Certamente, a temporada da IRL não poderia ter um final mais emocionante. Quando faltava apenas uma volta para a bandeirada, o título parecia estar nas mãos de Scott Dixon. Mas o neo-zelandês ficou sem combustível a metros da linha de chegada, perdendo a vitória da corrida e o troféu de campeão para seu grande rival, Dario Franchitti (à esquerda).
Em Chicago, o escocês largou da pole, mas não tinha o melhor carro do pelotão. Ao menos, ele se manteve no grupo da frente, junto com Scott Dixon e seu companheiro na Ganassi, Dan Wheldon, além da dupla da Penske, Sam Hornish Jr. e Helio Castroneves. Tony Kanaan ficou para trás logo no início, quando teve um pneu furado na nona volta.
Antes da metade da corrida, a briga foi intensa, embora os pilotos ainda não estivessem dando o máximo. O único acidente aconteceu com Marco Andretti (à direita), que teve uma falha mecânica e bateu sozinho. Por volta do 130º giro - de 200 - os líderes começaram a tomar o caminho dos boxes, para outra rodada de paradas programadas.
Foi aí que o brasileiro Vitor Meira encontrou o muro, causando uma bandeira amarela que mudou o rumo da corrida. Scott Dixon e Dario Franchitit fizeram seus pit stops durante a paralisação, voltando nas duas primeiras posições. Quando faltavam cerca de 50 voltas para o final, a prova recomeçou.
Sofrendo com a instabilidade do carro, Franchitti perdeu três posições, para Dan Wheldon, Helio Castroneves e Sam Hornish Jr. O americano, aliás, partiu com decisão para cima de Dixon, tomando a liderança do neo-zelandês. Nesse período, Danica Patrick (à esquerda) foi outra que figurou entre os líderes.
Nenhum dos primeiros tinha combustível para ir até o fim. Não demorou muito e as paradas voltaram a acontecer. A dupla da Penske - Sam Hornish Jr. e Helio Castroneves - foi para o box antes. Scott Dixon herdou a liderança, com Dan Wheldon em segundo e Dario Franchitti em terceiro.
Utilizando do jogo de equipe (à direita), o inglês superou Dixon, que passou a usar o vácuo do companheiro para economizar gasolina. Logo depois, porém, Wheldon ficou sem combustível e precisou encostar. Um mal presságio para seu parceiro na Ganassi. Scott Dixon voltou à primeira posição, com Dario Franchitti colado. Os dois, em tese, ainda precisavam fazer um splash and go para chegar o final.
Mas uma última bandeira amarela mexeu na situação. A culpa, dessa vez, foi toda de Danica Patrick. Andando em terceiro, quando restavam apenas seis voltas para o fim, ela precisou realizar uma última parada. Entrou nos boxes rápido demais e rodou, deixando o motor morrer.
A direção de prova, sonhando com o final espetacular que viria a seguir, não demorou a colocar o safety car na pista. Ficava a dúvida. Scott Dixon e Dario Franchitti conseguiriam economizar combustível para chegar ao fim?
A corrida havia se transformado num duelo particular da dupla. Como os dois foram os únicos a não fazer uma última parada, estavam uma volta à frente de todo o resto do pelotão. Volta 198, de 200. A bandeira verde sinaliza o recomeço da corrida.
Franchitti vai para cima de Dixon. A ultrapassagem, porém, é muito difícil. O escocês luta, mas não consegue achar espaço. Os dois recebem a bandeira branca, de última volta. Dixon lidera até a última curva. De repente, seu carro dá uma leve balançada.
No instante seguinte, o pior pesadelo do neo-zelandês se torna realidade: havia acabado o combustível. Sem acreditar, Franchitti toma a ponta, já comemorando antes de receber a bandeira quadriculada. Não é para menos. Foi um final digno de Hollywood.
Dario Franchitti cruza a linha de chegada, vence a corrida e se torna o campeão da temporada. O escocês não consegue completar a volta da vitória: ele também fica sem combustível. Mas nem importa mais. Sai do carro, ajoelha ao lado do aerofólio traseiro e parece não acreditar no que estava acontecendo.
