal que o Farfus teve essa experiência! Será possível que ninguém tenha sequer usado um cronômetro convencioal? Tudo bem que não é preciso o suficiente, mas se andar com um segundo de diferença já dá pra saber. rs

Tem razão Gustavo, a gente na PUC tem mais é que se acostumar com as aulas sábado... dizem que é por isso que temos mais tempo de férias do que os demais, então até ganhamos por esse lado. Dessa vez tenho prova pra piorar a situação, ao menos o Desafio será no domingo, não vou perder.

Obrigado pelos comentários, cara. Apesar de todo o tempo que estou sem escrever você ainda me aparece poucas horas após eu postar, fico feliz de contar com você.

Seus palpites desta semana: 100%!

Abração!

Anônimo disse...

Guga quero só saber quando vai ter cobertura aqui da F-Superleague. Claro que o mais breve possível, já que seu time do coração estará presente, sendo o único sul-americano.

Um abraço.

Blog F1 Grand Prix disse...

Guilherme,

Sou (quase) profissional, né? Vou cobrir sim, e prometo ser imparcial! Na verdade, até acho boa a presença do Fla nesse campeonato: se quiserem fazer uma corrida no Brasil, vai precisar ser no Rio. Quem sabe não reformem o autódromo por causa disso?

Grande abraço!

Guga Coelho

Anônimo disse...

Gustavo... desculpa a ausência ai eu tava meio doente e sem conexão... Mas to de volta e vou continuar lendo e comentando por aqui... E este farfus aí é bão? Bem pra Bmw convidar né?

Felipe Maciel disse...

Não ponho muita fé na carreira do Farfus, mas vamos ver no que que dá.

Capacete bizarro, esse é candidato a nova vítima do Capelli hein heheh

Blog F1 Grand Prix disse...

Groo,

Tranqüilo, cara, não esquenta não! Sobre o Farfus: eu torço por ele. Foi, talvez, o piloto mais rápido do Mundial de Turismo em 2007, mas foi bastante prejudicado pela imbecilidade do regulamento...

Grande abraço!

Gustavo Coelho