O triunfo e o título ficam com Dario Franchitti, com Scott Dixon na segunda posição da corrida e do campeonato. O Blog acertou o campeão, mas errou o vencedor da prova. Meu palpite para a etapa de Chicago, Sam Hornish Jr., foi terceiro. Completando os cinco primeiros, vieram Helio Castroneves e Scott Sharp. Tony Kanaan terminou em sexto, com Danica Patrick na 11ª posição.
Na tabela final de classificação, Dario Franchitti sagrou-se campeão, somando 637 pontos. O vice, Scott Dixon, chegou a 624. Tony Kanaan, com 576, Dan Wheldon, com 466, e Sam Hornish Jr., com 465, fecharam os cinco primeiros. Helio Castroneves foi sexto, com 446, logo à frente de Danica Patrick, com 424. Vítor Meira terminou em 12º, com 334 pontos.
A seguir, o resultado definitivo da etapa de Chicago:
1. Dario Franchitti/Escócia/Andretti-Green 200 voltas em 1h44:53.7950s
2. Scott Dixon/Nova Zelândia/Ganassi, a 1.8439s
3. Sam Hornish Jr./Estados Unidos/Penske, a 1 volta
4. Helio Castroneves/Brasil/Penske, a 1 volta
5. Scott Sharp/Estados Unidos/Rahal-Letterman, a 1 volta
6. Tony Kanaan/Brasil/Andretti-Green, a 1 volta
7. Ryan Hunter-Reay/Estados Unidos/Rahal-Letterman, a 2 voltas
8. Hideki Mutoh/Japão/Panther, a 2 voltas
9. Buddy Rice/Estados Unidos/Dreyer & Reinbold, a 2 voltas
10. A.J. Foyt IV/Estados Unidos/Vision Racing, a 2 voltas
11. Danica Patrick/Estados Unidos/Andretti-Green, a 2 voltas
Logo abaixo, a classificação completa da temporada 2007:
1. FRANCHITTI, 637 pts; Dixon, 624; Kanaan, 576; Wheldon, 466; Hornish Jr., 465; Castroneves, 446; Patrick, 424; Sharp, 412; Rice, 360; Scheckter, 357; Ma.Andretti, 350; Meira, 334; Manning, 332; Foyt IV, 315; Carpenter, 309; Matsuura, 303; Fischer, 275; Simmons, 201; Hunter-Reay, 119; Duno, 96; Roth, 53; Barron, 41; Herb, 34; Briscoe, 30; Mutoh, 24; Hamilton, 22; Mi.Andretti, 17; B.Lazier, Chesson, Yakusawa e Hearn, 12; Unser Jr., J.Lazier, Giebler, J.Andretti e Moreno, 10
Agora, a IRL entra de férias e só volta em fevereiro ou março do ano que vem. Até agora, o calendário 2008 da categoria não foi completamente finalizado.
Nessa segunda, o Blog fecha a cobertura do fim de semana, falando de Fórmula 3 Inglesa e Nascar, na última edição do Weekend Update. Isso sem contar o famoso Balanço dos Palpites. Até amanhã!
Crédito das fotos: http://www.indycar.com/
5 comentários:
irada a corrida da irl! Foi a melhor coisa do fim de semana. Ainda bem que eu lembrei, quando já tava assistindo o amistoso chato de seleção. Franchiti ganhou e mereceu, acho que ele foi sim o melhor piloto da temporada. Quando o Dixon ficou sem gasolina, eu comecei a pular no sofá uehuehuehue
Ps: Valeu, Tony! Perdeu o título mas terminou muito bem de novo.
vou procurar na internet o vt dessa corrida. Pelo que tão dizendo, vale a pena assitir o repaly..
Que mané jogo do Brasil...rs
Já pensou um GP do Brasil assim? Mas na F1 só o Rubinho mesmo pra parar na pane seca.
Corridça essa...
A IRL sempre tem finais de prova emocionantes, carros lado a lado e tudo mais..... mas essas decisão de campeonato foi uma das mais espetaculares que eu já vi
http://netesporte.blogspot.com/
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